Foto: SeCult-ES

O Espírito Santo conquistou 1º lugar em transparência pública no País. A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, da Controladoria Geral da União (CGU), mostra que o Estado recebeu nota máxima (10), ocupando o topo do ranking entre os 27 estados.

O Estado já havia sido 1º lugar de 2014 a 2017. Mas, em 2018, caiu para a 8ª colocação. “No mesmo dia em que lançamos essa ferramenta moderna e importante que é o Plano de Integridade, na véspera do Dia Estadual Contra a Corrupção, o Espírito Santo retoma a liderança em transparência no Brasil, pela Escala Brasil Transparente, da CGU”, comemorou o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

A subsecretária de Estado de Transparência, Mirian Porto do Sacramento, disse que o 1º lugar no ranking reflete a preocupação do governo com a transparência.  “A equipe da Subsecretaria de Transparência trabalhou incansavelmente para apoiar os órgãos, que não mediram esforços para entregar o resultado esperado”, observa a subsecretária.

Avaliação

A análise da CGU foi realizada no período de 01 de abril a 31 de dezembro de 2020, e avaliou todos os Estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes. Ao todo, foram avaliados 691 entes. A Avaliação 360º é composta de dois blocos, sendo um para análise de quesitos de transparência ativa (informações publicadas nos sites oficiais e portais de transparência) e outro para os quesitos de transparência passiva (respostas a pedidos de acesso à informação).

A conquista da nota máxima significa que o Estado atingiu todos os requisitos avaliados, cumprindo em totalidade as exigências em transparência.