Tanto as redes estadual e municipais de educação quanto as escolas privadas seguirão os calendários letivos já determinados; só haverá mudanças se houver alguma recomendação da Sesa

O avanço no número de casos de covid-19 não deve mudar o início do ano letivo, até o momento. Prefeituras da Grande Vitória, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e as escolas privadas pretendem seguir os calendários determinados, seguindo as normas de prevenção à doença orientadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

A Sedu informou que segue com o planejamento para o retorno das aulas no dia 3 de fevereiro, de acordo com o calendário letivo 2022, mantendo nas escolas da rede estadual todas as medidas preventivas de acordo com os protocolos já definidos. 

A Secretaria de Estado da Educação ressalta que acompanha junto à Sesa os dados da pandemia da covid-19 e continua seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde, inclusive a adoção de medidas restritivas caso sejam necessárias.

SERRA

A Secretaria de Educação da Serra informou que o início das aulas presenciais está mantido para o dia 4 de fevereiro. A prefeitura informou que as escolas passaram por obras de adaptação à pandemia, como aumento da ventilação, reforma dos banheiros, instalação de novas torneiras e bebedouros.

A prefeitura acrescentou que orientará as unidades de ensino da rede municipal a atualizar os Planos Estratégicos de Prevenção e Controle da transmissão da covid-19, realizará o monitoramento diário de possíveis casos por meio da Plataforma Escola Segura e determinará o cumprimento dos protocolos sanitários, como uso individual de máscaras e uso de álcool para higienização das mãos, entre outras ações.

VILA VELHA

Em Vila Velha, a Secretaria de Educação informou que as aulas vão retornar no dia 7 de fevereiro e que, no momento, não está sendo discutida alteração nesta data.

Sobre a possibilidade de rodízio, a Secretaria de Educação de Vila Velha informou que segue as determinações feitas pelas autoridades da saúde, respeitando os protocolos de biossegurança contra a covid-19 vigentes no município.

Além do avanço da vacinação, a Prefeitura de Vila Velha acrescentou que todas as unidades municipais seguem os protocolos. 

É obrigatório o uso de máscara e todas as escolas possuem termômetros para aferir a temperatura das pessoas, álcool em gel e demarcações nos ambientes de sala sinalizando o distanciamento, além de cartazes informativos sobre o enfrentamento à doença.

VITÓRIA

A Secretaria de Educação de Vitória (Seme) informou que segue o que determina a matriz de risco para a covid-19 válida para todo o Espírito Santo, desenvolvida pelo Governo do Estado. 

Até o momento, a Capital segue classificada como risco baixo e a matriz de risco aponta que neste cenário é permitido manter as aulas presenciais e sem revezamento.

Em Vitória, o ano letivo começa no dia 7 de fevereiro para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em dezembro do ano passado, a Secretaria de Educação de Vitória enviou para as 102 unidades de ensino da capital R$ 11.438.092,08 para organização do início do ano letivo de 2022. Essa verba é destinada à aquisição de gêneros alimentícios, material de consumo, material permanente e contratação de serviços.