Proprietários de veículos pesados com placas de final 1 ou 2 devem efetuar o pagamento da cota única ou da primeira parcela do IPVA nesta terça-feira
Proprietários de veículos pesados, como caminhões, ônibus e micro-ônibus, no Espírito Santo, devem ficar atentos com o calendário do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA). Isso porque o prazo para pagar a primeira parcela ou a cota única do imposto vence nesta terça-feira (08) para veículos dessas categorias, cujas placas terminem com os números 1 ou 2.
O mesmo vale para a taxa de licenciamento veicular de 2022, que deve ser paga junto com a cota única do IPVA ou quando vencer a última parcela do imposto, para aqueles que optarem pelo parcelamento.
Os motoristas do Espírito Santo que realizarem o pagamento do IPVA em cota única terão 15% de desconto. O percentual é três vezes maior do que geralmente era aplicado.
Quem preferir, pode parcelar o pagamento do imposto. Os proprietários de caminhões, ônibus e micro-ônibus têm a opção de pagá-lo em duas parcelas.
No caso dos veículos com placas de final 1 ou 2, a primeira parcela ou a cota única vencem nesta terça-feira. Já a segunda, no dia 11 de abril — prazo limite quando também deve ser pago o licenciamento. O calendário de vencimentos para veículos pesados segue até o mês de julho.
Já para os donos de veículos leves, como automóveis, caminhonetas, motocicletas, entre outros, o IPVA e o licenciamento começam a vencer a partir do mês que vem. Nesse caso, o IPVA poderá ser pago em até quatro vezes, com parcelas vencendo nos meses de abril, maio, junho e julho (confira o calendário abaixo).
O calendário de vencimentos do IPVA 2022 foi divulgado no final do ano passado. Não está previsto, para este ano, o pagamento, sem juros e multas, durante o segundo semestre, como aconteceu em 2021 por conta da pandemia da covid-19.