Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê queda de até 10º C na temperatura com possibilidade de recorde de frio no Espírito Santo.
A frente fria que avança sobre o Brasil chegou, na noite desta quarta-feira (28), no Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas com risco de onda de frio, declínio de temperatura e ventos costeiros para os municípios do estado.
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê queda de até 10º C na temperatura com possibilidade de recorde de frio no Espírito Santo.
De acordo com o aviso meteorológico emitido pelo instituto, há condições favoráveis para a formação de geada nas localidades mais altas. Nesses locais, a temperatura combinada com a velocidade do vento pode causar sensação térmica inferior a 0 °C.
O coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, explicou que a massa de ar de origem polar pode provocar uma onda de frio intenso.
Com a passagem da frente fria pelo estado, as nuvens aumentam e chove com fraca intensidade. A massa de ar também poderá provocar aumento dos ventos, que podem chegar a 50 km/h.
Há três alertas de risco vigentes no Inmet para o Espírito Santo. O aviso de perigo para o declínio de temperatura é válido para todos os municípios e vai até a 0h de sábado (31). A queda de mais de 5º graus pode apresentar riscos para a saúde.
Há alerta de atenção também para ventos costeiros em 26 municípios próximos ao litoral do estado. No mar, os ventos fortes podem provocar ondas de até seis metros em alto-mar e ondas de 3,5 metros na faixa litorânea.