Pessoas maiores de 30 anos poderão, a partir desta terça-feira (21), receber a segunda dose de reforço (quarta dose) da vacina contra a Covid-19 em Cachoeiro. A nova aplicação estará disponível, também, para o público acima de 18 anos com doenças imunossupressoras.
A Nota Técnica Nª 019/2022 da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) do Espírito Santo, que autoriza o procedimento, publicada no último domingo (19), libera a nova aplicação do imunizante àqueles que receberam a primeira dose de reforço (terceira dose) há, pelo menos, quatro meses.
A vacina contra a Covid-19 está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município que possuem sala de vacinação e, também, na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”. A imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Nas UBS do bairro Paraíso, Amaral, IBC e Aeroporto o horário se estende até às 18h. Não é necessário agendamento.
Na hora de se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.
“A ampliação do público apto a receber a segunda dose de reforço segue as orientações da Secretaria de Estado de Saúde. À medida que forem reduzidas as faixas etárias, daremos início, tão logo, à oferta do imunizante. A vacina contra Covid-19 auxilia na prevenção da infecção e do agravamento da doença, e é a principal estratégia no enfrentamento ao vírus”, destaca o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.
Quarta dose para outros públicos
Em Cachoeiro, a segunda dose de reforço já está disponível para o público acima dos 50 anos e trabalhadores da saúde. No caso dos idosos, o intervalo entre as doses é menor: três meses.
Dia D de vacinação no próximo sábado (25)
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro realizará, no próximo sábado (25), um novo Dia D de multivacinação, com oferta dos imunizantes contra Covid-19, sarampo e Influenza. A ação acontecerá no Perim Center (Caiçara) e no supermercado Sempre Tem (Coronel Borges), das 13h às 20h, e no Shopping Cachoeiro, das 10h às 15h.
Além disso, onze Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8h às 12h, para realizar a vacinação. São elas: Paraíso, Abelardo Machado, Aeroporto, Amaral, Aquidaban, BNH de baixo, IBC, São Luiz Gonzaga, União, Village da Luz e Zumbi.
Quem poderá se vacinar no Dia D?
Vacina contra gripe (Influenza): Nesta fase da campanha de vacinação contra gripe, o imunizante está sendo ofertado para idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com deficiência permanentes; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; membros das forças de segurança, salvamento e armadas; trabalhadores portuários.
Sarampo: Durante o mutirão de vacinação, o imunizante contra o sarampo será ofertado para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e, também, para os trabalhadores da área da saúde.
Covid-19: A vacina contra Covid-19 está disponível para o público a partir dos 5 anos de idade.