O Espírito Santo vive a expansão da 5ª onda de covid-19. A informação foi confirmada pelo secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (06). Ao lado do subsecretário Luiz Carlos Reblin, Fernandes ainda reforçou sobre a orientação do uso de máscaras em ambientes fechados e coletivos.

Questionado se os capixabas serão obrigados a voltar a usar as máscaras de proteção facial, Nésio Fernandes esclareceu que a orientação da Secretaria de Estado da Saúde permanece a mesma: de que as pessoas utilizem a máscara dentro de ambientes fechados, e também nos ônibus.

“Mantemos a recomendação explícita do uso de máscaras em ambientes fechados ,principalmente em transportes coletivos. Orientamos a todos: não subestimem sintomas leves. Não tornaremos obrigatório o uso de máscaras agora. Seguiremos recomendando. Entendemos que as condições que enfrentamos no momento são diferentes e, neste momento, não exige restrições”, disse

Nésio Fernandes: “Os indicadores de vacinação representam conquistas. Especialmente na população idosa. O Espírito Santo já alcançou 90% da cobertura de 3 doses em um grupo específico. No entanto, a chegada das variantes impõe a atualização da estratégia de vacinação com toda a sociedade. O ritmo da vacinação não alcançou velocidade suficiente para que novas ondas não pressionassem o serviço de saúde”.

ES já tem comprimido para tratamentos específicos em pacientes hospitalizados com a covid-19

Nésio Fernandes: “Já incorporamos o medicamento utilizado para tratamentos específicos para pacientes hospitalizados com a covid. Distribuímos em alguns hospitais. É um comprimido por dia, durante 14 dias. Caso o medicamento seja necessário em outra unidade hospitalar, a solicitação é feita e o governo do Estado encaminha. Já abrimos processo de compra, já que o governo federal não enviará novos lotes ao Estado”.