“Transmissão está alta”, alertou Casagrande. Taxa de transmissão é perto de 3 e internações hospitalares subiram
O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta sexta-feira (14), o novo mapa de risco da Covid-19, que terá vigência desta segunda (17) até o próximo domingo (23).
Em pronunciamento, o governador Renato Casagrande (PSB) também anunciou o fim da classificação de “risco muito baixo” da matriz de risco.
Assim como no mapa de risco anterior, todas as cidades permanecem classificadas em risco baixo para o coronavírus. Não há cidades em riscos extremo, alto ou moderado.
Mapa de risco divulgado nesta sexta-feira (14). Todas as cidades do ES têm risco baixo para Covid-19 — Foto: Reprodução/Governo do ES
Governo elimina ‘risco muito baixo’ da matriz
Desde o início de novembro de 2021, uma nova matriz de risco passou a valer em todo o Espírito Santo para avaliar o potencial de transmissão da Covid-19. Com a mudança, além das classificações já existentes (risco baixo, moderado, alto e extremo) as cidades, divididas em microrregiões, poderiam ser avaliadas ainda como a classificação de risco muito baixo.
No entanto, nesta sexta-feira, o governador Renato Casagrande anunciou a eliminação da classificação de risco muito baixo.
A eliminação desse índice ocorre em função do aumento do número de casos de Covid-19 no estado, que vem sendo registrado nos últimos dias. Somente nesta sexta, foram contabilizados mais de quatro mil novos casos de infecção pelo vírus. Na última segunda-feira (10) foram quase 7 mil novos casos.
“Nós só podemos ter região de risco muito baixo se tivermos a doença em queda. Como estamos com ascensão do contágio, vamos suspender essa classificação da matriz”, explicou Casagrande.
O governador ainda pontuou que esse tipo de classificação “não condiz com a realidade” do momento.
Até o momento, nenhuma região do Espírito Santo conseguiu atingir a meta de vacinação de adolescentes, adultos e doses de reforço para ser avaliada em risco muito baixo.
Cidades do ES permanecem em risco baixo para Covid-19 — Foto: Reprodução/Governo do ES