As vendas online deste ano da Black Friday somaram R$ 3,2 bilhões e avançaram 23,6% na comparação com a edição de 2018, de acordo com um levantamento da Ebit|Nielsen divulgado neste sábado (30).
O levantamento também mostrou que houve uma leve redução tíquete médio de compras. Neste ano, os brasileiros tiveram um gasto médio de R$ 602, o que representa uma queda de 1,1% na comparação com 2018 (R$ 608).
Segundo a Ebit|Nielsen, foram registrados 5,33 milhões de pedidos, expansão de 25% na comparação com o ano anterior (4,27 milhões). Ao todo, 2,85 milhões de brasileiros fizeram algum tipo de compra pela internet na edição deste ano.
Um levantamento realizado pela Cielo – empresa de meio de pagamentos – também mostrou um desempenho melhor das vendas. O crescimento na Black Friday de 2019 foi de 16,5% na comparação com o ano passado. O avanço foi de 19,6% nas vendas online e de 16,2% nas físicas.
Os setores de turismo e transporte (alta de 31,6%), livrarias e papelarias (23,5%) e de móveis e eletrodomésticos (21,4%) tiveram maior crescimento no faturamento.
Os levantamentos da Ebit|Nielsen e da Cielo foram realizadas na quinta e na sexta-feira.