terça-feira, setembro 16, 2025
spot_img
Início Site

Bolsonaro passa mal e é levado às pressas para hospital em Brasília

0

A condição delicada de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o levou, mais uma vez, a buscar atendimento médico de emergência em Brasília nesta terça-feira (17). Bolsonaro já havia estado no hospital no domingo (14) para um procedimento de retirada de lesões na pele.

Segundo o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-presidente teve um quadro de mal-estar com vômitos, soluço e pressão baixa. No domingo os médicos já alertavam para um quadro de anemia, por ausência de ferro no corpo e resquícios de uma pneumonia.

Uma determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs prisão domiciliar a Jair Bolsonaro, prevê a possibilidade de deslocamento para hospitais em situações de emergência. No entanto, ele deverá apresentar comprovação médica da saída no prazo máximo de 24 horas.

Marcelo Santos realizará evento de prestação de contas em Itapemirim nesta quarta (17)

0

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, promoverá nesta quarta-feira, mais um dos seus eventos regionais de prestação de contas.

Itapemirim foi a cidade escolhida para representar o sul capixaba. O encontro acontecerá no M&S Espaço e Lazer, em Campo Acima, a partir das 18h.

“Política só faz sentido quando as pessoas participam, opinam e ajudam a construir os próximos passos. Por isso, sua presença faz toda diferença!” destacou o deputado em publicação nas suas redes sociais.

Espírito Santo reúne representantes de 13 estados no III Congresso Capixaba de Assistência Farmacêutica

0

Nas últimas quinta-feira (11) e sexta-feira (12), o Espírito Santo sediou o III Congresso Capixaba de Assistência Farmacêutica (COCAF.25), promovido pela Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR), com o apoio da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Gerência de Assistência Farmacêutica (Geaf).

O evento aconteceu no Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá, em Vitória, e teve como tema central “Assistência Farmacêutica em Rede: Conectando saberes para integralidade e sustentabilidade no SUS”, reunindo representantes de 13 estados brasileiros: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Goiás (GO), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Roraima (RR), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP).

O congresso foi direcionado a profissionais de saúde da Rede Própria Direta e Indireta da Sesa, gestores municipais e estaduais do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais das Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo, além de estudantes, pesquisadores e usuários de tecnologias em saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, ressaltou o impacto do evento para o fortalecimento da política de medicamentos.

“O Espírito Santo mostra sua capacidade de inovação e de liderança em saúde, ao sediar o III Congresso Capixaba de Assistência Farmacêutica. Este encontro reafirma a importância de investir em políticas públicas que garantam a integralidade do SUS e assegura que cada cidadão tenha acesso ao medicamento certo, no momento certo, com qualidade e segurança. Discutimos desafios como financiamento, judicialização e logística, mas, sobretudo, apresentamos soluções que fortalecem a rede de cuidado, que tornam o sistema mais sustentável e ampliam a resolutividade da assistência. O COCAF.25, deixa como legado a certeza de que estamos no caminho certo para consolidar uma Assistência Farmacêutica cada vez mais humana, eficiente, integrada e sustentável”, discursou Tyago Hofmann.

A programação contou com palestras, mesas-redondas sobre financiamento, judicialização, transformação digital, logística de medicamentos, uso racional e segurança no consumo de fármacos, experiências na descentralização do componente especializado que contou com a participação de três estados ES, SC e MG, acesso a fórmula nutricionais para alergia à proteína do leite de vaca.

Dentro da programação do evento, aconteceu um pré-congresso, o II Workshop Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, que reuniu gestores da assistência farmacêutica regionais e estaduais, tendo como objetivos apresentar soluções tecnológicas acessíveis adaptadas à realidade do serviço público, discutir estratégias de enfrentamento às fragilidades da rede pública, como escassez de recursos, falhas sistêmicas e sobrecarga de pessoal, debater boas práticas de rastreabilidade, controle de estoque, integração de sistemas e planejamento logístico.

Durante o COCAF 2025, também aconteceu a 3ª Mostra de Experiências da Assistência Farmacêutica do SUS do Estado do Espírito Santo, que busca estimular e dar visibilidade às práticas de promoção do uso racional de medicamentos na abrangência da gestão municipal, estadual e hospitalar da Assistência Farmacêutica segundo a realidade dos territórios.

A gerente estadual de Assistência Farmacêutica, Grazielle Massariol, celebrou a troca de experiências entre os estados participantes.

“O encontro nos permitiu compartilhar práticas bem-sucedidas e qualificar ainda mais o uso racional de medicamentos. Debater Assistência Farmacêutica é também pensar em vigilância, prevenção e o cuidado integral. O COCAF.25 fortaleceu articulações para que a rede de saúde seja mais resolutiva e humanizada. Essa integração fortalece nossa rede e amplia a sustentabilidade do SUS”, ressaltou Grazielle Massariol.

O superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, destacou os desafios e avanços da área, reforçando a importância do trabalho coletivo para o fortalecimento do SUS.

“Este congresso traz debates fundamentais, como a logística e o financiamento da saúde, pontos que precisam ser enfrentados com firmeza. Todos sabemos o impacto da PEC 95, que congelou recursos e exigiu um esforço enorme para recompor o financiamento do setor. Ainda assim, é muito confortante perceber a defesa que vocês fazem do uso racional e correto dos medicamentos, mesmo diante da pressão por novos insumos e tecnologias”, discursou Luiz Carlos Reblin.

“O Espírito Santo tem uma experiência exemplar na assistência farmacêutica, que contribui diretamente para os bons resultados de saúde que alcançamos. Ao lado de Santa Catarina, estamos entre os estados com menor mortalidade infantil e maior longevidade do País e esses indicadores mostram que o trabalho de vocês no cotidiano faz diferença real na vida das pessoas. Por isso, quero reconhecer e valorizar a dedicação de todos que atuam nessa área essencial para o SUS”, completou o superintendente do Ministério da Saúde no Estado.

Em sua palestra sobre “Experiência na descentralização do componente especializado da Assistência Farmacêutica”, a gerente estadual de Assistência Farmacêutica, Grazielle Massariol, ressaltou a perspectiva do SES- ES.

“Falar sobre a descentralização do acesso a medicamentos é fundamental para garantir que os pacientes recebam seus tratamentos em tempo oportuno. Hoje, pudemos apresentar a metodologia adotada pela Assistência Farmacêutica do Estado e, ao mesmo tempo, conhecer as experiências de outros dois estados nesse tema. Foi um momento extremamente enriquecedor!”, destacou Grazielle Massariol.

Também participaram do III Congresso Capixaba de Assistência Farmacêutica (COCAF.25) a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Marcondes Rezende Sanches; o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; o presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), Michel Fernando Barth; presidente do Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES), Leandro Rodrigues Passos; a conselheira federal do CFF e presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Espírito Santo (SINFES-ES), Monalisa Quintão Chambella; a presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-ES), Maria Rita De Boni; e também o presidente da Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR), Charleston Ribeiro. 

Cidades do ES recebem alerta de tempestade e queda de granizo; veja a lista

0

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de perigo potencial para ocorrência de tempestade em 23 cidades do Espírito Santo.

De acordo com o instituto, os municípios em alerta podem registrar volume de chuva de até 50 milímetrosventos de 40 a 60 km/h, além de queda de granizo.

  1. Alegre
  2. Anchieta
  3. Apiacá
  4. Atílio Vivacqua
  5. Bom Jesus do Norte
  6. Cachoeiro de Itapemirim
  7. Castelo
  8. Divino de São Lourenço
  9. Dores do Rio Preto
  10. Guaçuí
  11. Ibitirama
  12. Iconha
  13. Itapemirim
  14. Jerônimo Monteiro
  15. Marataízes
  16. Mimoso do Sul
  17. Muniz Freire
  18. Muqui
  19. Piúma
  20. Presidente Kennedy
  21. Rio Novo do Sul
  22. São José do Calçado
  23. Vargem Alta

Orientações

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orienta os moradores desses municípios a não se abrigarem embaixo de árvores e estacionar carros próximos a torres de transmissão e placas de publicidade em caso de rajadas de vento.

Outra recomendação é não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomadas.

Em caso de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Festival da Sardinha e Frutos do Mar acontece neste fim de semana em Búzios

0

Entre os dias 19 e 21 de setembro, Búzios será palco de mais uma edição do tradicional Festival da Sardinha e Frutos do Mar, realizado no campo da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB). O evento, que começa sempre a partir das 18h, promete movimentar a cidade com muita gastronomia, cultura e música.

Ao todo, serão 35 barracas gastronômicas, sendo 30 dedicadas a pratos com sardinha e frutos do mar e cinco destinadas a sobremesas, garantindo opções para todos os gostos. Os pratos com sardinha serão comercializados a R$ 25,00, enquanto os de frutos do mar terão o valor de R$ 30,00.

Além das delícias da culinária local, o público poderá conferir uma exposição de cachaça mineira, que traz um toque cultural e de tradição ao festival. A programação também inclui apresentações musicais, que serão divulgadas nos próximos dias, tornando o ambiente ainda mais animado e acolhedor.

Organizado pela Sociedade Esportiva de Búzios (SEB), com apoio da Prefeitura, o festival já se consolidou no calendário oficial de eventos do município, atraindo moradores e visitantes em um momento de confraternização, lazer e valorização da gastronomia buziana.

Mercado Municipal de Campos comemora 104 anos de história

0

Diversas histórias podem ser encontradas no Mercado Municipal de Campos e, ao longo dos 104 anos, completados nesta segunda-feira (15), os personagens reforçam suas memórias afetivas e descrevem suas expectativas para o futuro. Para comemorar a data, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) preparou uma série de atividades, com música e diversos serviços, como aferição de pressão, teste de glicemia e índice de massa corporal. Um bolo também foi servido.

O feirante Ananias Crespo, de 81 anos, atua no Mercado há mais de 60 com a venda de ovos. Ele contou que a Feira Municipal é sua casa. 

“Antigamente, o trabalho era difícil, mas é muito gratificante. Eu morava no Parque Lebret e muitas vezes vinha a pé, para chegar aqui cedo e começar o trabalho. Hoje já criei o hábito, acordo cedo, e o Mercado é como minha casa”, comentou.

Já o comerciante Joeltio Pacheco Júnior herdou o Café do Pedro de seu pai Joeltio, que assumiu o negócio da família que era comandado pelo avô dele. 

“Isso aqui era do meu avô Pedro. Meu pai veio para cá com 10 anos, trabalhou 76 anos aqui e morreu há 5 anos, com 86. E eu entrei no lugar dele. Para mim, hoje, o Mercado é tudo. Porque é da onde eu tiro meu ganha pão”, disse.

O conhecido Mercado Municipal é composto por três estruturas arquitetônicas que se interligam: o prédio histórico, o galpão da feira e o Shopping Popular Michel Haddad, também conhecido como camelódromo. O trabalho no Mercado começa cedo, por volta das 4h, quando chegam os fornecedores com seus carregamentos de produtos, como pescado, legumes, frutas e verduras.

O clima vai esquentar na região sul a partir desta terça-feira (16)

0

A instabilidade que atinge o Espírito Santo começa a perder intensidade nesta terça-feira (16).

Na Grande Vitória, a mínima deve ser de 18°C, com máxima de 29°C. Já na Região Sul, o calor se intensifica, com temperaturas chegando a 33°C. A Serrana terá variação entre 12°C e 32°C.

Tempo mais estável

Na quinta-feira (18), a instabilidade se concentra na região Serrana e na Grande Vitória, com possibilidade de pancadas rápidas à noite. As demais regiões devem ter sol entre nuvens e temperaturas elevadas.

Apostador da Serra acerta 15 números da Lotofácil e ganha mais de R$ 5 milhões

0

Uma aposta da Serra acertou os 15 números da Lotofácil e levou sozinha a bolada de R$ 5.835.868,44, no sorteio  3487 ocorrido nesta segunda-feira (15).

Os números sorteados foram: 02 – 04 – 05 – 07 – 10 – 12 – 13 – 15 – 16 – 17 – 18 – 19 – 21 – 22 – 23

Quando acontecem os sorteios?

Os sorteios ocorrem às segundas, terças, quartas, quintas, sextas-feiras e sábados, sempre às 20h.

Ato em SP condena anistia e defende democracia e soberania nacional

0

No Dia Internacional da Democracia, o Fórum pela Democracia realizou na noite dessa segunda-feira (15), no teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o Tuca, a 12ª edição do ato Direitos Já! – Em Defesa da Democracia e da Soberania Nacional.

Criado em 2019 como resposta à escalada autoritária no Brasil, o movimento Direitos Já! atuou na articulação da frente ampla que apoiou o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. Participaram do ato de ontem lideranças políticas de diferentes partidos, representantes da sociedade civil, artistas, intelectuais, juristas e líderes religiosos.

O idealizador e coordenador-geral do movimento, Fernando Guimarães Rodrigues, leu um manifesto em defesa da democracia, da soberania nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), contra a ingerência dos Estados Unidos no Brasil e a anistia daqueles que atacaram o regime democrático no país.  

“Derrotamos uma tentativa de golpe de Estado desfechada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados que, processados nos termos da lei, foram condenados por seus crimes. Contudo, a Justiça brasileira enfrentou uma agressiva tentativa de ingerência do presidente norte-americano Donald Trump em favor dos golpistas, com a imposição de tarifas de 50% às exportações brasileiras e um ataque indigno e ilegal ao ministro relator do caso na Corte Suprema”, disse.

O manifesto propôs às forças democráticas do país uma grande mobilização em defesa da liberdade, dos direitos fundamentais e da soberania nacional. “Que a celebração do Dia Internacional da Democracia seja um marco da mobilização necessária para garantirmos a sobrevivência da liberdade, dos direitos fundamentais e da nossa soberania nacional que deriva da vontade popular e está definida na Constituição Federal”.

Anistia

De acordo com o manifesto, a pressão antidemocrática do governo norte-americano contra o Brasil resultou de articulações da família Bolsonaro e de parlamentares aliados, que estimularam a intervenção na política brasileira.

“[Esses] são verdadeiros atos de traição aos interesses do nosso país. Agora, diante da condenação dos golpistas pelo STF, pressionam deslealmente o Congresso por uma anistia anticonstitucional para eles e para os que tentaram criar o caos com a depredação das sedes da Suprema Corte, do Parlamento e do Executivo em 8 de janeiro de 2023”.

O direito, contudo, já considera que anistiar quem violou as regras democráticas, e sequer reconhece a sua legitimidade, é a outra face do golpismo, que favorece a possibilidade de que novos ataques sejam desferidos contra o regime sem que os autores paguem por seus crimes”, diz o documento.

Secretário-geral da ONU

Em mensagem enviada aos organizadores do ato, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu a democracia e disse que viveu na pele uma ditadura.

“Nossa legitimidade e nosso propósito derivam daqueles a quem servimos. Reafirmaremos a democracia como uma força de dignidade, inclusão e paz. E trabalhemos juntos para que ela produza resultados para todos. Uma democracia que exclui não é democracia. Aos que buscam desacreditar ou enfraquecer a democracia, digo o seguinte: eu vivi sob uma ditadura. E junto a muitos outros, ajudei a reconstruir a democracia em Portugal. E sei a diferença”.

Momento difícil

O ministro do STF, Gilmar Mendes, destacou o momento difícil pelo qual passa a democracia brasileira. Ele ressalvou, no entanto, que as instituições do país têm conseguido resistir aos ataques.  

“Raramente, nós vivemos um momento tão difícil nesses 40 anos de democracia, 37 anos da Constituição de 1988. Mas as instituições têm sabido ser resilientes e é fundamental o apoio da sociedade civil ao Supremo e a todas as instituições nacionais”, disse. Mendes que esteve presente no início do evento e deixou a mensagem gravada.

Traição

Último a discursar no ato, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, classificou como traidores os autores da tentativa de golpe e elogiou a Justiça por tê-los condenado à cadeia.  

“Se perdendo a eleição tentaram dar um golpe, imagine se tivessem ganho a eleição. E o pior: mesmo fora do governo, continuam trabalhando contra o interesse do povo brasileiro lá fora, espalhando fake news para prejudicar o emprego e as empresas no Brasil”. 

“Não pode haver delito maior para um político do que tramar contra a democracia brasileira. Então, fez muito bem o Poder Judiciário”, acrescentou. 

Alckmin encerrou sua fala lembrando uma das frases memoráveis de Ulysses Guimarães. “[Vim] trazer um abraço muito carinhoso, matar saudades de muitos aqui, conhecer amigos novos e lembrar o saudoso Doutor Ulysses: Traidor da Constituição é traidor da pátria. Viva a democracia”.

 

Obras na BR-101: corte de rochas interditará totalmente trecho na Serra até sexta-feira

0

Motoristas que trafegam pela BR-101, na Serra, devem redobrar a atenção nesta semana. A Ecovias Capixaba informou que, entre os dias 16 e 19 de setembro, haverá interdição total no quilômetro 246 da rodovia, sempre das 10h às 10h40, para execução de cortes de rochas. O bloqueio é necessário por questões de segurança durante as obras de duplicação do trecho Norte da BR-101, previsto para ser concluído até o fim de 2025.

Como será a interdição

  • A pista será bloqueada no km 247 (sentido Norte) e no km 245 (sentido Sul).
  • Durante o período, nenhum veículo, pessoa ou máquina poderá acessar a área.
  • Caso haja necessidade, após as 10h40 poderá ser implantado o sistema Pare e Siga para organizar o fluxo.

Etapa importante da duplicação

O corte de rochas é parte essencial das obras de duplicação entre os quilômetros 242 e 247, próximo ao Contorno de Mestre Álvaro e à Praça de Pedágio. A técnica envolve perfuração da rocha, fragmentação e posterior transporte do material para locais de depósito.

Orientação aos motoristas

A concessionária reforça a importância de respeitar a sinalização e dirigir com atenção na região, já que o fluxo poderá apresentar lentidão nos horários de bloqueio.

Sobre a Ecovias Capixaba

Responsável por administrar 478,7 km da BR-101, a Ecovias Capixaba atende 25 municípios do Espírito Santo e um da Bahia. A empresa integra o grupo EcoRodovias, maior operadora de rodovias do país, que administra mais de 4,8 mil quilômetros de estradas em oito estados brasileiros.

plugins premium WordPress