Muitas famílias foram pegas de surpresa ao ter que ficar em quarentena. Além disso, alguns estabelecimentos estão ficado com as prateleiras vazias, o tem deixado a população aflita e preocupada em estocar alimentos, mesmo com a declaração de governadores e prefeitos ressaltando que não há necessidade.
Especialistas do Portal R7 deram dicas sobre o que comprar e a quantidade necessária para o período de duas semanas, que é o prazo de isolamento para uma pessoa infectada.
A nutricionista Adriana Stavro listou alimentos da cesta básica considerados essenciais para uma família com quatro pessoas. A primeira atitude a tomar antes de ir ao supermercado é fazer uma lista com tudo o que já tem no armário e na geladeira para saber exatamente o que está faltando.
“Ao fazer a lista, também verifique a validade de todos os produtos que estão no armário e na geladeira. Arroz e óleo costumam sobrar de um mês para o outro, por exemplo. Com a lista em mãos, dá para fazer uma compra sem exageros.”
Confira a lista da nutricionista:
No armário:
⦁ 5 kg de arroz
⦁ 3 kg de feijão
⦁ 1 kg de grão de bico ou lentilha (se quiser variar o tipo de grão no período)
⦁ 1 lata de óleo
⦁ 1 lata de azeite
⦁ 2 pacotes de macarrão
⦁ 1 lata de molho de tomate
⦁ Leite (pode ser duas ou três latas de leite em pó)
⦁ 1 kg de pó de café
⦁ Para variar no café da manhã: pão de forma, farinha de tapioca, um pacote de aveia e um pacote de granola.
Na geladeira
Segundo Adriana, os queijos, iogurtes, leites e os lácteos, normalmente, têm validade para duas semanas e podem ajudar nesse período.
No freezer
Carnes e legumes congelados.
No hortifruti
Na questão das frutas, a nutricionista recomenda a compra de todas as frutas ricas em vitamina C para superar esta fase. Segundo a especialista, essas frutas chegam a durar uma semana ou mais. Outra opção é comprar polpa congelada.
-Abacaxi
– Laranja
– Limão
– Maracujá
Adriana afirma que as frutas vermelhas são ótimas fontes de vitamina, mas não têm muita durabilidade. Na geladeira elas mantém a qualidade e o sabor por até dois dias.
Outras opções também são maçã e pêra.
Para Adriana, não é preciso comprar produtos para mais do que duas semanas
Entre os legumes, estão:
⦁ Batata
⦁ Cenoura
⦁ Abóbora.
As folhas – couve, espinafre, repolho, escarola etc – também são fontes de vitaminas e ferro, mas devem ser consumidas logo nos primeiros dias que foram compradas. Outra opção é comprar esses itens congelados.
“A alimentação é apenas um dos itens para nos manter saudáveis nesse período, mas não podemos esquecer que uma boa noite de sono e evitar o estresses também são essenciais. Torne a refeição um momento em família onde todos participam”, comenta a nutricionista
Com informações do Portal R7!