Com as exportações brasileiras de rochas ornamentais atingindo a marca de US$ 1 bilhão neste ano e projeções de aquecimento no mercado da construção civil em 2020, grandes nomes do setor de rochas ornamentais e suas tecnologias já confirmaram presença na Vitoria Stone Fair | Marmomac Latin America 2020. A feira abre o calendário internacional de eventos do setor, de 11 a 14 de fevereiro. Serão mais de 200 expositores, com uma previsão de público visitante de 18 mil pessoas, de 50 países.

Exibindo os mais diversos materiais, entre quartzitos, mármores e granitos, as opções expostas na feira vão do mais básico até o super exótico. O evento, que é o principal encontro do setor no Brasil e nas Américas, se tornou também um espaço para reunir arquitetos e designers, interessados no potencial dos materiais naturais para uso criativo e na construção.

“A Vitoria Stone Fair proporciona ao visitante uma experiência única: conhecer a tecnologia e a transformação das pedras, desde a sua extração, passando pelo beneficiamento das chapas e chegando até peças de alto valor agregado, como móveis e obras de arte”, explica Flávia Milanez Milaneze, organizadora do evento.

Entre os expositores confirmados, nomes consagrados da indústria brasileira, com forte atuação no mercado nacional e internacional, como Guidoni, Brasigran, Gramazini, PBA Stones, Magban, Marbrasa, Granos, Thor, Amagran, entre outros. “Nos últimos meses, recebemos confirmações de grandes clientes que virão e que querem conhecer as rochas ornamentais brasileiras. Iremos expor confiantes e motivados a fazermos uma feira excepcional, e acredito que será a melhor de todos os tempos”, comenta Matt Vigna, diretor de Vendas da Gramazini.

Expondo desde a primeira feira no Brasil, a Guidoni aposta em dois novos materiais: Calacatta Quartz e um novo mármore. “Para a nossa estratégia, é importante exibir a grande variedade do nosso portfólio, extraído de pedreiras próprias. Além disso, a feira é um importante hub do setor, oferecendo boas oportunidades de negócios tanto no Brasil como na América Latina. Para 2020, nossa expectativa é fortalecer os vínculos da marca no mercado interno e externo aumentando a participação nos negócios”, reforça o coordenador de Marketing do grupo, Ricardo Figueredo Malfacini.

Os números da feira chamam atenção pela participação de importantes empresas internacionais. Neste ano, além de tradicionais parceiros como Itália e China, países como Turquia, Egito, Irã, Palestina, Austrália e Portugal também estão entre os expositores. “Expandimos a divulgação do evento em todo o mundo”, conta Flávia Milanez Milaneze.

Projetos especiais e compradoresPelo terceiro ano consecutivo, a Vitoria Stone Fair | Marmomac Latin America terá um espaço destinado para a aplicação das pedras no design e na arquitetura, através de dois projetos especiais. O Brazilian Stones Original Design, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), em parceria com a Apex Brasil, reunirá obras de 30 designers renomados, produzidas com pedras naturais; já a Stone Collection é uma exposição que exibe os materiais considerados destaque pelas empresas participantes, ditando tendências para as próximas temporadas. A curadoria das exposições é da arquiteta e designer Vivian Coser.

Dentro do evento há ainda o projeto Buyers Club, que viabiliza a vinda de compradores internacionais de mercados estratégicos para o setor. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 100 compradores estrangeiros circulem pela feira como convidados da Milanez & Milaneze, com foco voltado exclusivamente para a facilitação de negócios.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas) Tales Machado, a Vitoria Stone Fair tem uma importância singular no setor de rochas ornamentais: “É uma feira de grande expressão para a atividade, que movimenta toda cadeia produtiva. Os empresários estão se planejando e esperam ansiosos por esse encontro, ponto central para a geração de negócios, desenvolvimento e transferência de conhecimentos no segmento, onde especialistas e empresas se encontram e discutem tendências e inovações da indústria de pedras e tecnologia”.