O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) lançou nesta terça-feira (23), o Projeto Atração Ativa de Investimentos para os municípios. O evento de lançamento aconteceu no auditório do Sebrae, em Vitória.

A ação foi realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e apoio do Sebrae-ES.

A prospecção ativa de novos negócios e projetos para o Espírito Santo é uma das premissas do governo, que, por meio da Sectides, estabeleceu uma metodologia de atração ativa de investimentos e novos projetos para o Estado, que resulta na geração de emprego e renda para toda a população capixaba.

O modelo de prospecção ativa de investimentos utilizado pelo Governo do Espírito Santo foi apresentado.Ocorreu também a assinatura de um Memorando de Entendimento (MOU) com a Amunes para viabilizar o apoio e a orientação aos gestores municipais e equipes, com objetivo de que possam colocar em prática a prospecção ativa em suas regiões. O evento contou ainda com palestras com os temas “Potencializando a competitividade do ES”, “Programa ES 100% Empreendedor” e “Cidade Empreendedora”.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, frisou a importância do evento para os municípios e para o Estado. “O Espírito Santo é um dos estados mais organizados do País e temos um ambiente favorável para novos negócios. O governador Renato Casagrande está empenhado no trabalho voltado à competitividade, desburocratização e foco na atração de investimentos, por meio de uma política de incentivos fiscais atraente para estimular o desenvolvimento regional”, pontuou.

O vice-prefeito de Mimoso do Sul Paulinho Barros esteve presente e destacou a importância do projeto para o município. “Mimoso é uma cidade privilegiada pela questão logística, a BR 101 passa em nossa porta e corta grande parte do município. Temos potencial para um grande complexo logístico por exemplo, além de diversas outras potencialidades. Estou muito animado!”


Para o secretário, esse é o cenário ideal que transmite segurança ao investidor. “Nosso objetivo é que os municípios também possam explorar melhor seu potencial, em relação à localização, mão de obra e política tributária, se apresentando de maneira assertiva e efetiva para as empresas capixabas e de fora do Estado. Fazemos contato constante com diversas empresas que têm interesse em vir ou ampliar projetos nas regiões, portanto todas as cidades têm potencial de atração”, acrescentou Hoffmann.


Atração de Investimentos

Uma política de atração de investimentos é de fundamental importância para o desenvolvimento de um estado, mas principalmente para os municípios. Atrair empresas é o resultado de diversas ações que demonstram os potenciais investidores que o município está preparado para atender, incluindo as demandas necessárias para dar início à operação.
Nesse contexto, o Governo do Estado apresentou aos municípios a política pública de atração de investimento ativa, com o objetivo de mostrar aos gestores municipais as ferramentas efetivas de geração de emprego e renda.