O frio chegou antes da hora ao Espírito Santo e, há algumas semanas, os capixabas já sentem um clima de inverno. Apesar disso, a estação mais fria do ano só começou, oficialmente, nesta terça-feira (21), e as temperaturas devem continuar baixas nos municípios capixabas.
Segundo a meteorologista Ana Clara Marques, do Instituto Climatempo, a queda registrada nos termômetros no Espírito Santo, já observada e sentida há duas semanas, será tendência no inverno 2022. Esse cenário será formado por causa dos frequentes avanços de massas de ar frio ao longo de julho e no começo do mês de agosto.
Ela também descreveu que os dias serão, na maioria, secos e ensolarados. A chuva pode até aparecer, como a prevista para esta terça-feira (21), mas não são esperados grandes volumes. “Será um inverno em que vai chover em intervalos regulares, porém, com volume de chuvas baixo, de forma geral. Não vai ser um inverno chuvoso”, explica.
O meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, informou que o inverno em 2022 não terá nenhuma grande alteração ao que foi observado nos anos anteriores.
“Vão se manter as características da estação do inverno que são baixas temperaturas, diminuição gradativa do volume de chuva, noites mais longas que os dias e avanço das frentes frias”, descreve.
Ele explica que, nesta época do ano, as frentes frias chegam acompanhadas de massas de ar polar mais intensas e vão diminuindo a temperatura por onde passam. Mas não trazem chuva.
“Outra característica da estação são as inversões térmicas e a ocorrência de nevoeiros, que costumam se formar entre a noite e o início da manhã, causados pela umidade relativa do ar elevada, grande resfriamento da superfície e ar estável, praticamente sem vento”, descreve.
Ramos alerta que a umidade relativa do ar pode chegar a valores críticos (abaixo dos 20%) especialmente longe do litoral. Além de causar incômodos respiratórios, a baixa umidade pode favorecer a ocorrência de incêndios.
As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 23-25 ºC na Região Serrana e dos 27-28 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 10-12 ºC na Região Serrana e dos 15-17 ºC nas demais regiões.
Inverno começa com chuva, segundo previsão do Incaper
Segundo o Incaper, na terça-feira (21), dia em que marca o início da estação do inverno no Hemisfério Sul, a presença da umidade trazida pelos ventos costeiros mantém a instabilidade em parte do Espírito Santo.
A previsão é de chuva passageira por todo o norte capixaba, além da Grande Vitória e do trecho leste da região Serrana. Não chove nas demais áreas do Estado, as temperaturas sofrem ligeira elevação e o vento sopra com até moderada intensidade no litoral sul.
Na Grande Vitória, previsão de chuva fraca no começo do dia e tendência de tempo aberto nos demais horários. Temperatura mínima de 19 °C e máxima de 26 °C. Em Vitória, a mínima é de 19 °C e máxima de 26 °C.
Na Região Sul, poucas nuvens, sem chance de chuva, com vento moderado no litoral. Nas áreas menos elevadas, a temperatura mínima vai ser de 16 °C e máxima de 29 °C. Nas áreas altas, mínima de 12 °C e máxima de 27 °C.
Na Região Serrana, previsão de chuva passageira apenas no trecho leste da região. Não chove nas demais áreas. Nas áreas menos elevadas, a temperatura mínima de 15 °C e máxima de 28 °C. Nas áreas altas: mínima de 12 °C e máxima de 24 °C.
Na Região Norte, predomínio de tempo aberto. Previsão de chuva passageira em alguns trechos. Temperatura mínima de 19 °C e máxima de 26 °C.
Na Região Noroeste, predomínio de tempo aberto. Previsão de chuva passageira em alguns trechos. Nas áreas menos elevadas, temperatura mínima de 20 °C e máxima de 27 °C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 13 °C e máxima de 26 °C.
Na Região Nordeste, previsão de chuva fraca no começo do dia e tendência de tempo aberto nos demais horários. Temperatura mínima de 18 °C e máxima de 29 °C.