Nas últimas quinta-feira (11) e sexta-feira (12), o Espírito Santo sediou o III Congresso Capixaba de Assistência Farmacêutica (COCAF.25), promovido pela Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR), com o apoio da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Gerência de Assistência Farmacêutica (Geaf).
O evento aconteceu no Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá, em Vitória, e teve como tema central “Assistência Farmacêutica em Rede: Conectando saberes para integralidade e sustentabilidade no SUS”, reunindo representantes de 13 estados brasileiros: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Goiás (GO), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Roraima (RR), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP).
O congresso foi direcionado a profissionais de saúde da Rede Própria Direta e Indireta da Sesa, gestores municipais e estaduais do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais das Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo, além de estudantes, pesquisadores e usuários de tecnologias em saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, ressaltou o impacto do evento para o fortalecimento da política de medicamentos.
“O Espírito Santo mostra sua capacidade de inovação e de liderança em saúde, ao sediar o III Congresso Capixaba de Assistência Farmacêutica. Este encontro reafirma a importância de investir em políticas públicas que garantam a integralidade do SUS e assegura que cada cidadão tenha acesso ao medicamento certo, no momento certo, com qualidade e segurança. Discutimos desafios como financiamento, judicialização e logística, mas, sobretudo, apresentamos soluções que fortalecem a rede de cuidado, que tornam o sistema mais sustentável e ampliam a resolutividade da assistência. O COCAF.25, deixa como legado a certeza de que estamos no caminho certo para consolidar uma Assistência Farmacêutica cada vez mais humana, eficiente, integrada e sustentável”, discursou Tyago Hofmann.
A programação contou com palestras, mesas-redondas sobre financiamento, judicialização, transformação digital, logística de medicamentos, uso racional e segurança no consumo de fármacos, experiências na descentralização do componente especializado que contou com a participação de três estados ES, SC e MG, acesso a fórmula nutricionais para alergia à proteína do leite de vaca.
Dentro da programação do evento, aconteceu um pré-congresso, o II Workshop Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, que reuniu gestores da assistência farmacêutica regionais e estaduais, tendo como objetivos apresentar soluções tecnológicas acessíveis adaptadas à realidade do serviço público, discutir estratégias de enfrentamento às fragilidades da rede pública, como escassez de recursos, falhas sistêmicas e sobrecarga de pessoal, debater boas práticas de rastreabilidade, controle de estoque, integração de sistemas e planejamento logístico.
Durante o COCAF 2025, também aconteceu a 3ª Mostra de Experiências da Assistência Farmacêutica do SUS do Estado do Espírito Santo, que busca estimular e dar visibilidade às práticas de promoção do uso racional de medicamentos na abrangência da gestão municipal, estadual e hospitalar da Assistência Farmacêutica segundo a realidade dos territórios.
A gerente estadual de Assistência Farmacêutica, Grazielle Massariol, celebrou a troca de experiências entre os estados participantes.
“O encontro nos permitiu compartilhar práticas bem-sucedidas e qualificar ainda mais o uso racional de medicamentos. Debater Assistência Farmacêutica é também pensar em vigilância, prevenção e o cuidado integral. O COCAF.25 fortaleceu articulações para que a rede de saúde seja mais resolutiva e humanizada. Essa integração fortalece nossa rede e amplia a sustentabilidade do SUS”, ressaltou Grazielle Massariol.
O superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, destacou os desafios e avanços da área, reforçando a importância do trabalho coletivo para o fortalecimento do SUS.
“Este congresso traz debates fundamentais, como a logística e o financiamento da saúde, pontos que precisam ser enfrentados com firmeza. Todos sabemos o impacto da PEC 95, que congelou recursos e exigiu um esforço enorme para recompor o financiamento do setor. Ainda assim, é muito confortante perceber a defesa que vocês fazem do uso racional e correto dos medicamentos, mesmo diante da pressão por novos insumos e tecnologias”, discursou Luiz Carlos Reblin.
“O Espírito Santo tem uma experiência exemplar na assistência farmacêutica, que contribui diretamente para os bons resultados de saúde que alcançamos. Ao lado de Santa Catarina, estamos entre os estados com menor mortalidade infantil e maior longevidade do País e esses indicadores mostram que o trabalho de vocês no cotidiano faz diferença real na vida das pessoas. Por isso, quero reconhecer e valorizar a dedicação de todos que atuam nessa área essencial para o SUS”, completou o superintendente do Ministério da Saúde no Estado.
Em sua palestra sobre “Experiência na descentralização do componente especializado da Assistência Farmacêutica”, a gerente estadual de Assistência Farmacêutica, Grazielle Massariol, ressaltou a perspectiva do SES- ES.
“Falar sobre a descentralização do acesso a medicamentos é fundamental para garantir que os pacientes recebam seus tratamentos em tempo oportuno. Hoje, pudemos apresentar a metodologia adotada pela Assistência Farmacêutica do Estado e, ao mesmo tempo, conhecer as experiências de outros dois estados nesse tema. Foi um momento extremamente enriquecedor!”, destacou Grazielle Massariol.
Também participaram do III Congresso Capixaba de Assistência Farmacêutica (COCAF.25) a subsecretária de Estado de Atenção à Saúde, Carolina Marcondes Rezende Sanches; o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; o presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), Michel Fernando Barth; presidente do Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES), Leandro Rodrigues Passos; a conselheira federal do CFF e presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Espírito Santo (SINFES-ES), Monalisa Quintão Chambella; a presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES-ES), Maria Rita De Boni; e também o presidente da Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR), Charleston Ribeiro.