O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes. Afirmou que há 1 entrave técnico a ser avaliado: a possibilidade de interferência de antenas parabólicas para a televisão em uma das frequências a serem leiloadas
O ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) disse que o 5G só deve começar ser implementado no Brasil a partir de 2022.
De acordo com o ministro, o leilão para selecionar as empresas que vão operar a tecnologia no Brasil deve sair só em 2021.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo divulgada neste domingo (12.jan.2020), o ministro afirmou que há 1 entrave técnico a ser avaliado: a possibilidade de interferência de antenas parabólicas para a televisão em uma das frequências a serem leiloadas.
O ministro disse também que o governo federal prepara a infraestrutura para receber a tecnologia e conversa com as prefeituras para implementar as antenas necessárias.
Inicialmente, o governo estimava que o leilão fosse ser feito até o fim do 1º semestre de 2020. No entanto, na última reunião da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) do ano passado as tratativas sobre as regras do leilão foram adiadas para 2020 e por isso ele deve ser feito em 2021.
A tecnologia 5G, depois de implementada, permitirá que a conexão da internet sem fio seja 10 vezes mais rápida ao do 4G.