O segundo grupo com 18 pacientes infectados com covid-19, vindos de Manaus, já está no Espírito Santo. Eles chegaram durante a madrugada desta sexta-feira (22). São 36 pacientes amazonenses que seguirão o tratamento contra a doença no Hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra.

Imagens divulgadas pela Força Aérea Brasileira (FAB) mostram o momento em que os pacientes embarcavam em um avião com destino ao Espírito Santo. A chegada ao estado capixaba ocorreu por volta das 2 horas desta sexta.

O primeiro grupo chegou na noite desta quinta-feira (21). Foram 18 pacientes, sendo 10 homens e 08 mulheres, acolhidos por conta da atual situação de grave crise sanitária na cidade de Manaus.

Todos os pacientes foram encaminhados para uma das unidades de referência no tratamento da doença no Espírito Santo, o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, onde devem ficar em uma ala isolada, por terem vindo de outro estado. Cada um deles passou por uma avaliação médica, para a definição se serão encaminhados para leitos de UTI ou enfermaria.

A chegada dos primeiros pacientes ocorreu por volta das 20h30, quando um avião da FAB pousou no Aeroporto de Vitória. Os dois mais graves foram levados primeiros por ambulâncias que já estavam no local. Ao todo, seis viaturas da PRF fizeram a escolta e saíram em comboio, fechando a pista para ajudar a passagem das ambulâncias.

Na semana passada, o governador Renato Casagrande, disponibilizou 30 leitos de UTI para pacientes de Manaus que precisassem ser transferidos. A Secretaria de Estado da Saúde disse que o Espírito Santo possui 150 leitos de UTI para o tratamento contra a covid-19 e que a chegada dos pacientes manauaras não vai comprometer o atendimento aos capixabas.