A “Puri Produções” e a “ACE – Associação Comercial e Empresarial de Muqui” anunciaram nesta segunda-feira (02), a programação do Festival de TV e Cinema de Muqui.
O FECIM é o único Festival de Cinema do Sul do ES e pretende reunir no Centro Cívico Municipal de Muqui, os apaixonados pelo cinema e, principalmente, por boas histórias. Ao longo de três dias de evento, os muquienses e visitantes poderão contemplar 48 curtas, 9 projetos de séries de TV e 10 webséries vindas de diversas partes do país. Apesar de sua realização não ter recebido nenhum apoio financeiro ou patrocínio, a produção do FECIM encara o desafio como uma oportunidade. É como enxerga Jussan Silva e Silva, idealizador do FECIM.
“Já sabíamos que encontraríamos um ano difícil na captação de recursos e por isso, anunciamos desde o início de 2019 que o nosso desejo era nos conectarmos com a nossa origem. Daí o tema dessa oitava edição. O FECIM nasceu de uma ideia coletiva de impulsionar o Sítio Histórico de Muqui pelo audiovisual. Acompanhamos as mudanças do setor, realizamos edições de todos os tamanhos, mas essa é de certa forma, muito especial. É um renascimento. Retornamos com o M ao nome do Festival, o evento passou a ser produzido por uma produtora da cidade, e pela primeira vez estamos coproduzindo com a ACE-Muqui. Dialogamos muito com o comércio local, e sabemos da importância do Festival como ferramenta de desenvolvimento para os comerciantes. Em tempos estranhos, é preciso união. Se por um lado não tivemos recursos para fazer tendas, shows, e atrações na praça, por outro lado, reforçamos o nosso compromisso com o audiovisual brasileiro oferecendo três filmes nacionais de prestígio internacional. Ter Bacurau em Muqui é um presente de Natal”, comemora Jussan.
O FECIM é um marco para a história da região sul capixaba. Foram recebidos mais de 300 filmes para participar dessa edição. A curadoria composta por Christiane Britto e Leandra Moreira selecionaram as mais de 60 obras audiovisuais que compõem a programação de 2019. Mesmo menor, o Festival movimentará o Sítio Histórico com a presença de amantes do cinema, vindos de cidades vizinhas. Reforço para o comércio da cidade. É o que acredita Samyra Bino, Presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Muqui.
“Muqui é uma cidade turística e ao longo dos anos nos aperfeiçoamos em promover as riquezas do Município. O FECIM é um evento muito importante para o comércio. Quando soubemos que não foi patrocinado, sabíamos que a não realização poderia impactar nos hoteis, bares e restaurantes. Por isso, nos esforçamos para abraçar a causa. O Festival leva o nosso nome para o Brasil inteiro. Muitos cineastas adorariam visitar Muqui e por falta de recursos, não vieram. A cidade deixa de ganhar e perde arrecadação. É preciso um esforço de projeto de cidade. E o nosso compromisso na Associação é proteger a Cultura local, criar movimentos novos e fomentar a vocação para o turismo cultural. Desse modo, todos se beneficiam: os projetos, os comerciantes e a socidade.”, defende Samyra.
O FECIM acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2019 no Cento Cívico Municipal. A entrada é gratuita e todas as sessões estão sujeitas à lotação. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria da “sala/cinema”. É importante conferir a classificação indicativa de cada filme.
Confira a programação resumida do 8º FECIM:
19 DEZ – Quinta
14h às 17h – 1ª Mostra Curta
17h10 às 20h10 – Mostra Web
20h30 – Homenagem à Eliza Capai e Exibição do Filme “Espero Tua (RE)volta”
20 DEZ – Sexta
14h às 17h – 2ª Mostra Curta
17h10 às 20h10 – Mostra TV
20h30 – Exibição do Filme “Diz a ela que me viu chorar”
21 DEZ – Sábado
10h – Passeio de Bicicleta à Moda Antiga pelo Sítio Histórico de Muqui. Venham fantasiados e concorram a vários prêmios do comércio local. Saída no Bairro São Pedro, próximo à entrada da rua do cemitério, até à Avenida São João Batista, em frente à loja “Produtos Berilli”. Preparem-se para as fotos.
14h até 17h – 3ª Sessão da Mostra Curta
20h30 – Exibição de Bacurau
Anúncio dos Premiados e do FECIM 2020
Festa “Surpresa” de Encerramento
Programação do 8º FECIM
19, 20 e 21 de dezembro de 2019
Local: Centro Cívico de Muqui
Produção: Puri Produções e ACE-Muqui
19 de dezembro
14h até 17h – 1ª Sessão da Mostra Curta
1) Unreal
Vitória/ES – 2018
Direção: Luiz Will Gama
Categoria: Videoarte
Duração: 15 minutos
Sinopse: Como seria se existisse um aplicativo capaz de alterar a nossa realidade durante a capturas de fotos e vídeos para as redes sociais ? O que escolheríamos alterar em nossa realidade ? A nossa aparência, o local onde tiramos as fotos ou quem sabe o som ambiente? Mas como saberíamos o que é real ou não ? Quais seriam os impactos dessa falsa realidade ?
Classificação Indicativa: Livre
2) Vale da Lua: o mito de Anhangá
Curitiba/PR – 2018
Direção: Danilo Custódio
Categoria: Ficção
Duração: 11 minutos e 20 segundos
Sinopse: Num mundo onde a realidade e o fantástico se misturam, um pequeno grupo de garimpeiros é atacado por Anhangá, um ser mitológico que protege as matas. Assustados, buscam ajuda de uma velha misteriosa. Mas qual será o preço cobrado?
Classificação Indicativa: Livre
3) Tango
Rio de Janeiro/RJ – 2019
Direção: Felipe Quadra
Categoria: Ficção
Duração: 10 minutos e 31 segundos
Sinopse: No coração de uma metrópole, um excêntrico senhor busca de todas as formas se libertar da persistente solidão. Universo livremente inspirado nas obras do pintor Francis Bacon.
Classificação Indicativa: Livre
4) As Viajantes
São Paulo/SP – 2019
Direção: Davi Mello
Categoria: Ficção
Duração: 11 minutos
Sinopse: Em uma noite de sexta-feira, duas atrizes compartilham os seus medos.
Classificação Indicativa: 12 anos
5) Nadir
Laranjeiras/SE – 2018
Direção: Fábio Rogério
Categoria: Documentário
Duração: 15 minutos
Sinopse: Um olhar afetivo sobre o cotidiano de Nadir, mestra de cultura popular de uma comunidade quilombola do interior de Sergipe. A música de Nadir e seus silêncios.
Classificação Indicativa: 10 anos
6) No Amor
Porto Alegre/RS – 2018
Direção: Juan Quintáns
Categoria: Documentário
Duração: 14 minutos
Sinopse: O documentário “No Amor”, de Juan Quintáns, se utiliza da produção e gravação do curta-metragem “Indo” (Boca Migotto – Teimoso Filmes e Artes) para refletir sobre a produção cultural, no Brasil, e a dedicação dos artistas que realizam seus projetos através das parcerias, amizades e auto-financiamento. É um filme que fala de afeto e amor, à arte e à amizade.
7) Guri
Velha/ES – 2019
Direção: Adriano Monteiro
Categoria: Ficção
Duração: 12 minutos
Sinopse: Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de Bolinha de Gude do seu bairro, porém um obstáculo inesperado surge no seu caminho.
Classificação Indicativa: Livre
8) Ana Cecília e Dona Sônia Tentam Fazer um Jantar em Família
Campinas/SP – 2019
Direção: Elisa Lino e Giovanni Saluotto
Categoria: Ficção
Duração: 5 minutos e 23 segundos
Sinopse: Ana Cecília e Dona Sônia estão tentando há algum tempo fazer um jantar em família, mas o tempo não deixa.
Classificação Indicativa: Livre
9) Toda Sombra Parece Viva
São Paulo/SP – 2019
Direção: Leandro Afonso
Categoria: Ficção
Duração: 15 minutos
Sinopse: Uma mulher sai de casa. No trabalho, no metrô, no carro, na rua, o suspense do cotidiano.
Classificação Indicativa: 12 anos
10) Julieta de Bicicleta
Curitiba/PR – 2019
Direção: Juliana Sanson
Categoria: Ficção
Duração: 15 minutos
Sinopse: Julieta avança noite adentro pedalando a bicicleta de seu filho pelas ruas da cidade vazia. Sua viagem sem destino é interrompida por uma tentativa de assalto, mas ela recebe a ajuda de Cabeça, amigo de seu filho adolescente. Esse encontro inusitado revela aspectos da vida de Julieta que ela luta para ignorar.
Classificação Indicativa: 12 anos
11) O que vem depois do adeus
São Paulo/SP – 2018
Direção: Patrícia Sá
Categoria: Ficção
Duração: 11 minutos e 20 segundos
Sinopse: Paula e Jorge recomeçam suas vidas após a separação. Dúvidas, angústias, saudades… O que vem depois do adeus?
Classificação Indicativa: Livre
12) Quitéria
Cabaceiras/Campina Grande – PB – 2019
Direção: Tiago. A. Neves
Categoria: Ficção
Duração: 14 minutos
Sinopse: Liberdade é querer o que se quer.
Classificação Indicativa: Livre
13) Ondas
São Paulo/SP – 2019
Direção: Gugu Seppi
Categoria: Ficção
Duração: 15 minutos
Sinopse: Após falecimento de sua mulher, Paulo se vê preso em um mundo onde a única conexão que se estabelece é por ondas eletromagnéticas, assassinando as relações interpessoais. Paulo quer se libertar da solidão, até que finalmente conhece Sofia.
Classificação Indicativa: 14 anos
14) Quis
Aracruz, Caricica (ES – Brasil) e Nova Yorck (EUA) – 2019
Direção: Dominique Lima
Categoria: Ficção
Duração: 15 minutos
Sinopse: Catarina sofre um acidente aos 26 anos de idade e entra em coma. Enquanto isso, a vida aqui fora traz Maria, sua irmã mais nova, que permanece ao seu lado diariamente, quase como uma âncora de Caqui. Já a mãe, Rita, sofre de amargura e insatisfação com a vida e, apesar de não ter ainda visitado a própria filha, permeia sua consciência, que anda cada vez mais longe da realidade. O filme nos convida a mergulhar no mar que agora só pode ser navegado pelo espírito de Catarina.
Classificação Indicativa: Livre
15) Êles
Porto Alegre/RS – 2019
Direção: Roberto Burd
Categoria: Ficção
Duração: 15 segundos
Sinopse: Gabriel veraneia em sua casa de praia enquanto seus pais passam a semana trabalhando em Porto Alegre. Após mais uma noite de bebedeira, ele acorda e percebe na movimentação dos vizinhos e curiosos, que Dona Ida, a empregada que trabalhou a vida inteira com sua família, faleceu subitamente.
Classificação Indicativa: 12 anos
16) Vista para dias nublados
Porto Alegre/RS – 2019
Direção: Ana Luísa Moura
Categoria: Ficção
Duração: 11 minutos e 22 segundos
Sinopse: Manuela e Bento são um casal de artistas aposentados que vivem a maior parte de seus dias observando Lúcia, sua vizinha de janela. Até que um dia, Lúcia deixa de abrir a varanda de seu apartamento e Manuela precisa ressignificar o que vê.
Classificação Indicativa: Livre
17h10 até 20h10 – Sessão da Mostra Web
1) “Diz a Lenda… Histórias de Piracicaba”
Piracicaba/SP – 2017
Direção: Felipe Amaral
Categoria: Documentário
Duração: 20 minutos
Sinopse: A cultura de um povo é sua maior fonte de riqueza imaterial, é o que define sua identidade, e sofre transformações através do tempo e do espaço. Por isso, torna-se necessário que as expressões culturais de um grupo sejam preservadas para futuras gerações.
O documentário “Diz a Lenda… Histórias de Piracicaba” surgiu da necessidade de auxiliar na proliferação e na preservação das histórias (reais e imaginárias) da cidade de Piracicaba, contadas pelos seus próprios moradores, da sua maneira e baseadas em suas recordações.
Classificação Indicativa: Livre
2) “Jogos de Guerra”
Petrolina/PE – 2019
Direção: Wayner Tristão
Categoria: Animação
Duração: 40 segundos
Sinopse: Brincadeiras bélicas.
Classificação Indicativa: Livre
3) “Reexistir”
São Paulo/SP – 2019
Direção: Antônio Cortez
Categoria: Documentário
Duração: 4 minutos por episódios (20 min. total)
Sinopse: “Reexistir” é uma web-série documental que apresenta vivências e resistências nas histórias de luta da comunidade LGBT. Histórias estas, contadas em prol de gerar mais empatia e compaixão entre as pessoas de dentro e fora da comunidade, e principalmente, levar uma mensagem de esperança, força e resiliência para todos os LGBT’s, nos estimulando a seguir de cabeça erguida e continuar resistindo.
Classificação Indicativa: Livre
4) “Imaginários Urbanos”
Macéio/AL
Direção: Glauber Xavier
Categoria: Documentário
Duração: 24 minutos e 40 segundos
Sinopse: Imaginários Urbanos mixa arte, corpo e cidade, esboçando inquietações de um grupo de pesquisadores e artistas dispostos a estimular reflexões sobre as representações simbólicas da cidade de Maceió.
Classificação Indicativa: Livre
5) “Os Guerreiros da Rua”
Recife/PE – 2018
Direção: Erickson Marinho
Categoria: Ficção
Duração: 23 minutos
Sinopse: Recife, década de 90. Quatro amigos se organizam para criar suas próprias aventuras e vive-las pelas ruas de sua comunidade, imaginando missões, seres fantásticos e eles mesmos como guerreiros dotados de poderes especiais. Cada brincadeira é um novo capítulo da jornada maior do quarteto, que se dá a importante tarefa de libertar criaturas mágicas e proteger o bairro de um poderoso inimigo imaginário que planeja dominar tudo.
Classificação Indicativa: Livre
6) “Under The Sun”
Anápolis/GO – 2018
Direção: Jonathas Veloso
Categoria: Ficção
Duração: 20 minutos
Sinopse: Em meio a uma crise de água potável e altas temperaturas, um homem vaga, buscando uma forma de continuar vivo.
Classificação Indicativa: Livre
7) “In fluir”
Cascaval/PR – 2018
Direção: Fábio Novelli e Murilo Genehr
Categoria: Ficção
Duração: 10 minutos
Sinopse: Após o desaparecimento de um ex-professor, dois alunos entram em sua antiga casa, em busca de respostas ou de um sinal de vida.
Classificação Indicativa: 14 anos
8) “Os escritos de um escritor escravo”
Rio de Janeiro/RJ – 2017
Direção: Pablo Siviero
Categoria: Ficção
Duração: 32 minutos e 57 segundos
Sinopse: Maurício é um jovem roteirista e escritor que, depois de passar por uma desilusão amorosa, vive um momento de bloqueio artístico. Tentando encontrar uma saída para voltar a escrever, ele procura em suas histórias a solução dos problemas. Personagens de todos os estilos e personalidades vão surgir para tentar preencher o vazio que vive Maurício. Uma caminhada que não é apenas para amenizar suas perturbações, mas também, para reencontrar o verdadeiro artista que vive dentro dele.
Classificação Indicativa: 16 anos
9) “Como segurar uma nuvem no chão”
São Paulo/SP – 2017
Direção: Marco Aurélio Gal
Categoria: Ficção
Duração: 18 minutos
Sinopse: O que acontece depois do “FIM”? A fábula de Isabela, a viagem fantasmagórica de uma menina em busca de sua verdadeira essência.
Classificação Indicativa: Livre
10) “Sui Generis”
Vitória/ES – 2017
Direção: Roberto Nascimento
Categoria: Ficção
Duração: 07 minutos e 24 segundos
Sinopse: Claudia e Marcus tem um relacionamento moderno.
Classificação Indicativa: 16 anos
20h30 – Homenagem à Eliza Capai e Exibição de seu filme “Espero Tua (RE)volta”
Sinopse: Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015, ocupando escolas estaduais por todo Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos.
Duração: 1h33
Classificação Indicativa: Livre
20 de dezembro
14h até 17h – 2ª Sessão da Mostra Curta
17) Megg – A Margem que Migra para o Centro
Curitiba/PR – 2019
Direção: Larissa Nepomuceno e Eduardo Sanches
Categoria: Documentário
Duração: 15 minutos
Sinopse: Megg Rayara derrubou barreiras para chegar onde chegou. Para ela, seu diploma é um marco importante de uma luta não só pessoal mas, sim, coletiva. Pela primeira vez no Brasil, uma travesti negra conquista o título de Doutora. É a margem que migra para o centro, levando toda sua história consigo.
Classificação Indicativa: Livre
18) A profundidade da Areia
ES – 2019
Direção: Hugo Reis
Categoria: Ficção
Duração: 15 minutos
Sinopse: Num tempo impreciso, uma caminhada contínua e uma ameaça constante. Vestígios na areia revelam memórias que eles parecem desconhecer, mas não totalmente.
Classificação Indicativa: Livre
19) Quadros Negros
São Paulo/SP – 2019
Direção: Beatriz Guglielmelli
Categoria: Documentário
Duração: 10 minutos
Sinopse: Com entrevistas a autores de histórias em quadrinhos que retratam personagens e temas afro-brasileiros, o documentário Quadros Negros busca entender a importância, papel e o significado que a representatividade pode ter.
Classificação Indicativa: 14 anos
20) O Que Resta da Imagem
Laranja da Terra/ES – 2018
Direção: Rafael Wolfgramm
Categoria: Documentário
Duração: 15 minutos
Sinopse: Entre os anos de 1930 e 1960, um fotógrafo fez os primeiros registros da vida dos pomeranos no interior do Espírito Santo. Suas imagens ainda ecoam nas lembranças dos moradores de uma vila, que contam suas histórias a partir desses registros. Nesse documentário, imagem é memória.
Classificação Indicativa: Livre
21) E o que a gente faz agora?
Cachoeira/BA – 2019
Direção: Marina Pontes
Categoria: Ficção
Duração: 16 minutos
Sinopse: “E não há, de onde vejo, nenhuma diferença entre escrever um poema maravilhoso e me mexer na luz do sol junto ao corpo de uma mulher que amo.” Audre Lorde.
Classificação Indicativa: Livre
22) Quando a Chuva Vem?
Carpina-PE – 2019
Direção: Jefferson Batista
Categoria: Animação
Duração: 08 minutos e 26 segundos
Sinopse: A seca que assolou o nordeste do Brasil entre os anos de 1979 e 1985, marcou para sempre a vida da população sertaneja do estado de Pernambuco, em meio ao quadro de pobreza e abandono crescia uma criança sem ver ou sentir a chuva.
Classificação Indicativa: Livre
23) Dona Ana
Contagem/MG – 2019
Direção: Filipe Campos
Duração: 15 minutos
Sinopse: Dona Ana é uma senhora de 87 que nasceu na Bahia, teve 14 filhos e hoje vive sozinha no município de Contagem, MG. Revisita seu passado através de álbuns de fotografias e encara a ausência das pessoas que amava e partiram. Embora sua vida pareça solitária, seu cotidiano é preenchido pela sua criatividade.
Classificação Indicativa: Livre
24) #Juri
Cuiabá/MT – 2018
Direção: Samantha Col Debella
Categoria: Ficção
Duração: 14 minutos e 50 segundos
Sinopse: Mario é drogado e vive na rua. Recebe ajuda de D. Herta, 80 anos, e um dia, ao pedir dinheiro para pagar o traficante, perde o controle diante da recusa da senhora, rouba seu colar de ouro e foge sem perceber que ela fica passando mal. O filho encontra o corpo da mãe ao chegar em casa, aciona a polícia que localiza e prende Mario. O processo de julgamento inicia-se imediatamente. Quatro pessoas aleatórias são escolhidas pelo sistema e postam suas sugestões de punições. Mario grava um vídeo de defesa. As pessoas assistem e votam pelas redes sociais. O resultado e a sentença são transmitidos ao vivo.
Classificação Indicativa: 12 anos
25) Metanoia
Curitiba/PR – 2019
Direção: Giovana Bianconi, Rafaela Panchorra, Rayane Taguti e Tiago Felipe
Categoria: Animação
Duração: 4 minutos
Sinopse: Metanoia é uma animação experimental baseada na fábula “Pequena Fábula” de Franz Kafka. O filme mostra a trajetória da personagem Visconti e sua busca pela luz diante da situação de medo, obscuridade e solidão em que se encontra.
Classificação Indicativa: 14 anos
26) Cabelo Armado
Eldorado do Sul/RS – 2019
Direção: Jo Nobre
Categoria: Ficção
Duração: 10 minutos e 19 segundos
Sinopse: Garota se depara com o preconceito e racismo em sua nova escola.
Classificação Indicativa: Livre
27) A Viagem de Ícaro
Goiania/GO – 2019
Direção: Kaco Olimpio e Larissa Fernandes
Categoria: Documentário
Duração: 19 minutos
Sinopse: Bazuka, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho a única alternativa é construir suas próprias asas.
Classificação Indicativa: Livre
28) Vô ar
Guarulhos, Brasil e Pequim, China
Direção: Milena de Moura Barba
Categoria: Ficção
Duração: 10 minutos
Sinopse: A jornada de duas crianças, dois avós e uma pipa. Nina chega à Beijing vinda do Brasil para conhecer seus avós paternos mas acaba se envolvendo em uma aventura com Xiao Bo, uma criança criada nos Hutongs de Pequim que decide cooptá-la para a sua missão: empinar a pipa do avô de Nina com o carretel de seu falecido pai.
Classificação Indicativa: Livre
29) Interrogação (ou Psicopata Legalizado)
Guarulhos/SP – ´2019
Direção: Moisés Pantolfi
Categoria: Animação
Duração: 1 minuto
Sinopse: Chovia na noite de segunda feira (17/09/2018) no Rio de Janeiro. Rodrigo Alexandre da Silva Serrano, de 26 anos, desceu a ladeira Ary Barroso para esperar a mulher e os filhos com um guarda-chuva preto. De repente três disparos.
Classificação Indicativa: 10 anos
30) O Cinema É Um Encontro
Natal/RN – 2019
Direção: Gustavo Guedes
Categoria: Documentário
Duração: 12 minutos
Sinopse: O Cinema é um encontro, se trata de um documentário, construído junto com os alunos da Escola Estadual Newton Braga, professores e orientadores pedagógicos de educação especial, se trata de um paralelo entre a participação de natal na segunda guerra mundial e os avanços políticos da pessoa com deficiência, pós-segunda guerra, a experiencia de primeiro contato com o universo cinematográfico de jovens cegos e não cegos da rede publica de ensino do RN, o projeto conta com apoio do SEBRAE/RN para seu desenvolvimento em 2018 Natal/RN
Classificação Indicativa: Livre
31) SEIVA
Nazarezinho/PB – 2019
Direção: Ramon Batista
Categoria: Ficção
Duração: 07 minutos e 36 segundos
Sinopse: Entre a contemplação e o alerta para trazer luz a seiva essencial da vida, a água. Recurso finito e fundamental. Nazarezinho Paraíba
Classificação Indicativa: Livre
32) Boca de Fogo
Niterói/RJ – 2018
Direção: Luciano Pérez Fernández
Categoria: Documentário
Duração: 9 minutos
Sinopse: Cidade de Salgueiro, sertão de Pernambuco, Brasil. Na arquibancada, o sol castiga os torcedores. No rádio, Boca de Fogo incendeia a transmissão. O futebol como você nunca viu.
Classificação Indicativa: Livre
33) redundância
Petrolina/PE – 2018
Direção: wayner tristao
Categoria: Videoarte
Duração: 4 minutos
Sinopse: as voltas que a vida da
Classificação Indicativa: Livre
34) Crisálida
Piracicaba/SP – 2019
Direção: Felipe Amaral e Gabriela Torres
Categoria: Ficção
Duração: 15 minutos
Sinopse: “Crisálida” conta a história da família de Otin, um menino de 7 anos, que após a morte da mãe, tem que se adaptar a uma vida com o pai e a avó. O que ninguém sabe é que Otin está começando a descobrir que na verdade gostaria de ser menina.
Classificação Indicativa: 12 anos
35) Grito
Porto Alegre/RS – 2018
Direção: Luiz Alberto Cassol
Categoria: Ficção
Duração: 5 minutos
Sinopse: Nem todo o grito sai da boca.
Classificação Indicativa: Livre
17h10 até 20h10 – Sessão da Mostra TV
1) “Proibido para Maiores”
Porto Alegre/RS – 2018
Direção: Felipe Lesbick
Categoria: Ficção
Duração: 26 minutos
Sinopse: Nina (Duda Meneghetti) é uma jovem de 17 anos que convive com a dúvida sobre seu futuro profissional pós-colégio e com a falta de sua mãe, falecida há três anos. No meio disso tudo, Nina e seus amigos, lidam com as mais variadas tarefas da vida escolar como provas, trabalhos em dupla, campeonatos esportivos, eleições estudantis e um diretor linha dura.
Classificação Indicativa: 12 anos
2) “Caçadores da Alma 2”
Rio de Janeiro/RJ – 2018
Direção: Silvio Tendler
Categoria: Documentário
Duração: 28 minutos
Sinopse: Com direção do premiado Silvio Tendler, a série Caçadores da Alma é uma abordagem da arte da fotografia, reconhecendo seus principais personagens: os fotógrafos e suas obras. Os diversos episódios apresentam temas que fazem parte da aventura da fotografia no século 21 e dos artistas que encontraram na imagem fixa sua linguagem maior de expressão. Caçadores da Alma confere a relevância da fotografia na construção de um olhar sobre o mundo e, sobretudo, na capacidade de ação e intervenção que ela detém sobre o próprio mundo. Entre os fotógrafos que estão no programa, nomes como Thomaz Farkas, Milton Guran, Walter Firmo, Evandro Teixeira e Custódio Coimbra. A série tem como origem o média-metragem homônimo, dirigido por Tendler no fim da década de 1980. SINOPSE DO EPISÓDIO ENVIADO: IDENTIDADE – A diversidade do ser humano: a foto que tem cor, cheiro, personalidade e identidade. Na troca de uma foto posada ou no flagrante das ruas, o trabalho dos que usam a fotografia para se aproximar das histórias das pessoas.
Classificação Indicativa: Livre
3) “Prateleiras de um monstrutivista”
São Felix/BA – 2019
Direção: Emaxsuel Rodrigues
Categoria: Documentário
Duração: 11 minutos
Sinopse: Episódio piloto de uma série documental sobre bibliotecas. Neste episódio, tentamos realizar uma leitura sensível sobre o monstrutivista Lucio Agra, um professor e intelectual que guarda em suas prateleiras histórias, teorias e objetos relacionados ao universo de monstros.
Classificação Indicativa: 14 anos
4) “Até Provar que Não” – (1º episódio da série “Vidas em Samba-reggae”)
Salvador/BA – 2018
Direção: Lucas C. S. Portela
Categoria: Ficção
Duração: 16 minutos e 18 segundos
Sinopse: Em 06 de fevereiro de 2015, no Cabula, em Salvador-BA, 24 jovens negros do bairro foram alvejados a tiro pelas forças policiais do estado. Até provar que não, a mídia e a população já atribuíam às vítimas os piores julgamentos. Quando a professora universitária Lidiane Pontes presume que o seu marido, o médico Roberson Pontes, pode ter sido uma das vítimas, vai em busca da verdade, num dia que pode mudar completamente a sua vida.
Classificação Indicativa: 14 anos
5) “Jornal do Campo: Especial Cooperativismo”
Muqui, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Maria de Jetibá e São Gabriel da Palha – 2019
Direção: Cláudia Gregório
Categoria: Documentário
Duração: 26 minutos
Sinopse: O documentário faz parte das comemorações dos 40 anos do Jornal do Campo, da TV Gazeta, e mostra a importância e a força do cooperativismo para o desenvolvimento do Espírito Santo. Existem 29 cooperativas do ramo agro no estado, são quase 31 mil cooperados, de acordo com a OCB/ES. A equipe do Jornal do Campo viajou por nove dias, rodou mais de mil quilômetros para contar a história de vidas transformadas pela força dessa união. Foram contadas histórias de cinco cooperativas de norte a sul do estado: Muqui, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Cachoeiro de Itapemirim e São Gabriel da Palha. Esse documentário, além de contar a história dessas cooperativas, discute temas como: o papel das mulheres na zona rural, sustentabilidade e os desafios de se manter o jovem no campo.
Classificação Indicativa: Livre
6) “O toque dos meus lábios te visita na penumbra da noite”
São Paulo/SP – 2019
Direção: Caio de Santis
Categoria: Ficção
Duração: 10 minutos
Sinopse: Cassandra e Érica investigam uma série de assassinatos ao mesmo tempo em que são coagidas pelo assassino. Nenhuma das vítimas possui relação entre si, exceto Érica, que namorou todas elas.
Classificação Indicativa: Livre
7) “Quaresma”
São Paulo/SP – 2019
Direção: Adriano Gomez
Categoria: Ficção
Duração: 8 minutos
Sinopse: É noite de Quaresma em uma pequena vila rural. Tião, um velho roceiro local conta para sua filha um conto dos anos 70, sobre uma garota que foge de casa na noite de Quaresma para ir a uma festa.
Classificação Indicativa: 12 anos
8) “Nosso amor de hoje”
Goiânia/GO – 2019
Direção: Daniel Calil
Categoria: Ficação
Duração: 25 minutos e 20 segundos
Sinopse: “Nosso Amor de Hoje” conta a história do casal Ana e Camilo, que se conhece em Goiânia, muda para São Paulo e vive os próximos 30 anos juntos. O processo democrático do país, desde 1984, serve como pano de fundo e metáfora à história do casal. Três épocas diferentes, entrecortadas, estruturam as linhas narrativas da série.
Classificação Indicativa: 12 anos
9) “Never”
Fortaleza/CE – 2019
Direção: Wallysson Campos e Vitor Soupé
Categoria: Ficção
Duração: 18 minutos e 34 segundos
Sinopse: A série acompanha a vida de Roberto, um telepata que preza por seu anonimato, e a de seu amigo Thomas. A rotina banal de ambos, resumida ao trabalho para quitar as contas mensais, transforma-se numa luta para permanecerem vivos após as ameaças de um agiota, conhecido como Capitão. Nessa jornada a dupla contará com o auxílio de Ingrid, uma advogada e amiga de longa data, trazendo a tona outras questões do passado de todos os envolvidos.
Classificação Indicativa: 12 anos
20h30 – Exibição do Longa ”Diz a ela que me viu chorar”
Direção: Maíra Bühler
Categoria: Documentário
Duração: 85 minutos
Sinopse: O filme narra o cotidiano de moradores de um hotel social no centro de São Paulo, numa região marcada pelo uso abusivo de crack. Entre escadas circulares, quartos decorados, elevadores lotados e ao som das músicas do rádio, os personagens de ‘Diz A Ela Que Me Viu Chorar‘ são atravessados por amores tumultuados e pelo espectro da solidão.
Classificação Indicativa: 12 anos
21 de dezembro
10h – Passeio de Bicicleta à Moda Antiga pelo Sítio Histórico de Muqui
Venham fantasiados e concorra a vários prêmios do comércio local. Saída no Bairro São Pedro, próximo à entrada da rua do cemitério, até à Avenida São João Batista, em frente à loja “Produtos Berilli”. Preparem-se para as fotos.
14h até 17h – 3ª Sessão da Mostra Curta
36) Teixeirinha, Artista Popular
Porto Alegre, Passo Fundo, Eldorado do Sul/RS – 2019
Direção: Caio Passos e Diego Queijo
Categoria: Documentário
Duração: 10 minutos e 10 segundos
Sinopse: O curta-metragem “Teixeirinha, Artista Popular” (2019) resgata parte da história do cantor, compositor e ator brasileiro Vítor Mateus Teixeira (1927-1985). Por meio de entrevistas com pesquisadores, músicos, amigos e familiares, a obra localiza Teixeirinha como um dos artistas mais populares do Brasil e ressalta a importância da valorização das manifestações artísticas regionais e das culturas populares.
Classificação Indicativa: Livre
37) As flores que guardei pra você
Recife/PE – 2018
Direção: Gabi Saegesser
Categoria: Outros
Duração: 17 minutos
Sinopse: Nas paredes do entorno, o desencontro; Entre o rio e o mar, as estradas, os afetos. A diretora-personagem precisa se mudar. Ela dança.
Classificação Indicativa: Livre
38) O Vendedor e a Palavra
Rio de Janeiro/RJ – 2018
Direção: André Falcão
Categoria: Ficção
Duração: 15 minutos
Sinopse: Após assistir na TV um debate a respeito da falência das palavras nos meios de comunicação, Aurélio resolve vender o significado das palavras em uma barraquinha no camelódromo do Centro da cidade.
Classificação Indicativa: 12 anos
39) Culpado
Rio de Janeiro/RJ – 2018
Direção: Alexia Maltner
Categoria: Videoarte
Duração: 1 minuto
Sinopse: “O silêncio é o comportamento responsável por esconder a identidade de quem sofre a violência de um dos crimes mais horríveis que existem, o estupro. Caladas, elas são mulheres que saem cedo para trabalhar, pertencem a diferentes etnias e classes sociais. A ideia de que a mulher é culpada pela violência que sofre, é na verdade “uma concepção machista”. Esse é um filme manifesto por todas as vítimas de estupro no Brasil e no mundo. Não vamos ficar em silêncio, portanto, PAREM de acreditar que a culpa é da vítima. O culpado é quem ataca, culpado é o agressor!”
Classificação Indicativa: Livre
40) Um Café e Quatro Segundos
Rio de Janeiro/RJ – 2018
Direção: Cristiano Requião
Categoria: Ficção
Duração: 15 minutos e 35 segundos
Sinopse: Dois torturadores se encontram para tomar um café depois de mais de trinta anos sem se verem, para acertarem contas daquela época.
Classificação Indicativa: 16 anos
41) COVA HUMANA
São Paulo/SP – 2019
Direção: Joel Caetano
Categoria: Ficção
Duração: 10 minutos
Sinopse: Em Cova Humana, seguimos a trajetória de um homem solitário que passou por um enorme trauma e tem que lidar com situações aterrorizantes que se manifestam quando ele está sozinho em sua casa.
Classificação Indicativa: 10 anos
42) Entretantos
São Paulo/SP – 2018
Direção: Sue Durden
Categoria: Outros
Duração: 2 minutos
Sinopse: Um corpo que fala, que grita, que risca no asfalto seu manifesto.
Classificação Indicativa: 10 anos
43) Zulmira
Suzano/SP – 2018
Direção: Douglas Cordeiro
Categoria: Ficção
Duração: 14’50
Sinopse: Bruna (Carla Shinabe) Vive um conflito moral quando sua avó (Neide Xavier) é diagnosticada com Alzheimer.
Classificação Indicativa: Livre
44) Baixa Funda, O Destino de um Povo
Urucuia/MG – 2018
Direção: Marcello Sannyos
Categoria: Documentário
Duração: 15 e 38 segundos
Sinopse: Dona Joana, descendente de negros e índios, mãe de 11 filhos, relata suas histórias, anseios, crenças e o cotidiano na lida da vida rural na Comunidade Baixa Funda, em Urucuia, Minas Gerais. “A história começa a partir do relato oral que a matriarca da comunidade, Dona Joana Martiliana, com seu 1,50 metros de altura, olhar sereno, de voz rouca, de pele negra e enrugada, com dentes apenas na parte inferior da boca e de aparência forte, com mãos calejadas da roça e de traços marcados pela simplicidade. Ela é a personagem central e a figura mais emblemática da comunidade. Por ser a mais velha, esta senhora guarda a sabedoria da vida e a história de seus antecedentes. É ela que transmite oralmente, assim como aprendeu, do seu modo simples, os fatos e causos ocorridos nos tempos passados.”
Classificação Indicativa: Livre
45) A Viagem do Seu Arlindo
Vargem Alta/ES – 2018
Direção: Sheila Altoé
Categoria: Ficção
Duração: 16 minutos
Sinopse: Na Comunidade Quilombola de Pedra Branca, nas montanhas capixabas, os mais velhos preservam a tradição de contar histórias para os mais jovens como a do dia em que o Seu Arlindo decide fazeruma misteriosa viagem, deixando intrigados os moradores da comunidade.
Classificação Indicativa: Livre
46) A voz do mar
Vidigal/RJ – 2019
Direção: Jonas Paz-Benavides
Categoria: Ficção
Duração: 15 minutos
Sinopse: FILME CONTEMPORANEO AMBIENTADO NA FAVELA DO VIDIGAL NO RIO DE JANEIRO, (2018) CAIO, INSTROPECTIVO POR NATUREZA, ESTÁ CHEIO DE PERGUNTAS QUE A SUA MENTE CURIOSA E IMENSA VONTADE DE AJUDAR SUA MÃE A SAIR DA COMUNIDADE NÃO SABEM RESPONDER. O PROTAGONISTA É MISERAVELMENTE VAGA SEM CONSEGUIR DECIDIR SE LUTAR CONTRA TODOS OS SEUS MEDOS OU CEDER E VIVER COMO SEMPRE HAVIA VIVIDO. INFELIZMENTE A HORA DE ENCARAR A VERDADE CHEGARA, E ELE HAVIA TOMADO A ÚNICA DECISÃO QUE SABIA TOMAR PARA REORGANIZAR SEU PRESENTE E CORRIGIR SEU FUTURO.
Classificação Indicativa: Livre
47) Vassouras
Virgem da Lapa/MG – 2019
Direção: Oséias Evangelista
Categoria: Documentário
Duração: 9 minutos
Sinopse: Vassouras retrata o drama dos moradores de uma comunidade rural quilombola ao ter suas terras invadidas e ver sua principal fonte de renda, a produção artesanal de vassouras, ser dizimada pela dificuldade de obter a matéria prima. Esse dilema é agravado com o êxodo rural já que a comunidade não oferece perspectivas aos jovem moradores. Vídeo produzido em parceria com Edgard Gleizer e Douglas Araújo.
Classificação Indicativa: Livre
48) Brasil 2020
Zona Autônoma de Kanibaru/Brasil – 2019
Direção: Petter Baiestorf
Categoria: Ficção
Duração: 7 minutos
Sinopse: O Brasil é governado por uma crentecracia militar em aliança com a grande indústria do Agronegócio e a indústria Armamentista. O livre pensar se tornou uma grande barreira ao governo brasileiro. Anarquistas, professores, artistas, pequenos agricultores orgânicos, editores independentes e livres pensadores se tornaram as novas Bruxas do Século XXI e são os principais alvos dessa cruzada contra a sabedoria.
Classificação Indicativa: 14 anos
20h30 – Exibição de Bacurau
Direção: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
Categoria: Ficção
Duração: 131 minutos
Sinopse: Os moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
Classificação Indicativa: 16 anos
Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes
Vencedor de Melhor Filme da Competição Internacional Cinemasters no Festival de Munique