segunda-feira, janeiro 5, 2026
spot_imgspot_imgspot_img
Início Site

João Fonseca desiste de ATP 250 de Brisbante devido à lesão na lombar

0

Número 1 do tênis brasileiro, o carioca João Fonseca desistiu de disputar o ATP 250 de Brisbane (Austrália), que marcaria sua estreia na temporada 2025. O atleta precisou abandonar o torneio devido a uma lesão na região lombar, segundo nota oficial da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Atual número 24 do mundo, João enfrentaria o norte-americano Reilly Opeka (54º no ranking) na primeira rodada de Brisbane, na madrugada de segunda (5). O torneio é preparatório para o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano.

Há pouco mais de dois meses, o carioca antecipou o encerramento da temporada de 2025, por conta de uma lombalgia (dores na região lombar). Na ocasião, João desistiu de competir no ATP 250 de Atenas (Grécia), que seria seu último torneio oficial. Aparentemente recuperado, no último dia 8 de dezembro, o brasileiro participou de uma partida de exibição contra o espanhol Carlos Alcaraz. Número 1 do mundo, Alcaraz superou João por 2 sets a 1.

Com a desistência de Brisbane, João Fonseca deve deixar o top 30 do ranking mundial. Ele defendia 125 pontos no torneio australiano, mesmo total que obteve com o título do Challenger de Camberra, seu primeiro torneio na temporada passada.

Depois de Brisbane, João Fonseca já tem programados outros sete compromissos oficiais neste início de ano.

Próximos torneios

12 de janeiro – ATP 250 de Adelaide (Austrália)

18 de janeiro: –  Aberto da Austrália 

06 de fevereiro – Copa Davis com seleção brasileira (Canadá)

09 de fevereiro –  ATP 250 de Buenos Aires 

16 de fevereiro – ATP 500 do Rio de Janeiro 

04 de março – Masters 1000 de Indian Wells (Estados Unidos)

18 de março – Masters 1000 de Miami  (Estados Unidos)

Prefeito de Nova York critica ato de guerra de Trump contra Venezuela

0

O prefeito de Nova York, o democrata Zohran Mamdani, criticou o que considera ser “um ato de guerra” da administração de Donald Trump contra a Venezuela, cujo chefe de Estado foi capturado e levado para os Estados Unidos.

Em coletiva de imprensa no sábado, Zohran Mamdani disse ter tido uma conversa telefônica “franca e direta” com Donald Trump, a quem transmitiu o seu desacordo diante da “insistência em uma mudança de regime” na Venezuela.

Em comunicado publicado na sua página na rede social X, o prefeito disse que foi informado sobre a captura de Nicolás Maduro por tropas dos Estados Unidos, bem como sobre a “planejada detenção sob custódia federal em Nova York”.

Mamdani, que foi eleito em novembro e tomou posse na última quinta-feira (1°), lembrou que “atacar unilateralmente uma nação soberana é um ato de guerra e uma violação da lei federal e internacional”.

A “busca por uma mudança de regime” na Venezuela “não afeta apenas quem está no estrangeiro, mas também impacta diretamente os nova-iorquinos”, assinalou, recordando que dezenas de milhares de venezuelanos consideram Nova York a sua casa.

“O meu foco é a segurança deles e a segurança de cada nova-iorquino”, realçou Mamdani, prometendo que vai “continuar a monitorar a situação e emitir orientações relevantes”.

Acusação

A acusação dos Estados Unidos contra Nicolás Maduro vai ser julgada no Tribunal Distrital dos Estados Unidos no Distrito Sul de Nova York, onde promotores do Ministério Público já haviam apresentado um processo em 2020, acusando o líder venezuelano de narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína e crimes com armas automáticas.

A acusação baseia-se em uma investigação da Administração de Repressão de Drogas (DEA, da sigla em inglês), que identifica Maduro como líder do Cartel de Los Soles, rede ligada a altas chefias militares venezuelanas que procurava enriquecer utilizando “a cocaína como arma contra os Estados Unidos”.

Nicolás Maduro e a sua mulher, Cília Fortes, estão desde ontem sob custódia em uma prisão federal em Brooklyn, Nova York, após terem sido capturados em Caracas, capital venezuelana.

Depois de aterrisar na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, aeroporto militar localizado no norte do estado de Nova York, o chefe de Estado venezuelano desceu do avião militar Boeing 757 acompanhado por uma ampla operação de segurança.


A still image from video posted by the White House's Rapid Response 47 account on X.com, which originated from the @PaulDMauro account, shows Venezuela's President Nicolas Maduro being walked in custody down a hallway at the offices of the U.S. Drug Enforcement Administration (DEA) in New York City, U.S., January 3, 2026. @RapidResponse47/Handout via REUTERS THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY. MANDATORY CREDIT.NO RESALES. NO ARCHIVES. THIS PICTURE WAS PROCESSED BY REUTERS TO ENHANCE QUALITY. AN UNPROCESSED VERSION HAS BEEN PROVIDED SEPARATELY.      TPX IMAGES OF THE DAY     

Verification

- Reuters was able to confirm footage of Nicolas Maduro walking through the halls of DEA headquarters in New York as seen on corroborating footage showing same personnels ushering Maduro and DEA NYD crest on the wall.
- Logo on wall matched DEA NYD from file images.
- Reuters witness footage showing convoy arriving at DEA headquarters in Manhattan.
A still image from video posted by the White House's Rapid Response 47 account on X.com, which originated from the @PaulDMauro account, shows Venezuela's President Nicolas Maduro being walked in custody down a hallway at the offices of the U.S. Drug Enforcement Administration (DEA) in New York City, U.S., January 3, 2026. @RapidResponse47/Handout via REUTERS THIS IMAGE HAS BEEN SUPPLIED BY A THIRD PARTY. MANDATORY CREDIT.NO RESALES. NO ARCHIVES. THIS PICTURE WAS PROCESSED BY REUTERS TO ENHANCE QUALITY. AN UNPROCESSED VERSION HAS BEEN PROVIDED SEPARATELY.      TPX IMAGES OF THE DAY     

Verification

- Reuters was able to confirm footage of Nicolas Maduro walking through the halls of DEA headquarters in New York as seen on corroborating footage showing same personnels ushering Maduro and DEA NYD crest on the wall.
- Logo on wall matched DEA NYD from file images.
- Reuters witness footage showing convoy arriving at DEA headquarters in Manhattan.

Imagem de vídeo de Nicolás Maduro, divulgada na página da Casa Branca na internet – @RapidResponse47/DEA headquarters in Manhattan

Dezenas de agentes do FBI (polícia federal de investigação) e da DEA esperavam Maduro, sob uma temperatura de dois graus Celsius negativos.

Maduro foi então escoltado para uma instalação federal ligada à DEA, onde foi identificado, e transferido para o Centro de Detenção Metropolitano.

A presidência dos Estados Unidos divulgou imagens da detenção e da transferência, mostrando Maduro caminhando por um corredor com uma passadeira azul e com a inscrição DEA NYD – Administração de Repressão de Drogas do Distrito de Nova York.

O líder venezuelano deverá se apresentar a um juiz federal em Manhattan nos próximos dias.

Entenda

Os Estados Unidos lançaram no sábado (3) “um ataque de grande escala contra a Venezuela”, que capturou Maduro e sua mulher, e anunciaram que vão governar o país até se concluir uma transição de poder.

Entretanto, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela entregou a presidência interina à vice-presidente executiva, Delcy Rodriguez, “de forma a garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da nação”.

Não se sabe ainda quando ela tomará posse, mas Delcy Rodriguez, que será a primeira mulher na história do país a liderar o Executivo, já exigiu “a libertação imediata” de Nicolás Maduro, “o único presidente da Venezuela”, e condenou a operação militar dos Estados Unidos.

A comunidade internacional tem se dividido entre a condenação da ação dos Estados Unidos e o júbilo pela queda de Maduro.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

ES recebe alerta vermelho para chuvas intensas neste domingo

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, de grande perigo, para chuvas intensas no Espírito Santo neste domingo (4).

O alerta é válido até às 23h59 deste domingo e são previstas chuvas com volumes superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros no total diário, elevando significativamente o risco de enchentes, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em áreas mais vulneráveis.

O instituto orienta que, em caso de ventos fortes, a população evite se abrigar sob árvores, não estacione veículos próximos a estruturas metálicas e reduza o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Além disso, é recomendado que em casos de inundações, a população deve proteger seus pertences colocando-os em sacos plásticos.

Maduro desembarca em Nova York escoltado por agentes federais

0

Imagens transmitidas em canais de televisão mostraram o desembarque do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Aeroporto Internacional de Stewart, no Vale do Hudson, a cerca 95 quilômetros da cidade de Nova York, nos Estados Unidos (EUA).

A aeronave que levou o líder latino-americano e sua esposa, Cília Flores, pousou por volta das 18h30 (horário de Brasília) deste sábado (3), mais de 16 horas após a captura do casal, em Caracas, por forças especiais norte-americanas em uma invasão militar sem precedentes do território venezuelano.

No desembarque, Maduro aparecia cercado por dezenas de agentes federais do FBI e da DEA, a agência de combate às drogas do país norte-americano.  Vestindo moletom e usando capuz, ele parecia ter algemas nos pés e nas mãos, e tinha dificuldade de descer as escadas da aeronave e caminhar pela pista até um hangar do aeroporto. 

Segundo a imprensa dos EUA, Maduro e a esposa, que serão processados por tráfico internacional de drogas, acusação ainda sem apresentação pública de provas por parte do governo norte-americano, serão agora deslocados de helicóptero até Manhattan, na sede da DEA. De lá, encaminhados a presídios, onde responderão detidos às imputações.

Mais cedo, em coletiva de imprensa, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, em sua primeira manifestação oficial após a invasão militar na Venezuela e captura de Maduro, que o próprio governo estadunidense vai administrar o país latino-americano, a partir de agora, até que se possa fazer uma transição de poder.

A operação militar envolveu cerca de 150 aeronaves e foi planejada por meses, disseram as autoridades norte-americanas.

Trump não soube precisar por quanto tempo precisará controlar diretamente o país sul-americano, que possui uma fronteira de mais de 2 mil quilômetros (km) com o Brasil. Apesar disso, ele indicou um possível diálogo com a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, do grupo político do agora presidente deposto e raptado, Nicolás Maduro, sobre um eventual governo interino do país. Ela, porém, rechaçou qualquer subordinação ao governo dos EUA, em sua primeira manifestação

 

 

URGENTE: EUA atacam Venezuela, e Trump diz que Maduro foi capturado

0

O presidente dos Estados UnidosDonald Trump, afirmou neste sábado (3) que forças americanas realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro. A declaração foi feita em uma rede social.

“Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque de grande escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi capturado, juntamente com sua esposa, e retirado do país por via aérea.”

De acordo com Trump, a ação foi conduzida em conjunto com as forças de segurança americanas. O presidente não informou para onde Maduro e a mulher foram levados.

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, diz não saber onde Maduro está e exigiu uma prova de vida para o governo americano.

Uma série de explosões atingiu Caracas, capital da Venezuela, na madrugada deste sábado. Segundo a Associated Press, ao menos sete explosões foram ouvidas em Caracas em um intervalo de cerca de 30 minutos.

Moradores de diferentes bairros relataram tremores, barulho de aeronaves e correria nas ruas. Parte da cidade ficou sem energia elétrica, principalmente nas proximidades da base aérea de La Carlota, no sul da capital.

Helicóptero faz pouso forçado no mar em Cabo Frio

0

Um helicóptero com oito pessoas precisou fazer um pouso de emergência no mar de Cabo Frio nesta sexta-feira (2). Segundo a Marinha do Brasil, foi ativada a operação de busca e salvamento, e uma aeronave foi deslocada ao local para fazer o resgate.

A Marinha confirmou que fez o resgate de oito pessoas (seis passageiros e dois tripulantes) envolvidas no acidente com um helicóptero da OMNI Táxi Aéreo que operava em apoio a plataformas de petróleo. A aeronave pousou no mar a cerca de 40 milhas (cerca de 74 quilômetros) ao sul de Cabo Frio (RJ).

“De imediato, foi ativada uma Operação de Busca e Salvamento (SAR), com o emprego de um helicóptero da Marinha. A aeronave resgatou todos os tripulantes, que se encontravam em duas balsas salva-vidas, conduzindo-os, após o resgate, para avaliação médica  na Policlínica da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, onde foi confirmado que todos passavam bem”, destaca a Marinha em nota.

Carnaval Cultural de Mimoso do Sul promete reviver a verdadeira folia mimosense

O Carnaval Cultural de Mimoso é marcado pela força dos blocos de rua, com destaque para os tradicionais blocos mimosenses que fizeram história nos antigos carnavais do município. Serão quatro blocos de rua dos antigos Carnavais de Mimoso do Sul, revivendo a verdadeira folia do folião mimosense, além de dez blocos carnavalescos pequenos de rua, ampliando a participação popular e fortalecendo a cultura comunitária.

“Um evento planejado para valorizar a cultura local, fortalecer as tradições e reunir toda a comunidade em um ambiente de confraternização, respeito e diversão para toda a família.” disse a secretária municipal de cultura, Andrea Lyma.

Com o objetivo de reviver a tradição do Carnaval Mimosense, a programação contará com blocos de rua, carro alegórico, alas e bateria de escola de samba, criando um espetáculo cultural que transforma as ruas da cidade. Em 2026, o Carnaval ganha ainda mais significado: pessoas que marcaram o antigo carnaval mimosense serão homenageadas, servindo de inspiração para os enredos dos blocos carnavalescos e valorizando quem construiu essa história.

O evento contará também com bandas musicais regionais, garantindo diversidade musical, animação e muita alegria ao longo da programação, em um clima festivo pensado para todas as idades.

“O Carnaval Cultural de Mimoso do Sul é um evento feito para a família mimosense, que une tradição, cultura e entretenimento. Participe, prestigie e venha viver um Carnaval que celebra o passado, fortalece o presente e projeta o futuro da cultura de Mimoso do Sul.” conclui Andrea

Turistas lotaram rede hoteleira de Niterói no réveillon

0

O réveillon em Niterói registrou um marco histórico. A ocupação da rede hoteleira atingiu 100% e superou as expectativas. Para a prefeitura, esse desempenho consolida a cidade como um dos destinos mais procurados do estado do Rio para a festa da virada de ano.

“O resultado é reflexo de uma estratégia robusta de promoção, acolhimento e internacionalização da marca turística da cidade”, afirmou em nota.

Dados da administração municipal e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), indicam que a cidade da região metropolitana do Rio tem cerca de 2.300 leitos disponíveis em hotéis, pousadas e estabelecimentos similares, o que mesmo em períodos de alta demanda têm condições de atender os visitantes.

Essa capacidade da rede hoteleira e a qualidade dos serviços são apontadas pela prefeitura como motivo para a preferência pelo município conhecido como cidade sorriso e poderem aproveitar vários aspectos de lá. “Turistas nacionais e internacionais escolheram Niterói como base para explorar as paisagens naturais, a cultura vibrante e os eventos programados pela administração municipal”.

 


Niterói (RJ), 01/01/2026 - Queima de fogos durante virada de ano no réveillon em Niterói. Foto: Prefeitura de Niterói/Divulgação
Niterói (RJ), 01/01/2026 - Queima de fogos durante virada de ano no réveillon em Niterói. Foto: Prefeitura de Niterói/Divulgação

Niterói (RJ), 01/01/2026 – Queima de fogos durante virada de ano no réveillon em Niterói. Foto: Prefeitura de Niterói/Divulgação – Prefeitura de Niterói/Divulgação

O presidente da Neltur, André Bento, credita o resultado aos esforços que a empresa e a prefeitura vêm fazendo para posicionar a cidade no mapa global do turismo.

“Niterói está colhendo os frutos de um trabalho planejado e integrado, que envolve promoção internacional, qualificação da oferta e acolhimento ao turista”, avaliou Bento.

A assistência aos visitantes em diversos idiomas incluindo apoio ao planejamento de roteiros é feita em vários pontos da cidade, que atualmente conta com 9 Centros de Atendimento ao Turista (CATs) localizados em locais de grande interesse como o Caminho Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Mercado Municipal e o Parque da Cidade.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, somente no primeiro semestre de 2025 foram realizados mais de 12 mil atendimentos a turistas nacionais e estrangeiros nesses pontos espalhados pela cidade. O destaque foram visitantes vindos da Argentina, França, Estados Unidos, Alemanha, Chile, Itália, Portugal, Espanha, Colômbia e México.

Já do Brasil a maior parte era de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. “O que demonstra a diversidade de perfis que escolhem Niterói como destino”, completou.

A imagem de Niterói também foi trabalhada no exterior e isso contribui, segundo a prefeitura, para o aumento de turistas. A Neltur tem participado de eventos do setor, por exemplo de feiras, como a ITB Berlim e a BTL Lisboa. “Nos coloca no centro do debate mundial sobre turismo sustentável e qualificado. É uma conquista que se reflete diretamente nos números que estamos colhendo hoje”, apontou André Bento.

Verão Itapemirim 2026 reúne esporte, música e lazer para moradores e turistas

0

O Verão Itapemirim 2026 chega com uma programação diversificada que une esporte, cultura e entretenimento, movimentando diferentes pontos do município entre os dias 31 de dezembro e 4 de janeiro. A iniciativa contempla desde competições esportivas até grandes shows e atividades ao ar livre, fortalecendo o turismo e proporcionando lazer para toda a população.

Jogos de Verão:

Dentro da programação, os Jogos de Verão já estão com inscrições abertas no período de 23 de dezembro a 7 de janeiro, por meio do link. As competições envolvem diversas modalidades esportivas, ampliando a participação de atletas de diferentes idades e perfis.

As modalidades confirmadas são:

  • Beach Soccer (masculino, feminino e kids)
  • Basquete 3×3 de rua
  • Beach Tênis (dupla mista)
  • Futevôlei amador
  • Vôlei de praia (masculino e feminino)

A proposta é incentivar a prática esportiva, promover integração social e valorizar os espaços públicos do município durante o período de verão.LINK PARA INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSemMkFH4axYu7haKbNxiREKsRE5RQiVbMrd3bkJZDS5_7k16A/viewform?usp=dialogProgramação de Verão:

A programação musical começa no Réveillon, dia 31 de dezembro, com apresentações simultâneas em diferentes localidades.

No dia 1º de janeiro (quinta-feira):

  • Praça de Itaoca – 20h30: Pedro Otávio e Thiago
  • Praça de Itaipava – 20h30: Richard

No dia 2 de janeiro (sexta-feira):

  • Praça de Itaoca – 20h30: Priscila Ribeiro
  • Praça de Itaipava – 20h30: Tropical Brasil

No sábado, 3 de janeiro:

  • Praça de Itaoca – 20h30: Garotos Tradição
  • Praça de Itaipava – 20h30: Beijo com Mel

Encerrando a programação, no domingo, 4 de janeiro, acontece o Trio Elétrico, a partir das 16 horas, com Simplicidade do Samba e MC6, em percurso com saída de Itaoca em direção a Itaipava.

Tempestade, granizo e ventos intensos: Inmet emite 2 alertas para o ES

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas meteorológicos que, juntos, afetam todas as cidades do Espírito Santo. Os avisos são válidos para esta sexta-feira (2) e advertem para risco de queda de granizo, tempestades e ventos fortes.

Os ventos podem alcançar entre 60 e 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Esse aviso meteorológico é válido da 0h às 23h59 desta sexta-feira (2).

Confira as 55 cidades capixabas sob o alerta laranja:

Afonso Cláudio
Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Anchieta
Apiacá
Aracruz
Atílio Vivacqua
Baixo Guandu
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Cariacica
Castelo
Colatina
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Fundão
Guaçuí
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Iconha
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Laranja da Terra
Mantenópolis
Marataízes
Marechal Floriano
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Pancas
Piúma
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São José do Calçado
São Roque do Canaã
Serra
Vargem Alta
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória

plugins premium WordPress