Além da Casa de Cultura Roberto Carlos, alguns pontos, mesmo que afetados pela enchente do 25 de janeiro, chamam a atenção de quem visita a Capital Secreta

A capital secreta do mundo, como é conhecido carinhosamente por seus moradores, Cachoeiro de Itapemirim foi citado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, na última quarta-feira (12), ao defender que o dólar alto é bom para todo mundo.

Guedes contrapôs a visão de que a valorização da moeda americana é ruim com o argumento que a população deve fazer turismo dentro do país. Um dos locais recomendados pelo ministro foi Cachoeiro do [sic] Itapemirim. “Vai passear em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste, está cheio de praia bonita. Vai para Cachoeiro do Itapemirim, vai conhecer onde o Roberto Carlos nasceu, vai passear o Brasil”, disse.

A maior cidade do sul do Espírito Santo, com 209 mil habitantes, Cachoeiro faz parte da Rota dos Vales e do Café, que retrata a época colonial e as tradições dos imigrantes libaneses, italianos e portugueses. No trajeto também são encontradas praias, natureza e principalmente história.

A cidade é rica turisticamente e oferece aos visitantes passeios por paisagens naturais e construções históricas, como: Casa dos Braga, Casa da Memória, Casa da Cultura Roberto Carlos – onde o cantor passou parte da infância –, Catedral São Pedro, Igreja Nosso Senhor dos Passos, entre outros.

Além disso, a Cachoeira Alta, no distrito de São Vicente, também atrai milhares de turistas, que procuram a natureza como roteiro de passeio. Na cidade, há também: a Serra do Caramba, Pedra da Ema, Pedra da Penha, Comunidade Quilombola de Monte Alegre, entre tantos outros atrativos.

A enchente do dia 25 de janeiro, compromete a abertura de alguns pontos turísticos, como a Casa dos Braga, Teatro Municipal Rubem Braga, Fábrica de Pios e Casa da Memória, mas o turista tem outras opções de passeio. Confira!

Casa da Cultura Roberto Carlos

A casa onde nasceu e viveu até os 13 anos Roberto Carlos Braga, com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos: Norma, Carlos Alberto e Lauro é aberta aos visitantes. A casa foi adquirida pela Prefeitura restaurada para valorizar sua arquitetura original. No local, os visitantes podem ver fotos do cantor, discos, quadros e instrumentos musicais.

A Casa de Cultura Roberto Carlos recebe milhares de fãs, curiosos e admiradores do Rei. A praça Pedro Cuevas Junior, localizada na entrada da rua que dá acesso à casa, recebeu há alguns anos uma estátua em mármore branco do Rei, obra feita pela artista plástica Ângela Borelli e doada ao município.

No mês de abril, é realizado na cidade o City Tour do Rei, que é um passeio turístico ocorre durante a programação da Semana do Rei. O objetivo é passear por locais marcantes da trajetória de Roberto Carlos em Cachoeiro. O trajeto inclui: praça Pedro Cuevas Júnior, na qual se encontra uma estátua do cantor; a Casa de Cultura Roberto Carlos; a igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), onde teria sido batizado; e, ainda, o Liceu Muniz Freire e o Cristo Rei, colégios em que ele foi matriculado.

Centro Cultural Mestre Salatiel

Conhecido como “Casa do Capoeira”, o Centro Cultural Mestre Salatiel tem como missão difundir e preservar a memória imaterial da cultura popular e do folclore em Cachoeiro.

O foco principal das ações é a capoeira, mistura de arte marcial, esporte, manifestação popular e música desenvolvida por descendentes de escravos africanos no Brasil.

Museu Ferroviário

Localizado no Centro da cidade, na antiga Estação Ferroviária, o Museu Ferroviário Domingos Lage mantém as características originais da construção de 1903. O Armazém 1 abriga um pequeno acervo das atividades ferroviárias do município, com registros fotográficos, documentos, móveis e objetos, tendo como atração principal um torno de fabricação inglesa datado de 1930.

O Armazém 2 abriga o CIT (Centro de Informações ao Turista) e o 2º andar é dedicado a exposições temáticas, principalmente de escolas e aulas de dança.

Sala de Exposições Levino Fanzeres

Está localizada no primeiro piso do Palácio Bernardino Monteiro (sede da Prefeitura), funcionando como um espaço para ações culturais e artísticas dinâmicas que contribuem para a circulação de novas obras artísticas em Cachoeiro.

Inaugurada em 2005, a galeria foi batizada com o nome de um pintor, desenhista, gravador e decorador de grande importância na cultura brasileira nascido em Cachoeiro em 1884 – algumas de suas obras podem ser vistas no Palácio.

Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha)

No ano de 1882, o Capitão Francisco de Souza Monteiro, residente em Monte Líbano e pai do presidente Jerônimo Monteiro, e do primeiro Bispo nascido no Espírito Santo, D. Fernando de Souza Monteiro, tomou a iniciativa de erguer a Igreja que recebeu a denominação de ‘Senhor dos Passos’, e que assim permanece até os dias de hoje. O local é um dos pontos de visitação de Cachoeiro.

Catedral São Pedro

Igreja construída em 1951, no centro de Cachoeiro, é um dos pontos turísticos e religiosas da cidade. O local também a sede da Diocese de Cachoeiro, responsável pelas paróquias do Sul do Estado.

Parque Natural do Itabira

O Parque foi criado em 1988, com o objetivo de resguardar a beleza natural de seus monumentos rochosos, conservar a vegetação natural da Mata Atlântica e as nascentes dos córregos Itabira e Urtiga.

O local possui cerca de 163 hectares, em que se destaca a Pedra do Itabira com 715 metros de altitude. O acesso ao Parque pode ser pela Rodovia ES-289, que liga Cachoeiro à BR-101 Sul ou pela estrada vicinal não pavimentada, que parte do bairro São Luiz Gonzaga e segue para a localidade de Itabira.

Pedra do Caramba

Localizado no bairro do São Geraldo, o local possui um mirante de aproximadamente 700 metros de altitude. Com um visual de 360º que permite até ver o Oceano Atlântico, requer alguns cuidados na subida, inclusive com apoio de cordas e pessoal especializado.

Cachoeira Alta

No distrito de São Vicente, localizada a 34 quilômetros da sede, a queda da cachoeira tem altitude de 100 metros e atrás, nas rochas, existem fendas onde habitam milhares de andorinhas pretas que, quando saem em revoada, produzem ruído que se confunde com o barulho das águas.

Pedra da Penha

Também no distrito de São Vicente, o local recebe centenas de fiéis e devotos de Nossa Senha da Penha. Após uma caminhada de três horas, os fiéis chegam ao topo da Pedra, onde existe uma Capela com a imagem de Nossa Senhora. Lá de cima é possível avistar Cachoeiro, Forno Grande e o Caparaó.

Jazidas de Mármore

Cachoeiro é conhecida nacionalmente pelo seu parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais, sendo o maior do Estado e o pioneiro nesse mercado em todo o país.

Serra das Andorinhas

A uma altitude de 520 metros é possível ter uma vista panorâmica de toda a região. Para chegar até o alto da Serra, basta subir a região de Alto Eucalipto, no bairro Zumbi. São três quilômetros até o topo.

Pedra da Ema

Localiza da no distrito de Burarama, a 38 quilômetros de distância da sede, é possível chegar ao local por estrada asfaltada, com direito a muito verde. Há uma saliência na pedra que, de acordo com a posição do sol, forma a figura perfeita de uma Ema.

Comunidade Quilombola de Monte Alegre

A comunidade foi formada no final do século XIX, por volta de 1888, ano da Abolição da Escravatura no país, e representa um importante momento de resgate cultural e forte significação para os seus descendentes.

A comunidade é formada por aproximadamente 600 pessoas, dessas, pelo menos 500 são descendentes diretas de escravos, e está localidade a 37 quilômetros do centro de Cachoeiro.