Segundo o Inmet, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (01), um novo aviso de perigo para grande acumulado de chuva no Espírito Santo. O alerta laranja é válido para 23 municípios capixabas, incluindo a Grande Vitória, e segue até as 10 horas desta quinta-feira (02).

Segundo o Inmet, nessas cidades pode chover com intensidade entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Também há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas cidades com tais áreas de risco.

O alerta laranja é válido para os seguintes municípios: 

– Afonso Cláudio
– Aracruz
– Baixo Guandu
– Cariacica
– Colatina
– Domingos Martins
– Fundão
– Ibiraçu
– Itaguaçu
– Itarana
– João Neiva
– Laranja da Terra
– Linhares
– Marilândia
– Pancas
– Santa Leopoldina
– Santa Maria de Jetibá
– Santa Teresa
– São Roque do Canaã
– Serra
– Viana
– Vila Velha
– Vitória

O Inmet orienta a população a evitar enfrentar o mau tempo; observar a alteração nas encostas; desligar, se possível, aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de situação de inundação ou similar, proteger seus pertences da água envoltos em sacos plásticos; e acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) para obter mais informações.
Esse foi o terceiro aviso meteorológico emitido pelo instituto para o Espírito Santo somente nesta quarta-feira. Os demais também têm duração até as 10 horas desta quinta.
O primeiro, de perigo potencial para chuvas intensas, foi emitido logo pela manhã. Ele abrange 27 cidades capixabas, na Grande Vitória e no norte do estado.
Já o segundo, emitido durante a tarde, também alerta para o perigo de grande acumulado de chuva em municípios do norte capixaba.