Você já ouviu falar na Lei da Atração? 

Um dos conceitos centrais é que as coisas que você pensa e sente mais profundamente a maior parte do tempo se torna sua realidade. 

Este princípio parte de que todo o universo é energia. Todas as coisas são energia, assim como todo o universo é energia, assim também são os seus pensamentos e sentimentos. 

Ao ponderar, ou simplesmente deixar que pensamentos corram através da sua mente, você está moldando a sua realidade. Você faz isso por meio da sua mente consciente e subconsciente, e sua mente subconsciente interage com a energia criativa do universo, resultando na tal Lei da Atração.

Está confuso(a)? Vamos tratar o assunto de maneira mais simples e direta falando do enorme poder da gratidão

Quando falo em gratidão me refiro à essência da palavra, não apenas agradecer ao funcionário que lhe atende em um pedido. Assim como a fé, a gratidão precisa ser de dentro pra fora. Exercitar a gratidão é agradecer, e se sentir de fato grato(a) por poder acordar, tomar um café da manhã e sair para trabalhar. O mundo moderno nos moldou para cobrarmos cada vez mais de nós mesmos, e quando percebemos, deixamos de valorizar aquilo que já conquistamos. Seja no âmbito pessoal, familiar, profissional, enfim, em todas as áreas da vida.

Há poucos dias em uma reunião com a presidente do Projeto Mova-se, instituição cachoeirense que luta pelos direitos das pessoas com algum tipo de deficiência, me dei conta de como era privilegiado por poder subir as escadas do meu prédio. Por poder ir e vir sem necessitar do auxílio de alguém. Quantas pessoas que sofreram com os sintomas mais agudos do covid-19 já relataram que tudo que queriam era o ar para respirar. Já agradeceu alguma vez pelo ar que respira?

No ano passado, por uma falha estrutural fiquei sem fornecimento de água durante um sábado em minha casa. Nunca havia percebido a importância da água na rotina diária. É assim, não nos damos conta da relevância de muitas coisas. Nos tornamos reclamadores, murmuradores, e esta energia vai se espalhando em nossos lares e nos ambientes de trabalho. 

Somos seres criados para uma vida abundante, e esta informação precisa chegar. 

Estudiosos da neurociência já demonstraram que a gratidão tem o poder de transformar o nosso cérebro e com isso influenciar fortemente nossas vidas. Diversas pesquisas científicas identificaram que quando sentimos gratidão liberamos o neurotransmissor dopamina e ativamos o sistema de recompensa do cérebro e isso gera uma sensação ainda maior de bem-estar e prazer no corpo. Por isso, pessoas que sentem e expressam gratidão sentem mais emoções positivas e demonstram mais energia e vitalidade e pessoas que recebem esse sentimento de gratidão se sentem reconhecidas e incentivadas a fazer, o que quer que seja, ainda melhor.

Ser apreciado e reconhecido pela contribuição cria um ambiente de engajamento e nos faz querer fazer ainda mais, superar os limites e buscar energia para entregar o que poderia parecer impossível. Exercite isto. Agradeça mais, contribua para a evolução do outro e isto retornará para você. 

A gratidão cria relações ganha – ganha. Quem agradece ganha e quem recebe o agradecimento também ganha. O melhor é que não existe um limite para gratidão, podemos agradecer muito mais do que fazemos habitualmente e sempre haverá mais gratidão disponível se quisermos continuar agradecendo. Assim, podemos usufruir desta ilimitada fonte de gratidão e criar relações mais fortes e profundas com todos a nossa volta. 

Inicie fazendo um teste de 5 dias. Mude o seu comportamento. Tire palavras e pensamentos negativos. É desafiador, mas se cobre. Torça pelo sucesso do outro, de verdade. Sinta que a instiuição onde trabalha é uma engrenagem que precisa de todos e de todos vibrando a mesma energia de sucesso e abundância, de amor e gratidão. 

Julgar, apontar, denegrir não levam a lugar nenhum. 

Use e abuse do poder da gratidão e agradeça a vida e àqueles que estão a sua volta e com certeza você será mais feliz, fará amizades e parcerias mais profundas e terá cada vez mais sucesso. 

Roberto Velasco