A imunização de toda a população com mais de 60 anos contra a covid-19 já está autorizada no Espírito Santo. A autorização foi dada por meio de uma resolução publicada no Diário Oficial do Estado do último sábado (13), conforme lembrou nesta quarta-feira (17) o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, durante uma coletiva de imprensa.
O secretário, no entanto, lembrou que os municípios deverão obedecer a um escalonamento das faixas etárias a serem atendidas. Dessa forma, quando forem imunizados 90% dos indivíduos de uma determinada faixa etária, poderá ser iniciada a vacinação de um novo grupo, com faixa etária inferior.
“A vacinação ocorrerá de maneira descendente. Na medida que o município alcançar 90% do público-alvo daquele momento, ele já poderá dar sequência à vacinação do grupo seguinte”, explicou.
A resolução publicada pela Sesa, no último sábado, traz um cronograma de vacinação para os idosos com idade inferior a 90 anos. De acordo com a publicação, a vacinação deste novo grupo fica autorizada “sempre que a meta de vacinação de 90% for atingida no grupo alvo, com as doses devidamente registradas pelo município no Sistema de Informação SIPNI (módulo Campanha de Vacinação Covid-19), do público da faixa etária prevista pelo IBGE”.
Veja a ordem de vacinação para idosos com idade inferior a 90 anos:
I. 85 a 89 anos;
II. 80 a 84 anos;
III. 75 a 79 anos;
IV. 70 a 74 anos;
V. 65 a 69 anos;
VI. 60 a 64 anos.
Para adiantar a imunização dos idosos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) resolveu usar as doses que estavam reservadas para a segunda aplicação. A decisão foi tomada a partir da expectativa de o Espírito Santo receber, na próxima semana, um novo lote de doses da Coronavac. A expectativa é que as novas doses disponibilizadas sejam suficientes para ampliar o público-alvo a ser imunizado e também serem aplicadas em quem já recebeu a primeira dose.
Fernandes destacou ainda que, dos próximos lotes que chegarem, 5% das doses serão reservadas para trabalhadores da saúde e 95% para a população idosa. “Entendemos que grande parte dos trabalhadores foi imunizado. O Espírito Santo apresenta um indicador muito feliz. O público-alvo já tem 60% de cobertura vacinal no Espírito Santo e já é possível perceber um resultado de curto prazo nos trabalhadores”, afirmou.