Aconteceu na semana passada, na Casa Lar de Maria, uma das unidades da Casa Reviver, uma capacitação sobre o tema “Desmistificando a ELA”, com as técnicas Juliana e Ariane. O treinamento foi motivado após o diagnóstico de um idoso acolhido com esta doença rara.

A capacitação contou com a participação dos colaboradores da unidade, que tiraram todas suas dúvidas sobre o tema. Ao final, ainda foi realizada uma demonstração prática junto ao idoso sobre a forma correta do manejo e outras práticas junto ao mesmo.

A capacitação possibilitou o aprendizado sobre a importância e necessidade do cuidado ao idoso portador do ELA.

Saiba mais sobre a doença

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença rara, neurodegenerativa progressiva, para a qual não existe evidência de tratamento que leve à cura da doença. Ela afeta o sistema nervoso e acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante. A doença ganhou bastante notoriedade na mídia em 2014, com a campanha do Desafio Balde de Gelo nas redes sociais, onde famosos e anônimos derrubavam um balde água gelada no corpo para divulgar e arrecadar fundos para pesquisa e ajudar pacientes com a doença. O físico britânico Stephen Hawking foi um dos portadores mais conhecidos mundialmente da ELA.

Desde 2009, o Ministério da Saúde, por meio do SUS, oferece assistência e medicamentos gratuitos aos pacientes com essa doença, com base no que está cientificamente comprovado. Em 2014, o Ministério da Saúde ampliou o cuidado a pessoas com doenças raras, instituindo a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, incluindo a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas dessa doença foi atualizado em novembro de 2015.