Segundo o governador, as estratégias fazem parte do Plano Espírito Santo – Convivência Consciente; pacote inclui linhas de crédito para comerciantes

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) vai anunciar nesta sexta-feira (19), novas medidas socioeconômicas de apoio a diversos setores da economia capixaba neste período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no Estado. O pacote econômico foi anunciado com o nome de “Plano Espírito Santo – Convivência Consciente”. 

As ações serão anunciadas por Casagrande durante coletiva de imprensa, que será realizada de forma virtual às 14h30. De acordo com Casagrande, o objetivo desse conjunto de medidas é reduzir os impactos causados pelo coronavírus na economia do Estado. 

Durante coletiva na última terça-feira (16), o governador adiantou que financiamentos e a protelação de pagamentos de tributos como o Simples Nacional serão adotados para auxiliar os grupos penalizados pela restrição à atividade econômica. Ainda sobre as medidas de auxílio ao setor, o governador disse que existe a possibilidade de utilizar os recursos do Tesouro Estadual caso seja necessário.

Cenário incerto após 14 dias

Após o dia 31 de março, anunciado como o último dia do fechamento total, o cenário é incerto. O governador não confirmou nem descartou a possibilidade do chamado lockdown – medida mais extrema, quando praticamente todo tipo de negócio deixa de funcionar, fábricas param e circulação de pessoas nas ruas fica mais restrita – caso não haja redução no número de casos da doença nem uma diminuição na pressão do sistema de saúde pelas próximas duas semanas.

Na coletiva, o governador Renato Casagrande mencionou que as medidas serão avaliadas dia a dia, levando em consideração as demandas por leitos de UTI e também a abertura de novos leitos.