sexta-feira, dezembro 26, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Início Site

Marta e Gabi Zanotti estão na final do prêmio Rainha da América

0

A meia Gabi Zanotti, do Corinthians, e a atacante Marta, do Orlando Pride, dos Estados Unidos, são finalistas da edição deste ano do prêmio Rainha da América, concedida pelo jornal El Pais, do Uruguai, à melhor jogadora em atividade no continente americano. Elas têm como concorrente a atacante paraguaia Cláudia Martínez, que atua no Olímpia, de seu país-natal.

A eleição é feita com votos de jornalistas de todo o continente. O resultado será divulgado pelo jornal no próximo dia 31 de dezembro.

O troféu feminino foi criado em 2021 em complemento ao já tradicional prêmio Rei da América, que desde 1985 condecora o melhor atleta masculino da temporada no futebol do continente. Em 2025, não há brasileiros indicados, mas o meia uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, é um dos candidatos, ao lado dos atacantes Adrián Martínez, do Racing, da Argentina, e Lionel Messi, do Inter Miami, dos Estados Unidos – ambos argentinos.

Atual detentora do prêmio feminino, Gabi Zanotti foi o grande nome do Corinthians em 2025. A meia de 40 anos terminou o ano como artilheira das Brabas, com 19 gols, seis deles na Libertadores, onde comandou a sexta conquista alvinegra no torneio, o que garantiu a equipe na inédita Copa das Campeãs, organizada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Londres, na Inglaterra, em janeiro. Ela também foi protagonista do sétimo título brasileiro do Timão, transmitido ao vivo pela TV Brasil.

Marta brilhou pela seleção brasileira na conquista da Copa América deste ano, no Equador. A craque, de 39 anos, fez dois gols na final diante da Colômbia e foi eleita a craque da competição, transmitida ao vivo pela TV Brasil. Em 2025, a camisa 10 também foi indicada à Bola de Ouro, da revista France Football, que avalia o período referente à temporada europeia (agosto a julho), ao contrário do Rainha da América, que leva em conta o ano. Ou seja, o título pelo Orlando Pride na NWSL, liga norte-americana da modalidade, em 2024, foi considerado somente para a premiação francesa.

Aos 17 anos, Cláudia Martínez foi a revelação do continente em 2025. Destaque do Paraguai na conquista do Campeonato Sul-Americano sub-17 e no Mundial da categoria (três gols em quatro jogos), ela não se intimidou com a responsabilidade de comandar o ataque da seleção adulta de seu país na Copa América e foi artilheira da competição, ao lado da centroavante brasileira Amanda Gutierrez, com seis gols. A jovem atacante também foi campeã da Supercopa paraguaia pelo Olímpia.

Nas quatro edições anteriores do Rainha da América, o Brasil esteve no topo em três delas. Em 2021, a lateral Tamires, do Corinthians, foi premiada. Em 2023, a atacante Priscila, hoje no América, do México, e à época no Internacional, levou a melhor. No ano passado, deu Gabi Zanotti. A colombiana Linda Caicedo, do Real Madrid, da Espanha, quebrou a hegemonia brasileira em 2022. Na ocasião, a atacante defendia o Deportivo Cali, de seu país.

Botequim Roda de Boteco abre oficialmente o clima de verão em Marataízes

O evento contará com 20 estandes de estabelecimentos locais, oferecendo uma ampla variedade de petiscos e bebidas, com destaque para o chopp artesanal, criando um ambiente ideal para moradores e visitantes aproveitarem o pós-praia com boa comida, bebida gelada e música ao vivo. A entrada é gratuita.

Ao longo dos três dias de programação, o público poderá circular livremente pela praça, experimentar diferentes sabores e curtir apresentações musicais, promovendo lazer, integração social e fortalecendo a economia local, além de impulsionar o turismo neste início de verão em Marataízes.

Programação musical

Sexta-feira – 26/12
17h – Moisés Costa
19h – Hudson Xavier
21h – Ary Ferraz

Sábado – 27/12
17h – Maycon Nunes
19h – Barrozinho
21h – Wavilla

Domingo – 28/12
12h – Catonho e Ventura
14h – Resenha do Samba
16h – Matheus Santana

Confira os nomes mais registrados no Brasil em 2025

0

Pelo segundo ano consecutivo, o nome Helena é o mais registrado no país. Em 2025, o Brasil ganhou 28.271 Helenas.

Esse feito das Helenas consolida uma trajetória de popularização de um nome que já foi preferência nacional na década de 1950. Há dez anos, Helena ocupava a 45ª posição. Em 2017, passou para 21ª. Dois anos depois, era a 15ª.

Entre as meninas, Helena passou a ocupar a liderança da preferência em 2020, posição mantida todos os anos seguintes, à exceção de 2022, quando foi superado por Maria Alice.

Veja os nomes mais registrados no país em 2025

  1. Helena: 28.271
  2. Ravi: 21.982
  3. Miguel: 21.654
  4. Maite: 20.677
  5. Cecilia: 20.378
  6. Heitor: 17.751
  7. Arthur: 17.514
  8. Maria Cecilia: 16.889
  9. Theo: 16.766
  10. Aurora: 16.506

Bolsonaro confirma em carta indicação de Flávio como candidato à Presidência: ‘Decisão consciente e legítima’

0

O ex-presidente Jair Bolsonaro formalizou em carta a indicação do senador Flávio Bolsonaro como seu candidato à Presidência da República em 2026. A mensagem, redigida de próprio punho, foi lida publicamente pelo senador na porta do DF Star, em Brasília, pouco antes da cirurgia prevista para as 9h desta quinta-feira.  No texto, Bolsonaro diz que a decisão é “consciente e legítima”.

Intitulada “Carta aos Brasileiros”, a declaração mistura um balanço pessoal do período pós-Presidência com um gesto político de sucessão. Logo na abertura, Bolsonaro afirma ter enfrentado “duras batalhas”, “pagando um preço alto, com minha saúde e família”, para defender o que considera “o melhor para o nosso Brasil”. Sem citar diretamente a condenação na trama do golpe, ele classifica o momento atual como um “cenário de injustiça”.

É nesse contexto que o ex-presidente afirma não permitir que “a vontade popular seja silenciada” e anuncia que torna pública sua “disposição de indicar o futuro brasileiro como pré-candidato à Presidência da República em 2026”.

Ao justificar a decisão, Bolsonaro afirma que Flávio foi escolhido para a “missão de resgatar o nosso Brasil”, por meio de “uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar os princípios daqueles que caminharam comigo”. Em outro trecho, sustenta que o senador representa a continuidade de seu projeto político, ao afirmar que ele é “a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser Presidente”.

A carta também reafirma valores centrais do bolsonarismo. Bolsonaro escreve que o país precisa “retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e coragem”, em consonância com “os valores do povo brasileiro”. O texto se encerra com uma invocação religiosa, ao pedir que Deus “o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a pátria, a família e a liberdade”.

Papa Leão XIV defende paz desarmada espelhada em luta de Cristo

0

O papa Leão XIV celebra, pela primeira vez, na noite desta quarta-feira (24), os ritos de Natal. Da Basílica de São Pedro, no Vaticano, ele deve reforçar a mensagem com um pedido de paz, que já vem divulgando nos últimos dias, diante de um complexo cenário mundial, com conflitos em curso no Sudão, na Ucrânia e em Gaza, por exemplo.

Na mensagem preparada para o 1º de Janeiro, o Dia Mundial da Paz, divulgada antecipadamente, Leão XIV apresentou um pedido de paz “desarmada e desarmante” e incentivou a construção de uma cultura de paz na vida doméstica e pública.

Para o Dia Mundial da Paz, o Papa Leão XIV defendeu o desarmamento e aconselhou cristãos e, principalmente, autoridades políticas, a se espelharem em Jesus Cristo, que travou uma luta “desarmada”.

Ele criticou também a corrida armamentista dos países, com crescente despesas militares, associada a discursos “difundindo a percepção de que se vive sob ameaça e que a segurança deve ser armada”.

O pontífice também condenou o uso bélico da inteligência artificial (IA), que “radicalizou a tragédia nos conflitos armados”. Em Gaza, por exemplo, de forma pioneira, Israel usou drones guiados por IA como ferramentas de intimidação, vigilância e ataques.

“Está-se a delinear até mesmo um processo de desresponsabilização dos líderes políticos e militares, devido ao crescente ‘delegar’ às máquinas as decisões relativas à vida e à morte das pessoas”, alertou, na mensagem.

“É uma espiral de destruição sem precedentes, que compromete o humanismo jurídico e filosófico do qual qualquer civilização depende e pelo qual é protegida”, criticou Leão XIV, sobre uso de tecnologias no âmbito militar.

Há sete meses no cargo, o papa busca, com a mensagem, incentivar que as nações se apoiem, com diálogo e confiança mútua, e que as pessoas cultivem, além da oração, o diálogo com outras tradições e culturas.

“Em todo o mundo, é desejável que cada comunidade se torne uma ‘casa de paz’, onde se aprende a neutralizar a hostilidades através do diálogo, se pratica a justiça e se conserva o perdão”, reforçou.

“Hoje, mais do que nunca, é preciso mostrar que a paz não é uma utopia, através de uma criatividade pastoral atenta e generativa”.

Líderes de outras religiões reforçam apelo

Os católicos apostólicos romanos são maioria no Brasil, país formado também pela crescente proporção de evangélicos. Ao analisar a mensagem do Papa Leão XVI, o teólogo e pastor batista Marco Davi de Oliveira avaliou que o papa foi feliz em provocar uma “profunda reflexão sobre a paz” para iniciar o ano de 2026.

O evangélico disse que, muitas vezes, é preciso, primeiro, encontrar a paz dentro de si, enfrentando conflitos interiores, para, depois, refletir sobre o todo a nossa volta.

“Muitas vezes, atitudes violentas são reflexo de guerras interiores e de falta de Justiça”, disse, citando um trecho profético do Livro de Isaías.

“O papa está correto em falar da paz desarmante. Ele nos ajuda a compreender que devemos usar todas as nossas estratégias, nossa fé, nossa compreensão de mundo, para produção da paz. Primeiro, em nós mesmos, e, depois, no outro”, avaliou.

Na visão do pastor, esta é uma construção de médio e longo prazo, que envolve o respeito e a alteridade. “A produção da paz não é necessariamente uniforme. Mas, se há vontade, há jeito, no Brasil e no mundo”.

Essa é a mesma avaliação do pastor e cantor gospel Kleber Lucas. Ele acredita que o Papa Leão XIV dá continuidade ao legado do papa Francisco ao chamar atenção para a urgência da paz no mundo.

“A partir do momento que ele [papa] coloca essas reflexões, ele acaba sendo um agente do Reino de Deus em um mundo que precisa praticar mais a paz”, afirmou.

“Praticar a paz é um desafio do nosso tempo, através do diálogo, do respeito, da tolerância, de uma prática cotidiana de conciliação”.

Da Federação Brasileira Espírita, o vice-presidente Geraldo Campetti também destacou que a paz faz parte das “bem-aventuranças da felicidade” e que, diante de tantos conflitos, ela é mais do que necessária.

“A paz é uma conquista que a gente deve empreender todos os dias na nossa vida”, reforçou.

“O papa foi certo na sua análise, e o espiritismo vai na mesma sintonia, porque todos nós queremos ser felizes, não é? E não há como ser feliz plenamente se não houver paz”, reivindicou o líder espírita.

O primeiro passo, segundo ele, é olhar para si. “Muitas vezes, criamos muros, por preconceito, por julgamentos, e a gente precisa aprender a ter um olhar mais inclusivo, tal qual Jesus nos ensinou, de entendimento, de busca de uma relação fraternal, entre as pessoas e os povos”, disse.

Toda a grande liderança religiosa defende um ambiente de harmonia diálogo e respeito, completou, sobre a mensagem papal, o babalaô Ivanir dos Santos. No Brasil, assim como o papa alertou na mensagem, a fé tem sido desviada para a mobilização de interesses políticos e de discórdia.

Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), representando as religiões de matriz afro-brasileira, e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ivanir cobra que a mensagem se transforme em gestos concretos dos cristãos. 

“O papa fala em uma direção, mas tem autoridades cristãs católicas que têm ação diferente”, denunciou.

Arrascaeta é finalista no tradicional prêmio Rei da América

0

O meio-campista uruguaio Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo, é um dos finalistas da edição 2025 do tradicional Prêmio Rei da América, concedido pelo jornal uruguaio El País. O camisa 10 do Rubro-Negro da Gávea tem como concorrentes o craque argentino Lionel Messi, do Inter Miami (Estados Unidos), e o atacante Adrián Martínez, do Racing (Argentina).

Arrascaeta pode ser considerado o grande favorito a ficar com o prêmio, após ser escolhido como craque do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores. O uruguaio foi peça importante no Flamengo na atual temporada, colaborando com 25 gols e 20 assistências e ajudando a conquistar quatro competições: Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores.

O último jogador escolhido como Rei da América foi o atacante brasileiro Luiz Henrique, que ajudou o Botafogo a conquistar a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro em 2024.

Outro representante do Flamengo indicado a um prêmio concedido pelo jornal El País é o técnico Filipe Luís. O comandante do Rubro-Negro concorre na categoria melhor treinador das américas com os argentinos Gustavo Costas, do Racing, e Gustavo Alfaro, da seleção do Paraguai.


Cachoeiraço está de volta e promete resgatar a tradição do carnaval de Cachoeiro em 2026

0

O prefeito em exercício de Cachoeiro de Itapemirim, José Carlos Corrêa Cardoso Júnior, anunciou oficialmente o retorno do Cachoeiraço, um dos eventos mais tradicionais e marcantes da história do carnaval do município. Criado há mais de 20 anos pelo prefeito Theodorico Ferraço, o Cachoeiraço ficou conhecido por arrastar multidões e marcar gerações com muita música, alegria e participação popular.

A volta do evento já tem data definida e promete movimentar a cidade: o Cachoeiraço 2026 será realizado nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, dez dias antes do carnaval nacional. A programação contará com trio elétrico e atração nacional, direto da Bahia, resgatando o formato que consagrou o evento como um dos maiores carnavais do interior do Espírito Santo. As atrações serão divulgadas em breve.

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, a folia toma conta das ruas com o tradicional trio elétrico, garantindo animação para os foliões de todas as idades. Já no dia 8, o foco será a criançada, com a realização da matinê kids, na Praça de Fátima, em um ambiente preparado especialmente para as famílias.

Para o prefeito em exercício, o retorno do Cachoeiraço representa mais do que uma festa: é o resgate da identidade cultural da cidade.

“O Cachoeiraço faz parte da história de Cachoeiro e da memória afetiva de milhares de pessoas. Estamos trazendo de volta um evento que marcou gerações, com organização, segurança e atrações de qualidade, valorizando a nossa cultura e movimentando a economia local”, destacou Júnior Corrêa.

Ricardo destaca segurança em 2025: “No Espírito Santo, bandido não se cria”

0

O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, destacou as mudanças na segurança pública do estado em entrevista dada ao programa Microfone Aberto, na Rádio Massa FM.

Ferraço lembrou que o estado já esteve entre os mais violentos do Brasil, com uma taxa de 58 homicídios por 100 mil habitantes. Atualmente, o número é de cerca de 20 homicídios por 100 mil habitantes.

A redução é resultado do programa Estado Presente, com políticas de prevenção e repressão qualificada. “Aqui no Espírito Santo, bandido não se cria e nós não passamos a mão na cabeça de bandido. Nós não temos um território, uma rua sequer dominada por qualquer facção criminosa do Estado do Espírito Santo”, afirmou Ferraço.

Além disso, Ferraço lembrou que segurança pública não é apenas “tiro, porrada e bomba”, mas também é gerar oportunidades. “Nós atuamos nas nossas comunidades, levando a qualificação profissional, como o nosso programa CRJ, que tá presente em diversas comunidades do Estado do Espírito Santo. O nosso programa Qualificar-ES, os nossos investimentos em saneamento, os nossos investimentos em educação…”, detalhou.

Em 2025, o estado implementou os totens de segurança, principalmente na Grande Vitória. Esses totens são conectados com uma plataforma de inteligência artificial que tem capacidade de fazer reconhecimento facial de 40 mil pessoas por segundo.

Além disso, também está sendo feito monitoramento dos 10 terminais do Transcol, com 500 câmeras nos ônibus para que possa monitorar roubos e furtos de pequenos objetos.

“A tecnologia e a inovação têm nos ajudado muito, porque o criminoso sabe que se ele atuar nessas áreas em que o Estado está monitorando, ele vai ser alcançado”, lembra Ferraço.

Temperaturas devem chegar a 36°C no dia de Natal no ES; confira a previsão

0

A primeira semana do verão será marcada por uma intensa onda de calor, que promete elevar as temperaturas em várias regiões do país, inclusive o Sudeste.

O Espírito Santo não está na lista dos estados diretamente afetados, mas as temperaturas vão ficar mais altas. Os termômetros devem marcar máxima de 36 °C na quinta-feira (25), no Natal.

Durante a quarta-feira (24), véspera de Natal, a atuação de um sistema de alta pressão mantém o tempo aberto no Espírito Santo. Não há previsão de chuva. As temperaturas seguem em elevação, e o vento sopra fraco a moderado no litoral, com rajadas no litoral Sul.

Na quinta-feira (25), dia do Natal, o ar seco associado a um sistema de alta pressão dificulta a formação de nuvens no Espírito Santo. Não há previsão de chuva no Estado. As temperaturas máximas continuam em elevação, e o vento sopra fraco a moderado no litoral, com possibilidade de rajadas entre o litoral Sul e a Grande Vitória. 

Novo ministro diz que governo deve priorizar acesso do povo ao turismo

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, nesta terça-feira (23), ao novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, em cerimônia no Palácio do Planalto. Ao assumir o cargo, Feliciano afirmou que o turismo no país precisa ser para o povo. “Não pode ser só de rico”, disse.

“Turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo, promovendo eventos que geram alegria e a geração de emprego e renda, promovendo acesso de nossos belos destinos a quem ganha menos no país, que é a maioria da população. Isso se faz tornando o turismo mais inclusivo, mais acessível. O povo já trabalha muito”, afirmou o novo ministro.

“Se há uma forma de medir que o Brasil avançou é ver gente viajando, desfrutando do lazer com suas famílias. Porque felicidade e alegria não pode ser uma questão de classe social, tem que ser o símbolo da justiça social”, acrescentou.

A cerimônia foi prestigiada por dezenas de políticos e parlamentares, incluindo o governador da Paraíba, João Azevêdo, e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Feliciano foi indicado pelo partido União Brasil para assumir o cargo de ministro e é aliado político de Hugo Motta.

Em seu discurso, o novo ministro agradeceu a confiança e elogiou a liderança do presidente da Câmara. “Quero agradecer a confiança da ala do União Brasil, que através do seu líder Pedro Lucas, quero ajudar a encontrar harmonia e solução para que o Brasil possa vencer seus enormes problemas”, disse.

“Um destaque especial que eu gostaria de fazer para o maior líder do meu estado, que neste momento não é só da Paraíba, mas do Brasil: o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Presidente Hugo, um paraibano assumir um ministério da República é um reflexo incontestável da sua discreta, mas inegável, forte liderança”, afirmou Feliciano.

Política

Hugo Motta afirmou que a Câmara dos Deputados ajudará a gestão de Feliciano com recursos e com ações para fortalecer o turismo no país. “Presidente [Lula], a decisão do senhor de atender a indicação do nome de Gustavo Feliciano, antes de tudo, demonstra a sua sensibilidade política e a sua capacidade de agregar”, disse ao discursar na cerimônia.

“Não tivemos um ano fácil, foi um ano de muitos desafios, um ano de embates, mas um ano que o Congresso Nacional não faltou ao governo do senhor. Nós tivemos aprovações importantes que dão ao senhor a certeza de que o governo encerra o ano muito melhor do que o que iniciou”, afirmou Motta, citando medidas econômicas aprovadas pelo Legislativo.

Perfil

Natural de Campina Grande (PB), Gustavo Feliciano é formado em Direito e foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba entre 2019 e 2021, no governo de João Azevêdo. O novo ministro é filho do deputado federal Damião Feliciano (União-PB) e da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano.

O novo ministro sucede a Celso Sabino, que deixou o cargo na semana passada após o partido União Brasil ter pedido a vaga na pasta. Ele foi expulso do partido depois que decidiu permanecer no cargo. Em setembro, a direção da legenda havia determinado que os filiados deixassem o governo federal, em meio ao afastamento do União Brasil da base de apoio do governo Lula.

Há, entretanto, uma reaproximação e a saída de Sabino do ministério foi decidida em uma reunião, na semana passada, de lideranças do União com a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Ele retomará o mandato de deputado federal e pretende concorrer a uma vaga ao Senado no ano que vem.

plugins premium WordPress