quinta-feira, dezembro 4, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Início Site

Morador e jornalista de Mimoso do Sul promovem campanha em prol de idosa acamada

0

A jornalista mimosente Renata Mofati publicou, na tarde desta quarta-feira(03), um video que sensibilizou a internet.

Dona Lourdes, de 87 anos, vive praticamente presa em uma casa por falta de acessibilidade. O imóvel, que fica no segundo andar, conta apenas com uma escada caracol, que impossibilita o deslocamento da idosa até para hábitos simples como pegar sol.

“O corpo de bombeiros já tentou resgatar ela pela janela, mas não conseguiu acesso!” disse Álvaro, resonsável pela campanha.

Seu filho Isac destacou que quando Dona Loudes passa mal, e precisam acionar ajuda, é preciso que passem com ela pela janela. “Tem cinco meses que vejo ela nessa situação. Ela chora!” disse Isac.

Álvaro destacou que diversos comerciantes já ajudaram na campanha e pede no vídeo que esta contribuição seja ampliada.

“Fiquei muito sensibilizada. Nosso objetivo é conseguir uma escada, mas quem sabe não conseguimos uma nova casa para Dona Lourdes” salientou a jornalista Renata Mofati

PIX para doação:
15294718774
Mariane Lopes Garcia Da Silva

Arnaldinho vai se filiar ao PSDB e comandar o partido no ES

0

Após muitas idas e vindas na busca por um abrigo partidário, batendo na porta de diversas legendas, Arnaldinho vai se filiar ao PSDB. E mais que isso: ele vai comandar o partido no Estado com muita chance de ter a garantia da Nacional de poder disputar o Palácio Anchieta. O anúncio oficial deve ocorrer até amanhã (04).

Caminhoneiros anunciam início de paralisação para quinta-feira(04)

0

A greve nacional dos caminhoneiros prevista para esta quinta-feira (4/12) está sendo organizada por representantes da categoria, com apoio do jurista e desembargador aposentado Sebastião Coelho. O movimento, segundo os líderes, busca melhorias nas condições de trabalho, segurança nas estradas e valorização profissional, sem envolvimento com partidos ou ideologias políticas.

Chicão Caminhoneiro, representante da União Brasileira dos Caminhoneiros (UBC), destacou que a construção do projeto ocorreu “a várias mãos” e que o objetivo é assegurar os direitos da categoria. “Nosso foco é trabalhista. Não é movimento político. Queremos ser respeitados e ouvidos”, afirmou, em vídeo divulgado nas redes sociais.

Na última terça-feira (2), Chicão esteve no Palácio do Planalto, onde protocolou uma ação junto à Presidência da República, buscando garantir respaldo jurídico à paralisação. Ao seu lado, Sebastião Coelho reafirmou que prestará apoio legal à mobilização e que as ações estão sendo conduzidas dentro da legalidade.

“Vamos garantir que os caminhoneiros possam exercer seu direito constitucional à manifestação sem represálias”, disse Coelho, que reforçou o compromisso de comunicar futuras atualizações de forma transparente.

A liderança do movimento orientou os motoristas a respeitarem o direito de ir e vir da população e a seguirem rigorosamente as normas de trânsito durante a greve.

Apesar do apoio de nomes associados ao bolsonarismo, como o próprio Sebastião Coelho, os organizadores têm feito esforços públicos para dissociar a greve de qualquer envolvimento político-partidário. O cuidado com essa separação tem como objetivo evitar a deslegitimação do movimento junto à opinião pública e às autoridades.

A paralisação poderá afetar o abastecimento em algumas regiões, caso atinja grande adesão. No entanto, até o momento, entidades como a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava) não se manifestaram oficialmente sobre o apoio ao movimento.

Presidente da Alerj é preso suspeito de vazar operação que mirou TH Joias

0

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi preso nesta quarta-feira (3) pela Polícia Federal (PF) na Operação Unha e Carne. Segundo a PF, Bacellar é suspeito de ter vazado informações sigilosas da Operação Zargun, deflagrada em setembro, em que o então deputado estadual TH Joias foi preso.

Para a Polícia Federal, a “atuação de agentes públicos envolvidos no vazamento de informações sigilosas culminou com a obstrução da investigação realizada no âmbito da Operação Zargun”.

Agentes saíram para cumprir 1 mandado de prisão preventiva e 8 mandados de busca e apreensão, além de 1 mandado de medidas cautelares, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação desta quarta, explicou a PF, se insere no contexto da decisão do STF no âmbito do julgamento da ADPF das Favelas, que, dentre outras providências, determinou que a corporação conduzisse investigações sobre a atuação dos principais grupos criminosos violentos em atividade no estado e suas conexões com agentes públicos.

Renato Casagrande celebra 65 anos: uma história de dedicação ao ES e exemplo de vitalidade, que até virou meme

0

O governador Renato Casagrande (PSB) completa, nesta quarta(03), 65 anos de idade. Sua trajetória política, que reflete em anos de dedicação ao Espírito Santo, iniciou em 1982 como dirigente do Centro Acadêmico na Universidade de Viçosa e, após filiar-se ao PSB em 1987, tornou-se o primeiro deputado estadual do partido no estado em 1990.

‘Casão’, como é chamado pelos amigos, foi também senador da República, deputado federal, vice-governador e deputado estadual, além de exercer cargos executivos como secretário de Estado de Agricultura, secretário de Meio Ambiente no município da Serra e secretário de Desenvolvimento Rural em Castelo.

Com mais da metade de sua vida dedicada ao trabalho pelo Espírito Santo, Casagrande construiu, com muito trabalho, seriedade e principalmente carisma, a imagem de um líder quase inquestionável. A história política recente demonstra isto de forma clara. No último processo eleitoral, em 2022, o governador conseguiu romper a tensa linha da polarização. No segundo turno, o ex-presidente Jair Bolsonaro somou 58,04% dos votos capixabas, contra 41,06% de Lula, e Renato se reelegeu com 53,90%. Mesmo com um posicionamento firme em relação aos seus ideais políticos, Casagrande fisgou um percentual importante de votos de eleitores bolsonaristas. Isso só foi possível pelo trabalho inquestionável no comando do Estado.

Outro ponto que chama atenção em ‘Casão’ é a sua invejável disposição. O cara acorda antes do galo cantar, prepara um café que parece mais um almoço, roda o Espírito Santo inteiro, representa o Brasil em questões ambientais mundo afora, atua como um verdadeiro segundo gestor de cada município capixaba (e por isto é idolatrado pelos prefeitos), e ainda arruma tempo e condição física para correr (mas é correr mesmo!), pedalar, pegar onda, subir montanha e comer a famosa barrinha de cereal.

Tudo leva a crer que em 2026 Renato será candidato ao Senado. Nas pesquisas já divulgadas aparece com folga em primeiro lugar e isto não é nenhuma surpresa. Os índices do Estado melhoraram, e muito, em todas as frentes. O Espírito Santo é destaque na educação, na saúde, segurança pública, no turismo e cultura, no agro, no setor logístico e principalmente no econômico. Com contas organizadas tudo flui melhor, e isto possibilita os altos investimentos nos quatro cantos do estado.

Você pode não ser aliado político ou amigo de Casagrande, mas, principalmente no dia de hoje, não deveria deixar de lhe dar os parabéns, pois motivos não faltam!

Rio: Ceasa informa que 28 lojas foram destruídas por incêndio

0

O incêndio de grandes proporções que começou na madrugada desta quarta-feira (3) em um dos pavilhões do Centro Estadual de Abastecimento do Rio (Ceasa), a maior central de abastecimento do estado, que fica em Irajá, na zona norte da capital fluminense, deixou 28 lojas destruídas, informou o Ceasa/RJ. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro afirmou que não há registro de feridos.

Em nota divulgada no Instagram, a central de abastecimento disse que os pavilhões 43, 44 e parte do 42 estão interditados. Todos os outros estão funcionando. “Prejuízos ainda incalculáveis, mas enormes”, afirmou o Ceasa.

O Corpo de Bombeiros informou que cerca de 110 militares, de 15 unidades operacionais estão mobilizados na ocorrência, com apoio de 31 viaturas, além de um drone equipado com câmera térmica, utilizado para identificar pontos de calor e orientar as melhores estratégias de combate às chamas.

 Segundo relatos, o incêndio teve início em uma loja de alimentos e se propagou rapidamente para estabelecimentos vizinhos que comercializam plásticos, papéis, bebidas e outros materiais altamente inflamáveis.

Entenda o que muda com as novas regras para tirar carteira de motorista a partir de 2026

0

Não há mais obrigatoriedade de aulas em autoescola para realizar a prova para tirar a carteira de motorista. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O órgão aprovou uma resolução na segunda-feira (1), que vai passar a valer quando for publicada no Diário Oficial da União.

Para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), continuará sendo exigida aprovação nas provas teórica e prática, explica o especialista em Segurança de Trânsito André Cerqueira.

“Ninguém vai mexer nas provas, elas estão mantidas. Mas o candidato não precisa mais fazer aulas na autoescola, ele pode estudar pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e até realizar a prova teórica lá. Mas tudo precisa estar registrado”, explicou.

As aulas práticas também receberam flexibilização com a nova resolução, apontou Cerqueira.

“O candidato pode fazer as aulas na autoescola, mas também pode procurar um instrutor credenciado pelo Senatran. Será exigida pelo menos uma aula para a realização da prova, e o candidato poderá fazer a prova com o próprio veículo, desde que acompanhado por instrutor”, disse.

A diretora do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Espírito Santo (Sindauto), Oszilene Ferreira, afirmou que a categoria não foi ouvida antes da decisão, e que não descarta a judicialização do caso.

“Os CFCs do Espírito Santo se manifestaram contra a resolução desde o primeiro momento, defendendo a legalidade e o processo de formação de condutores. Se o governo insistir em implementar mudanças que enfraquecem a educação no trânsito, a categoria fará a judicialização”, declarou.

A diretora disse ainda que o sindicato manifesta repúdio à resolução, “que ignora a realidade do trânsito brasileiro e o impacto direto na vida da população”. Uma reação nacional já está organizada contra a decisão, afirma o advogado do Sindauto, Luciano BonJardim.

Fique por dentro da novidades


Aulas remotas e provas no próprio carro

Aulas teóricas poderão ser presenciais ou remotas, seja em autoescolas ou no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatram).

Aulas práticas poderão ser realizadas na autoescola ou também com instrutores autônomos credenciados pelo Senatram.

O candidato poderá usar o próprio veículo nas aulas práticas, desde que esteja acompanhado pelo instrutor e que o carro atenda aos requisitos de segurança previstos no Código e Trânsito Brasileiro (CTB).

As provas teóricas continuarão obrigatórias e seguirão com questões objetivas de múltipla escolha, na modalidade física ou eletrônica.

Para ser aprovado, o candidato deverá fazer 20 acertos. Quem reprovar, pode fazer de novo, sem limite de tentativas.

A prova prática também poderá ser realizada com o veículo do candidato, que será acompanhado por três aplicadores de exame. A segunda tentativa poderá ser agendada sem cobranças adicionais.

Alcolumbre cancela calendário para sabatina de Jorge Messias ao STF

0

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), cancelou o calendário para a sabatina do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Em nota divulgada na tarde desta terça-feira (2), Alcolumbre disse que cancelou o calendário fixado com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), que previa a leitura do parecer no dia 3 e a sabatina no dia 10 de dezembro.

Ainda não há nova data para a análise. 

Alcolumbre justificou o cancelamento afirmando que o governo federal não encaminhou ao Senado a mensagem escrita referente à indicação. O ato já foi publicado no Diário Oficial da União. 

“No entanto, após a definição das datas pelo Legislativo, o Senado foi surpreendido com a ausência do envio da mensagem escrita referente à indicação, já publicada no Diário Oficial da União e amplamente anunciada”, disse. 

O presidente do Senado disse ainda que a definição do calendário seguia o padrão adotado em indicações anteriores e tinha como objetivo assegurar o cumprimento dessa atribuição constitucional do Senado ainda no exercício de 2025, “evitando sua postergação para o próximo ano.”

“Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes. É uma interferência no cronograma da sabatina, prerrogativa do Poder Legislativo”, afirmou. 

“Para evitar a possível alegação de vício regimental no trâmite da indicação — diante da possibilidade de se realizar a sabatina sem o recebimento formal da mensagem —, esta Presidência e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) determinam o cancelamento do calendário apresentado”, continuou.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, no último dia 20, Jorge Messias, para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) deixada com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. Messias tem 45 anos e poderá ficar no Supremo pelos próximos 30 anos, quando completará 75 anos, que é a idade para aposentadoria compulsória.

Para tomar posse, Messias precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado em votação no colegiado e no plenário da Casa, com aprovação de 41 senadores.  

Apiacá encerra nesta quinta (4) inscrições para seleção simplificada na Educação

Termina nesta quinta-feira (4) o prazo de inscrições para o processo seletivo simplificado da Prefeitura de Apiacá, voltado para a formação de cadastro de reserva e possível contratação temporária de profissionais para a rede municipal de Educação.

As oportunidades são para pedagogo, professor, assistente social e psicólogo.

Como se inscrever

As inscrições começaram na terça (2) e seguem até esta quinta, das 8h às 14h, presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na:
📍 Rua Capitão Santinho, 17 – Centro, Apiacá.

O edital está disponível na aba Processos Seletivos do site oficial da prefeitura: apiaca.es.gov.br.

Seleção por títulos

Não haverá prova objetiva. A seleção será realizada por análise de títulos, feita ao longo de dezembro.

Confira o cronograma:

  • Até 11/12 – Avaliação de documentos
  • 11/12, às 17h – Divulgação do resultado preliminar
  • 12 a 15/12 – Período para recursos (8h às 14h)
  • 18/12, às 17h – Publicação do resultado final

Flávio Bolsonaro visita o pai, reconhece crise com Michelle Bolsonaro e afirma que “não vai se repetir”

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) visitou nesta terça-feira (2) o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, na prisão da Polícia Federal, em Brasília, e declarou que resolveu o recente desentendimento público com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Segundo ele, pediu desculpas a Michelle — e ela também — e prometeu que o episódio não se repetirá. A reconciliação ocorre após tensões provocadas por críticas da ex-primeira-dama a uma articulação política do PL no Ceará.

O que motivou o conflito

O atrito começou quando Michelle criticou publicamente a aliança do PL local com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB-CE). A declaração gerou reação imediata dos filhos de Bolsonaro — entre eles Flávio — que defendiam a manobra. A disputa ascendeu a polêmica interna e expôs fissuras no grupo político familiar.

Reunião com Jair e compromisso de alinhamento no partido

Após conversar com o pai, preso desde 22 de novembro, Flávio disse que explicou toda a situação e que a crise está superada. Ele afirmou que, a partir de agora, as deliberações do partido deverão seguir uma rotina de decisões conjuntas — com a palavra final reservada a Jair Bolsonaro. A meta é evitar novos conflitos públicos.

“Falei pra ele que já me resolvi com a Michelle, pedi desculpas a ela, ela também … Isso não vai se repetir.” Portal Leo Dias+1

Ele ainda ressaltou que não tem “problema nenhum com Michelle” e a descreveu como uma mulher respeitada e com papel importante para o futuro do partido.

Crise evidencia dificuldade de articulação no clã Bolsonaro

O episódio expôs a fragilidade da coesão interna no núcleo familiar mais influente do PL e acendeu o alerta para a necessidade de melhor coordenação nas decisões. Com as eleições de 2026 se aproximando, o senador admitiu que a disputa no Ceará — e em outros estados — será conduzida de forma mais cautelosa e coletiva.

plugins premium WordPress