O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), lidera as intenções de voto para as Eleições de 2022 em dois cenários estimulados (quando os nomes dos concorrentes são apresentados ao entrevistado) para a disputa do Executivo estadual. Com 21,4% no primeiro e 26,3% no segundo, tem a preferência do eleitorado capixaba, conforme levantamento realizado pela Orizzonte Pesquisas.

Divulgada recentemente, a pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de julho de 2021 e ouviu 1.030 pessoas aptas a votar, com idade entre 16 e 70 anos ou mais, em 29 cidades do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória e os dois municípios de maior densidade eleitoral de cada uma das microrregiões do Estado. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,1%. Ao longo do texto você confere todos os detalhes destrinchados sobre a pesquisa.

A pesquisa foi feita contendo os seguintes cenários, com os possíveis candidatos: o ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos; o senador Fabiano Contarato; o prefeito de Linhares, Guerino Zanon; o ex-deputado federal Carlos Manato; o ex-governador Paulo Hartung; o atual governador Renato Casagrande; o deputado federal Felipe Rigoni; e o deputado estadual Sergio Majeski.

O primeiro cenário é considerada a participação de todos os acima citados, enquanto que no segundo cenário o nome do ex-governador Paulo Hartung é retirado.

Renato Casagrande, com 21,4% (220) das intenções de voto, tem adversário próximo apenas no cenário 1: o ex-governador Paulo Hartung (sem partido), com 17,0% (175). Na sequência aparecem Carlos Manato, com 7,6% (78), Audifax Barcelos, com 6,4% (66), Fabiano Contarato, com 5,4% (56), Guerino Zanon, com 5,1% (53), Sergio Majeski, com 3,6% (37), e por último Felipe Rigoni, com 0,4%.