Pesquisas nos âmbitos federal, estadual e municipal indicam que estimular as crianças desde o momento da gestação da mãe até os primeiros anos de vida, na chamada primeira infância, ajuda na formação e desenvolvimento do seu potencial. 

Para chamar atenção sobre a primeira fase da vida, o  Ministério da Cidadania lançou a campanha: “Agosto, o Mês da Primeira Infância”.

Neste mês, serão promovidas atividades, diálogos e debates sobre a importância da primeira infância, com representantes da sociedade civil e do Governo. Em Marataízes, a campanha foi aberta nesta quarta-feira, 11 de agosto, com essa palestra realizada no plenário da Câmara Municipal.

Ana Maria de Souza, coordenadora municipal do Criança Feliz, um dos principais programas do Governo Federal voltado à Primeira Infância, falou sobre a importância de se adotar políticas de proteção à essa faixa etária e as ações realizadas em Marataízes.

A palestra foi acompanhada pelo secretário municipal de Assistência Social, Habitação e Trabalho, Erimar Lesqueves, pelo presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Silva Almeida, vários vereadores e a população de Marataízes.

Por meio do Programa Criança Feliz, as famílias atendidas recebem, em casa, orientações de promoção ao desenvolvimento infantil. É o maior programa de visitação domiciliar do mundo voltado à primeira infância, e é considerado uma das seis iniciativas mais inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais da educação. Está presente em 2.902 municípios brasileiros.