As vendas no Natal subiram 9,5% em relação a 2018, segundo informou a Alshop, associação dos lojistas de shopping centers, nesta quinta-feira. É o melhor desempenho desde 2014, início da crise econômica, a pior da história do país, que afetou duramente as vendas do varejo até 2018.
“Tem que festejar porque o Natal foi bastante positivo. E a expectativa é que até o dia 31 esse ritmo mais forte se mantenha por causa das vendas pré-réveillon e do período de trocas de produtos”, disse Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.
A retomada da geração de empregos neste ano, a liberação do saldo do FGTS, a queda da taxa de juros da economia especialmente ao longo de 2019 e a redução da inflação explicam o desempenho do fim do ano, diz Sahyoun.
Para a Alshop, o crescimento nas vendas no Natal em 2019 reflete, em parte, a base fraca do ano passado, quando as vendas subiram a uma velocidade bem menor, de 5,5%. O número superou as expectativas — a projeção era de um aumento de 6,5% em 2019.