Segundo a Defesa Civil Estadual choveu no município da região sul-serrana cerca de 185,2 mm; tempo deve continuar chuvoso no Estado durante todo feriadão

A tradicional chuva do feriado prolongado de Finados, prevista para chegar no final da semana, chegou no Espírito Santo com intensidade na última sexta-feira  (30) deixando pontos de alagamento na e ocorrências, principalmente em Vargem Alta, município com maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas, segundo a Defesa Civil. Não há informações sobre desalojados ou desabrigados.

Choveu no município da região sul-serrana cerca de 185,2 mm. Houve registro de transtornos para alguns moradores. Segundo A Defesa Civil, a comunidade do morro do Sal ficou sem acesso devido a cheia do rio que subiu de nível inundando as duas passagens.

Em Jaciguá, uma pessoa ficou presa dentro de um veículo após atolar sobre a lama. A vítima foi socorrida por populares. Também houve registro de deslizamentos de terra, que obstruiu algumas vias.

Em Córrego Alto, uma ponte de acesso a localidade foi danificada e deixou moradores sem acesso. Em Córrego do Ouro, também houve registros de inundações.

Em Prosperidade, pontes também ficaram danificadas por conta da chuva forte.

Castelo (106 mm), Cachoeiro de Itapemirim (102,25 mm) e Rio Novo do Sul (99,8 mm), além de  Iúna, Jerônimo Monteiro, Anchieta, Alfredo Chaves, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante e Santa Teresa e outros também entraram na lista da Defesa Civil, com chuvas superiores a 40 mm.

Alertas e previsão do tempo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas para o Espírito Santo e Rio de Janeiro. São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h. O alerta vai até às 17 horas deste sábado (31).

Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia (CHM), também emitiu um alerta sobre a passagem de uma frente fria em boa parte do litoral brasileiro.

O Incaper, por sua vez, alerta os capixabas sobre a ocorrência de chuvas contínuas, que podem resultar em acumulados expressivos de precipitação em alguns trechos do Espírito Santo até o próximo domingo (01).

Neste sábado (31), segundo o Incaper, há possibilidade de pancadas isoladas, com trovoadas, a partir da tarde em todas as regiões do estado. Na Grande Vitória deve ser registradas variações de nuvens e previsão de chuva ao longo do dia. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 29 °C.

Na região Sul, as áreas menos elevadas devem registrar temperatura mínima de 21 °C e máxima de 28 °C. Nas áreas altas, mínima de 19 °C e máxima de 25 °C. Nas áreas menos elevadas da região Serrana, a temperatura mínima esperada é de 20 °C e máxima de 27 °C. Nas áreas altas, mínima de 17 °C e máxima de 26 °C.

Na região Norte, temperatura mínima de 23 °C e máxima de 29 °C. No Noroeste do estado, as áreas menos elevadas devem registrar temperatura mínima de 23 °C e máxima de 30 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 22 °C e máxima de 26 °C. Na região Nordeste, temperatura mínima de 24 °C e máxima de 30 °C.

No domingo (01), a presença de um canal de umidade deixa o tempo encoberto e chuvoso em quase todo o Espírito Santo. O sol aparece timidamente na região Sul e em parte da região Serrana. Em alguns trechos são esperados acumulados expressivos de chuva.

Na Grande Vitória, céu encoberto e previsão de chuva a qualquer hora. Temperatura mínima de 23 °C e máxima de 27 °C. Na região Sul, as áreas menos elevadas devem registrar temperatura mínima de 22 °C e máxima de 27 °C. Nas áreas altas: mínima de 20 °C e máxima de 27 °C.

Nas áreas menos elevadas da região Serrana, temperatura mínima de 21 °C e máxima de 26 °C. Nas áreas altas: mínima de 19 °C e máxima de 24 °C. Na região Norte, temperatura mínima de 23 °C e máxima de 27 °C.

Na região Noroeste, as áreas menos elevadas devem registrar temperatura mínima de 23 °C e máxima de 28 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 22 °C e máxima de 25 °C. Na região Nordeste, temperatura mínima de 24 °C e máxima de 27 °C.

Na segunda-feira (02), feriado de Finados, o canal de umidade se afasta do Espírito Santo. Mesmo assim, ainda são esperadas chuvas em todo o Espírito Santo até o final da manhã. A partir da tarde, as chuvas devem se concentrar na região Norte e em trechos das regiões Nordeste e Noroeste.

Na Grande Vitória, temperatura mínima de 21 °C e máxima de 29 °C. Na região Sul, os termômetros das áreas menos elevadas devem registrar mínima de 20 °C e máxima de 29 °C. Nas áreas altas: mínima de 18 °C e máxima de 27 °C. Na região Serrana, as áreas menos elevadas: temperatura mínima de 18 °C e máxima de 27 °C. Nas áreas altas: mínima de 16 °C e máxima de 24 °C.

Na região Norte, variação de nuvens e previsão de chuva ao longo do dia. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 29 °C. Na região Noroeste, variação de nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 21 °C e máxima de 31 °C.

Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 21 °C e máxima de 27 °C. Na região Nordeste, variação de nuvens e previsão de chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 22 °C e máxima de 28 °C.