O Governador do Espírito Santo é o presidente do Consórcio Brasil Verde do Fórum dos Governadores brasileiros
Treze governadores brasileiros vão participar da Conferência do Clima da ONU, que começou neste domingo, 31, em Glasgow, na Escócia
Até o fim da 26ª Conferência do Clima (COP26), que acontece em Glasgow, na Escócia, no dia 12 de setembro, ao menos 13 governadores brasileiros vão participar do evento.
Entre os gestores com participação confirmada estão Gladson Cameli (Republicanos), do Acre; Camilo Santana (PT), do Ceará; Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo; Mauro Mendes (DEM), de Mato Grosso; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco; Wellington Dias (PT), do Piauí; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Marcos Rocha (PSL), de Rondônia; Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina; e João Doria (PSDB), de São Paulo.
Uma parte dos gestores estaduais faz parte do Consórcio Brasil Verde, inciativa criada pelo Fórum Nacional de Governadores, com o objetivo de atuarem em conjunto na promoção de ações de enfrentamento às mudanças climáticas. O consórcio é presidido pelo governador Renato Casagrande (PSB-ES).
Segundo Casagrande, é a primeira vez que o Brasil tem uma organização consorciada para articular a captação de recursos em ações e projetos na área ambiental. “Pela primeira vez, o Brasil tem uma organização desse tipo com ações que têm objetivo de reduzir as emissões, como obras de adaptações às mudanças climáticas e ações mais contundentes na área de prevenção”, destacou ele, que é engenheiro florestal.