terça-feira, dezembro 23, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Início Site

‘Sou Bolsonaro mais moderado’, diz Flávio em visita ao ES

0

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) prometeu ser um “Bolsonaro mais equilibrado e moderado”, como pré-candidato à presidência da República. O parlamentar concedeu entrevista coletiva no início da noite desta segunda-feira (22), durante desembarque no Aeroporto de Vitória. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) veio ao Espírito Santo para participar de um culto promovido pelo senador Magno Malta (PL), seu aliado e presidente estadual do Partido Liberal.

Desde que foi anunciado, no início deste mês, como o representante do bolsonarismo na corrida eleitoral do próximo ano, o parlamentar tem se autodeclatado uma versão “mais equilibrada” de seu pai.

Questionado sobre como seria essa versão “moderada” de Bolsonaro, Flávio citou maior capacidade de diálogo e mais foco nos reais problemas da sociedade.

“Significa ser quem eu sempre fui. Estou há 22 anos na política. Sempre tive perfil mais centrado, de equilíbrio, de buscar resolver as coisas de maneira prática, para o bem das pessoas. Então, é esse Flávio que as pessoas vão conhecer. É isso o que vou fazer”, disse o senador.

2026 já começa com cinco dias de festa em Itapemirim; confira a programação

0

Prefeitura Municipal de Itapemirim divulgou a programação para o Réveillon 2006. A festa começa no dia da virada, quarta-feira (31/12), e segue até domingo (04/01), prometendo levar muita alegria à sede do município e aos balneários de Itaoca e Itaipava, com vários shows e trio elétrico.

Na Vila de Itapemirim, a virada será com a cantora Nana Nunes, que sobe ao palco na quarta-feira, às 22h30. No mesmo horário, se apresentam MC6, em Itaoca, e Pollyana Mel, em Itaipava.

Na quinta, sexta e sábado os shows serão nas praças de Itaoca e Itaipava. No domingo, vem a cereja do bolo, com trio elétrico arrastando multidão de Itaoca até Itaipava. Os grupos Simplicidade do Samba e MC6 estão escalados para comandar a festa no trio.

Segue a programação:

Réveillon (quarta, 31/12)        

Praça da Vila (Sede)

22h30: Nana Nunes

Praça de Itaoca

22h30: MC¨

Praça de Itaipava

22h30: Pollyaba Mel

Quinta-feira (01/01)

Praça de Itaoca

20h30: Pedro Otávio e Thiago

Praça de Itaipava

20h30: Richard

Sexta-feira (02/01)

Praça de Itaoca

20h30: Priscila Ribeiro

Praça de Itaipava

20h30: Tropical Brasil

Sábado (03/01)

Praça de Itaoca

20h30: Garotos da Tradição

Praça de Itaipava

20h30: Beijo com Mel

Domingo (04/01)

16h00: Trio Elétrico – Saindo de Itaoca para Itaipava

Simplicidade do Samba e MC6

Natal Solidário lota praça central de Mimoso do Sul na noite desta segunda-feira(22)

0

A segunda-feira(22) ficou marcada por uma linda e solidária festa de natal na praça central de Mimoso do Sul

O evento, que recebeu centenas de pessoas, contou com diversas apresentações, brinquedos e chegada do papai noel com distribuição de presentes.

“É uma alegria muito grande ver as nossas crianças felizes, brincando, as famílias tirando fotos. Só tenho a agradecer por poder fechar mais um ano desta forma!” destacou o prefeito Peter Costa

O vice Paulinho Barros falou da importância de ações sociais no dia a dia dos mimosenses. “Eventos como este promovem cidadania, e trazem a mesma oportunidade de convivência e diversão para diferentes classes. Este é o papel da boa política. Inclusão!”

Mimoso vive um momento de comemoração pela recuperação após a enchente, e de expectativa pela conclusão das obras que trarão maior qualidade de vida para o povo da cidade. A mais esperada é a nova praça das mangueiras que contará com espaços para práticas esportivas e novos espaços para convivência.

Mulher é presa suspeita de ajudar em roubo de obras de arte em SP

0

Uma mulher, de 38 anos, foi presa suspeita de ter colaborar com os responsáveis pelo roubo de gravuras de Matisse e Portinari da Biblioteca Mario de Andrade, em 7 de dezembro.

A mulher, detida na última sexta-feira (19) pela polícia, seria companheira de um dos autores do roubo, Gabriel Pereira Rodrigues de Mello, e há indícios de que ele estava na casa da mulher após o roubo. Foi encontrado celular do homem, mas a mulher nega envolvimento no crime e alega não saber do paradeiro das obras. A mulher tem uma filha com Gabriel Mello. 

Outros dois envolvidos já estão presos, um deles, Felipe dos Santos Fernandes Quadra, identificado como um dos criminosos que estiveram na biblioteca, e Luis Carlos Nascimento, apontado pela polícia como membro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

As gravuras, pertencentes ao Museu de Arte Moderna (MAM), não foram encontradas até o momento. Segundo a prefeitura, a Interpol já incluiu as obras subtraídas no sistema ID-Art, ferramenta de identificação de obras roubadas mantida pela polícia internacional.

Invasão

Os criminosos levaram oito gravuras de Matisse e cinco de Portinari. As obras faziam parte da exposição Do Livro ao Museu: MAM São Paulo e Biblioteca Mário de Andrade, realizada em parceria com o Museu de Arte Moderna (MAM). 

Eles renderam uma vigilante e também um casal que visitava o local. Era o último dia do evento. Os criminosos pegaram as peças e colocaram em sacolas. Imediatamente, saíram pela porta da frente da biblioteca.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, responsável pela biblioteca, as obras possuem valor cultural, histórico e artístico, não sendo passíveis de mensuração exclusivamente econômica.

Procurado, o MAM não se manifestou.


Corinthians vence Vasco e conquista tetracampeonato da Copa do Brasil

0

O Corinthians é tetracampeão da Copa do Brasil. O título foi alcançado com uma vitória de 2 a 1 sobre o Vasco, neste domingo (21) no estádio do Maracanã, no segundo confronto da decisão da competição. O primeiro jogo decisivo entre as equipes terminou com um empate por 0 a 0, na última quarta-feira (17) em Itaquera.

Esta é a quarta oportunidade na qual o Timão conquista o título da Copa do Brasil. Anteriormente, o Corinthians garantiu o troféu da competição nos anos de 1995, 2002 e 2009. Com a vitória deste domingo a equipe do Parque São Jorge garante a presença na edição 2026 da Copa Libertadores.

O jogo

O confronto começou com a equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz tentado se impor por meio das jogadas de associação entre seus jogadores de frente. Já o Timão, que iniciou com um quarteto de marcadores no meio-campo, esperava mais na defesa e apostava nas jogadas de contra-ataque rápido.

E foi desta forma que a equipe do Parque São Jorge abriu o marcador aos 18 minutos. O lateral Matheuzinho acertou lançamento longo para Yuri Alberto, que, com muita liberdade, dominou antes de bater na saída do goleiro Léo Jardim, que nada pôde fazer.

Sete minutos depois o centroavante do Corinthians teve uma oportunidade cristalina para ampliar. O volante Martinez acertou voleio e a bola sobrou para Yuri Alberto, que finalizou com muito perigo para fora. Porém, aos 30 o Vasco respondeu, quando Philippe Coutinho levantou a bola em cobrança de escanteio e Thiago Mendes cabeceou para defesa de Hugo Souza.

O lance animou de vez o Cruzmaltino, que ficou perto de marcar aos 35 minutos com Philippe Coutinho, mas que chegou à igualdade aos 40. O colombiano Andres Gomez avançou pela direita e cruzou na medida para o português Nuno Moreira, que subiu muito para finalizar de cabeça.

Após o intervalo o técnico Fernando Diniz adiantou as linhas de seu time, criando dificuldades para a defesa adversária. Mas o Corinthians mostrou maturidade para furar a pressão adversária e puxar novo contra-ataque cirúrgico para voltar a marcar.

Aos 17 minutos Breno Bidon se livrou da marcação de Barros com um drible desconcertante e enfiou a bola para Matheuzinho. O lateral tocou então para Yuri Alberto, que teve muita liberdade para rolar para o holandês Memphis Depay, que, dentro da pequena área, não perdoou.

Com a desvantagem no marcador não restou ao técnico Fernando Diniz outra coisa além de começar a colocar jogadores de ataque. Entraram então o argentino Vegetti, o garoto GB, o meia-atacante Matheus França e o atacante David. A partir daí o Vasco se desorganizou. Mas, na base da vontade, conseguiu criar algum perigo, como na pancada que o atacante Rayan acertou aos 47 minutos e que parou em grande defesa do goleiro Hugo Souza.

Já o Corinthians mostrou muita competência para se fechar na defesa e segurar o placar que lhe garantiu o tetra da Copa do Brasil.


Calor pode aumentar risco de AVC, alerta médico

0

Casos de acidente vascular cerebral (AVC) tendem a aumentar no verão, disse à Agência Brasil o neurocirurgião e neurorradiologista intervencionista do Hospital Quali Ipanema, no Rio de Janeiro, Orlando Maia.

Segundo o médico, uma série de fatores predispõem o ser humano nessa época do ano ao AVC. Um dos principais é o próprio calor que gera uma desidratação natural das células que, por sua vez, causam um aumento da possibilidade de coagulação do sangue. “E isso tem um maior potencial de gerar AVC, porque o AVC está ligado a coágulo”, disse o médico.

Existem dois tipos de AVC. Um é o AVC hemorrágico, que é o rompimento de um vaso cerebral e representa a minoria dos casos, em torno de 20%. O outro tipo, que domina o número de casos, é o AVC isquêmico, causado pela formação de um coágulo e entupimento de um vaso. Orlando Maia explicou que, como o sangue fica mais espesso, mais concentrado devido à desidratação, isso favorece a trombose, que é a formação de um coágulo e, por isso, tem maior predisposição ao AVC.

Pressão arterial

Há outras causas que seriam relacionadas à pressão arterial. “A nossa pressão arterial no verão tem uma tendência, pelo calor, a diminuir por conta da vasodilatação. Ou seja, nossos vasos, para poder compensar o calor, se dilatam. E essa dilatação causa uma diminuição da pressão, o que favorece também a formação de coágulo e de uma outra situação cardiológica, chamada arritmia. É o coração batendo fora do ritmo”, explica o médico.

Quando isso acontece, favorece também no coração a formação de um coágulo que, entrando dentro da circulação sanguínea, tem grande predisposição de ir ao cérebro porque 30% de todo o sangue que sai do coração vão para o cérebro.

Uma outra causa do AVC, também comum no verão, é que as pessoas se cuidam menos por conta das férias, o que promove um aumento do consumo de bebida alcoólica, que, por sua vez, amplia a desidratação.

Orlando Maia afirmou que a bebida alcoólica também aumenta a possibilidade de arritmia. A negligência pode levar ainda a pessoa a esquecer de tomar remédio, o que contribui para elevar o risco de um AVC.

Doenças típicas

A isso se somam as doenças típicas de verão, como gastroenterite relacionada ao calor, o que dá diarreia, insolação e esforço físico. “Tudo isso associado faz com que a pessoa tenha uma maior tendência a ter um AVC no verão”, enfatiza.

O neurocirurgião lembrou que o tabagismo também colabora para isso. “O tabagismo hoje é uma das maiores causas externas para AVC”. O fumo contribui para a formação de uma doença cerebrovascular chamada aneurisma, que está muito ligada à nicotina.

“A nicotina bloqueia uma proteína do nosso vaso chamado elastina, diminui a elasticidade do vaso, então  pode favorecer ao AVC hemorrágico, como também causa um processo inflamatório no vaso em si, favorecendo a aderir as placas de colesterol a longo prazo e o entupimento dos vasos. Então, o tabaco é diretamente proporcional à situação tanto do AVC hemorrágico como do AVC isquêmico”, preconiza o médico.

Para o médico, o estilo de vida moderno – aliado ao tabagismo e a doenças crônicas não controladas – faz com que cada vez mais pessoas com menos de 45 anos desenvolvam a doença.

Nessa época de verão, o Hospital Quali Ipanema, por exemplo, atende cerca de 30 pacientes por mês, o dobro de épocas normais do ano. Maia diz que o AVC é uma doença muito comum.

“Se você pegar o AVC como uma doença isolada, esquecendo que há vários tipos de câncer que podem ser separados, a doença mais frequente na humanidade é o AVC. E uma em cada seis pessoas vai ter um AVC na vida”, salienta. O médico disse ser muito importante a pessoa averiguar na sua família, entre os amigos, quem teve AVC porque não são casos isolados.


18/12/2025 - Verão mostra tendência de aumento de casos de AVC. Na foto o Dr. Orlando Maia. Foto: Dr. Orlando Maia/Arquivo Pessoal
18/12/2025 - Verão mostra tendência de aumento de casos de AVC. Na foto o Dr. Orlando Maia. Foto: Dr. Orlando Maia/Arquivo Pessoal

Médico Orlando Maia alerta para riscos de doenças no verão   Foto: Arquivo Pessoal

Mortes

O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. “Quando não mata, deixa a pessoa incapaz. Eu digo que é uma doença que não é na pessoa, mas na família, porque pelo menos duas pessoas vão ter que se dedicar a cuidar daquele doente com AVC. Além da mortalidade, ela é uma doença extremamente desabilitadora. A pessoa fica sem andar direito, sem falar direito, sem condições de se alimentar sozinha. É uma doença extremamente crítica. Quando você vê uma pessoa andando com dificuldade é porque ela já teve uma sequela ou consequência de um AVC. Ficou paralisada de um lado ou sem conseguir falar direito, sem enxergar, se pegar a área da visão, porque o cérebro é um grande computador. Vai depender da área afetada pelo problema”, assegura o médico.

De acordo com Orlando Maia, a prevenção pode evitar um AVC. “É uma doença que a gente tem que gritar para todo mundo ouvir que há prevenção e tratamento. A prevenção [envolve] o hábito de vida saudável, prática de exercício físico regular pelo menos três vezes na semana, alimentação saudável, controle da pressão arterial, tomar os remédios direitinho e não fumar. E existe tratamento”.

No passado, como não havia tratamento, quando a pessoa chegava com AVC, não havia o que fazer, a não ser controlar a pressão. Hoje, há duas formas de tratamento e quanto mais rápido a pessoa chegar a um hospital, mais eficaz será o tratamento. O primeiro é a infusão de um remédio. “Você coloca um remédio na veia que dissolve o coágulo e, na maioria dos casos, o remédio resolve”, ensina.

Quando isso não acontece, ou em outros casos mais selecionados, Maia disse que os médicos entram com um cateter na virilha da pessoa e passam um desentupidor. Esse método retira aquele coágulo, por meio de uma aspiração dentro do vaso, liberando a circulação de volta. Com isso, a pessoa retorna ao normal.

Cateter

Orlando Maia esclarece, também, que o remédio tem uma característica: “só pode ser dado até quatro horas e meia desde o início dos sintomas. Já o cateter que aspira entra em um vaso na virilha, através de um aparelho e, em casos selecionados, pode ser usado até 24 horas a partir do início dos sintomas”. Ele frisou que quanto antes a pessoa tiver o sintoma e for a um hospital, melhor poderá ser o resultado.

Os sintomas indicando que uma pessoa está tendo ou vai ter um AVC incluem paralisia súbita de um membro ou dos dois membros de um lado, ou a fala fica enrolada, ou a pessoa perde a visão de um dos lados, ou tem uma tonteira extrema.

“Esses são os sintomas principais de uma pessoa que está tendo um AVC. Ela vai ter dificuldade de movimento, de fala, de visão ou uma perda súbita da consciência. É uma doença que acontece, na maioria das vezes, de uma hora para outra. Nessa situação, não tem que esperar nada. A pessoa tem que ser levada a um hospital porque é uma emergência médica”, finaliza o neurocirurgião.

Operação Verão 2025/26 contará com reforço de 1.200 agentes de segurança por dia

0

O vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, divulgou, nesta sexta-feira (19), o planejamento do Governo do Estado para a Operação Verão 2025/26 no Espírito Santo. A ação se estenderá de 26/12/2025 a 22/02/2026, ampliando a presença policial em 27 municípios capixabas, de todas as regiões, com o objetivo de garantir a ordem pública e a paz social, especialmente nos balneários e pontos turísticos.

Em entrevista coletiva realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), o vice-governador explicou os critérios e objetivos da operação. “Estado Presente com integração, inteligência e investimentos. Há expectativa da chegada de um milhão e meio de turistas em nosso estado, somando a movimentação interna de capixabas para o litoral e para regiões de descanso, lazer e aventura no interior. Vamos direcionar um trabalho integrado das forças de segurança estadual, federal e municipais, especialmente nas cidades com a maior concentração populacional durante o verão. Prevenção e velocidade no poder de resposta para garantir segurança, atendimento e apoio a quem mora ou visita o Espírito Santo”, afirmou Ricardo Ferraço.

A Operação Verão também abrange planejamentos específicos para os grandes eventos previstos para o período, tais como Réveillon, Carnaval de Vitória, Carnaval oficial, blocos de Carnaval e festas municipais. Desta forma, os reforços de efetivo e direcionamento de recursos levará em consideração as especificidades de cada demanda, dentro do período da Operação.

Uma média de 1.200 agentes das forças de segurança serão empenhados por dia durante a Operação Verão, que integra as Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e do Turismo (Setur), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), Capitania dos Portos do Espírito Santo, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e prefeituras municipais.

O secretário da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, pontuou que a integração promovida pela Operação Verão já é uma tradição e tem contribuído para consolidar o Espírito Santo como destino para turistas de todo o Brasil. “As pessoas buscam nosso Estado porque aqui encontram um lugar lindíssimo, acolhedor, repleto de atrativos e, principalmente, seguro. Todos os órgãos aqui representados trabalham juntos, para garantir a tranquilidade não só dos visitantes, mas também dos capixabas, promovendo um Verão seguro”, disse.

Uma grande novidade na Operação Verão deste ano é a integração de tecnologias aplicadas à Segurança Pública. O Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR) da Sesp vai operar em apoio às equipes operacionais, processando todas as informações coletadas por meio do Parque Tecnológico do Governo do Estado.

Os dados obtidos por meio dos Totens de Segurança, Cerco Inteligente do Estado, câmeras com reconhecimento facial, drones das forças de segurança, imageador térmico do NOTAer e câmeras corporais das Polícias Civil e Militar poderão convergir para a central de processamento do NIR e auxiliar nas operações em campo.

As equipes operacionais atuarão de forma integrada. A PMES será responsável por operações de saturação, pontos de bloqueio, abordagens a pessoas e veículos, além de fiscalizações de trânsito em conjunto com o Detran|ES e outros órgãos. A Polícia Civil vai abrir três Postos de Atendimento ao Cidadão, que funcionarão nos Distritos Policiais de Jacaraípe, Conceição da Barra e Praia Grande, reforçará as equipes dos plantões das Delegacias Regionais e da Central de Teleflagrante e realizará operações de saturação e das delegacias especializadas.

O Corpo de Bombeiros Militar vai deflagrar a Operação Balneários, que reforça a presença no litoral e balneários do interior com maior fluxo de banhistas, buscando a prevenção e salvamento aquático, evitando afogamentos. Este trabalho é realizado anualmente, em conjunto com os guarda-vidas das prefeituras. Também será atribuição do Corpo de Bombeiros atuar em unidades de conservação e fiscalizar e coibir a realização de eventos clandestinos.

A Polícia Científica vai reforçar equipes nos plantões regionais, desempenhando as funções de Serviço Médico Legal, Perícias Criminais e exames complementares. O NOTAer dará apoio aéreo realizando patrulhamento preventivo e prestando atendimento em emergências policiais e aeromédicas. O Detran|ES providenciará o reforço no serviço de remoção, com recebimento nos pátios 24 horas, promoverá ações educativas e ações integradas do Programa Força Pela Vida, em conjunto com os demais órgãos.

A Capitania dos Portos tem como atribuição realizar abordagens e fiscalizações das normas de segurança da navegação, além de ações preventivas e educativas. Já a Polícia Rodoviária Federal vai realizar a Operação Rodovida nas Rodovias Federais que cortam o Estado, com ênfase nas datas de maior movimento, como Natal, Ano Novo, Carnaval e saída e retorno de férias escolares.

Verão no Espírito Santo começa com menos chuva e calor acima do normal

0

O verão começa neste domingo (21) no Espírito Santo com expectativa de menos chuva do que a média histórica e temperaturas ligeiramente acima do normal no interior do estado. No litoral, o calor deve ficar dentro do padrão esperado para a estação. A previsão é da Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

As temperaturas no verão permanecem elevadas em todo o Espírito Santo, com variações conforme a altitude e a influência do mar. Nas regiões Norte, Noroeste e no interior do Sul, as máximas costumam variar entre 30 °C e 34 °C, com noites entre 20 °C e 23 °C.

Na Região Metropolitana da Grande Vitória, as máximas ficam, em geral, entre 28 °C e 32 °C, com menor variação térmica diária devido à umidade e às brisas marítimas. Já nas áreas serranas e no Caparaó, as médias são mais amenas, entre 20 °C e 24 °C, embora o verão siga como o período mais quente do ano nessas regiões.

Engenheira capixaba morre em acidente durante viagem para passar o Natal com a família em Iriri

0

engenheira Mariani Gambarini Vassoler, de 31 anos, morreu em um acidente ao bater o carro que dirigia em uma carreta carregada de cimento na rodovia ES-297, em Mimoso do Sul, no Sul do Espírito Santo. A colisão aconteceu na madrugada deste sábado (20), em um trecho de curva perigosa entre Ponte do Itabapoana e a BR-101.

Mariani era de Iconha e morava em Sorocaba, no interior de São Paulo, para onde havia se mudado recentemente. Ela seguia viagem para o Espírito Santo para passar as festas de Natal com a família no distrito de Iriri, em Anchieta.

De acordo com a Polícia Militar, o condutor do caminhão relatou que seguia no sentido Posto Trevo x Apiacá, em um trecho de terceira faixa em subida, quando o Toyota Etios de Mariani, que vinha no sentido contrário, perdeu o controle, invadiu a faixa oposta e atingiu lateralmente a frente do caminhão.

O motorista da carreta parou imediatamente para prestar socorro e acionou o seguro. Ele foi submetido ao teste de bafômetro, que deu negativo. O Samu esteve no local, mas a engenheira já estava sem sinais vitais.

No veículo também estava seu cachorro, que sobreviveu ao impacto e foi resgatado com vida pela Polícia Militar.

Ação em Heliópolis oferece serviços federais neste sábado

0

Moradores da comunidade de Heliópolis, na zona sul de São Paulo, puderam acessar diversos serviços de órgãos federais durante a manhã e tarde deste sábado (20).

A iniciativa Governo do Brasil na Rua, do governo federal, levou atendimento como dentistas, equipes do INSS e serviços como o ID Jovem, além de vacinação para pessoas e microchipagem e vacinação para cães e gatos.

Também estavam presentes a Caixa, com linhas de crédito de reforma, e o Ministério da Cultura, com informações sobre editais e bolsas.

“E qual é a ideia? É trazer os programas, os serviços do governo federal para o povo, onde o povo está, porque às vezes o povo não tem como ir até o governo”, disse o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos.

“Ali atrás tem o balcão do INSS. Muita gente que estava esperando um tempão na fila de perito do INSS, ou precisava de um documento, tem dificuldade de mexer no digital, no celular. Pessoas idosas estão vindo aqui e resolvendo o problema.” 


São Paulo (SP), 20/12/2015 - O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, participa da abertura do mutirão Governo do Brasil na Rua, que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 20/12/2015 - O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, participa da abertura do mutirão Governo do Brasil na Rua, que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, na abertura do Governo do Brasil na Rua em Heliópolis – Rovena Rosa/Agência Brasil

A iniciativa, explicou o ministro, serve tanto para fazer o serviço público chegar a áreas em que o governo não tem equipamentos diretos quanto para mostrar à população serviços que ela eventualmente não conhece, como a linha de financiamento Reforma Casa Brasil, de linhas de crédito de até R$ 30 mil, da Caixa, ou a documentação e microchipagem de animais, pelo programa SimPatinhas.

A ação em São Paulo é a segunda da série de Feiras. A primeira, no sábado (13) passado, fez 4,4 mil atendimentos na comunidade Sol Nascente, em Ceilândia, município do Distrito Federal.


São Paulo (SP), 20/12/2015 - Vacinação de animais domésticos contra raiva na segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 20/12/2015 - Vacinação de animais domésticos contra raiva na segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Vacinação de animais domésticos contra raiva na segunda edição do Governo do Brasil na Rua – Rovena Rosa/Agência Brasil

A partir da segunda quinzena de janeiro as edições da Feira recomeçam, com previsão de atendimento a outras 25 cidades. As ações, em parceria com prefeitos e governadores, vão até junho de 2026, encerrando pouco antes do período de suspensão de atividades de serviços, por força da legislação eleitoral.

Para o ministro da Secretaria Geral, embora a ideia seja de integrar a iniciativa do governo federal com os entes municipais e estaduais – como ocorreu na semana passada, em Brasília – os representantes de São Paulo não tiveram interesse na iniciativa: 

“Lamentavelmente, aqui em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio não mostraram interesse em se aproximar, em trazer políticas do governo na rua. São visões diferentes de governo, né? Tem governador por aí que é aplaudido de pé na Faria Lima. O presidente Lula é aplaudido de pé aqui em Heliópolis, em Paraisópolis, nas comunidades e nas periferias desse Brasil.” 

“É natural que os governos tenham posições diferentes e não queiram colaborar, mas isso não vai impedir a gente de continuar trazendo os programas do governo do Brasil para a rua”, concluiu o ministro.

De tudo um pouco


São Paulo (SP), 20/12/2015 - O músico Paulo de Ângelo participa da segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 20/12/2015 - O músico Paulo de Ângelo participa da segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Músico Paulo de Ângelo na segunda edição do Governo do Brasil na Rua, em Heliópolis – Rovena Rosa/Agência Brasil

Entre os moradores presentes, não importava tanto quem oferecia o serviço, mas o fato dele finalmente chegar, com efetividade.

O cearense Paulo Afonso de Ângelo, morador da região há 30 anos, chegou há poucos dias de uma temporada visitando parentes no Norte. Pretendia resolver pendências no INSS, passar pelo dentista e estava checando se suas vacinas estavam atualizadas.

“Eu acho que tá sendo muito bom, só que eu cheguei um pouquinho atrasado, se eu soubesse tinha chegado mais cedo, né? Porque não sei se vai dar tempo de fazer tudo, mas o que eu quero fazer é pelo menos o principal, que é a vacina e a outra parte do INSS, que eu já estou aguardando com a ficha”, contou Paulo, que trabalha como compositor e cantor. 

Com seu gato em uma caixa de transporte, a diarista Luzinete do Carmo atualizava a carteira de vacinação do bichano.

Um pouco mais cedo trouxe também sua cachorrinha e fez, para ambos, o RG dos animais.

Em seguida ela aproveitou para resolver pendências da Previdência:

“Rapaz, eu só achei que não foi assim, tipo, muito avisado. Eu vi no Google ontem à noite, do nada. Eu tava no Google e vi, se não eu nem saberia. Aí hoje eu vim logo cedo, com minha cachorra. Agora com meu gato e vou voltar pra passar no INSS”, disse Luzinete. 


São Paulo (SP), 20/12/2015 - Valdirene Souza procura orientação sobre assistência Social durante a segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 20/12/2015 - Valdirene Souza procura orientação sobre assistência Social durante a segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Valdirene Souza procura orientação sobre assistência social – Rovena Rosa/Agência Brasil

Aguardando na fila para conversar com os atendentes do INSS, a metalúrgica Valdirene Souza veio para a Feira pois durante a semana lhe falta tempo para buscar esse tipo de serviço.

“Eu vim aqui para ver que tem um desconto no meu INSS já faz anos. Inclusive eu fui até no Correio para ver isso e fiquei de voltar lá, mas não voltei. Aí como já está aqui, resolvi aproveitar. No dia a dia tem de agendar. A gente que trabalha tem a vida muito corrida, né?”, ponderou a metalúrgica. 

Do outro lado do balcão

Os serviços foram oferecidos por servidores de diversos órgãos. Tathiana Bagatini, por exemplo, trabalha na Superintendência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, no estado de São Paulo.

Ela veio com outros quatro colegas e estavam atuando junto com os trabalhadores da vigilância sanitária da prefeitura, que vacinavam animais de estimação e realizavam a microchipagem, com trabalhadores de uma ONG. 

“Está sendo diferente para a gente, porque o nosso habitual é com animais silvestres. Animal doméstico, a gente nem tem atribuição, mas a gente veio para ajudar aqui no final de semana e está sendo muito interessante. A população tem tantas necessidades que a gente acabou ajudando com mais de uma. Muita gente a gente ajudou fazendo o cadastro do GOV.br, que as pessoas tinham que fazer para poder colocar o microchip, e muitos não tinham o cadastro”, explicou a servidora.

Segundo Tathiana, a maior dificuldade era de acesso, como um pacote de dados ou um celular compatível, ou ainda de pessoas que não conheciam os procedimentos para acessar a plataforma.


São Paulo (SP), 20/12/2015 - Segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo (SP), 20/12/2015 - Segunda edição do Governo do Brasil na Rua, mutirão que oferece serviços públicos gratuitos, em Heliópolis. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Segunda edição do Governo do Brasil na Rua, em Heliópolis – Rovena Rosa/Agência Brasil

Do outro lado do balcão

Teve ainda quem tenha vindo para trabalhar, mas aproveitou uma parada para botar os direitos em dia. É o caso de Brenda Goulart, que recebeu a segunda dose da vacina contra Hepatite B.

A servidora, da Secretaria Nacional de Juventude, esteve na ação de Ceilândia e acompanhará a caravana da Feira durante o próximo semestre, atuando no cadastro e emissão de carteirinhas do ID Jovem. Esse serviço atendeu algumas dezenas de pessoas neste sábado, a maioria com dificuldade para resolver pendências de cadastro na plataforma.

O ID Jovem pode ser feito por qualquer cidadão de 15 a 29 anos, cadastrado no CadÚnico e com renda média familiar abaixo de dois salários mínimos. Entre os benefícios após o cadastro estão a comprovação para o desconto de meia entrada em eventos culturais e a possibilidade de descontos ou mesmo de gratuidade em viagens de ônibus interestaduais.

“Estamos aqui para ajudar os jovens a entender, explicar o que é a política pública, explicar quais são os direitos que ela traz. E quem está com os requisitos certinhos, a gente emite a carteirinha também”, explicou Brenda. 


plugins premium WordPress