O líder dos petistas afirma que em pouco mais de cinquenta anos de vida pública viu poucas pessoas com o caráter e a conduta ética do senador
O senador capixaba Fabiano Contarato (PT), que retirou sua pré-candidatura ao governo do Estado no último dia 15 deste mês, recebeu uma mensagem repleta de elogios e palavras carinhosas por parte do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um vídeo de pouco mais de dois minutos, publicado no canal de Contarato no YouTube.
No material divulgado nesta quarta-feira (20), Lula fala brevemente de sua trajetória e explica os motivos pelos quais o PT nacional, divergindo do que foi decidido em âmbito estadual, deliberou pela retirada da candidatura do senador, direcionando o apoio da legenda à busca do atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), pela reeleição.
O líder dos petistas começa sua fala afirmando que em pouco mais de cinquenta anos de vida pública viu poucas pessoas com o caráter e a conduta ética de Contarato.
Em seguida, Lula fala sobre a retirada do nome do senador da disputa pelo comando do Palácio Anchieta. “Todo mundo sabe que o companheiro Contarato queria ser candidato ao governo do Espírito Santo. Mas todo mundo também sabe que o PT fez uma aliança nacional com o PSB. E, portanto, nós tínhamos o compromisso de privilegiar essa aliança”, explica Lula.
Na sequência do vídeo, o ex-presidente cita um pedido da Executiva nacional da sigla feito diretamente ao parlamentar. “A nossa presidente, Gleisi (a deputada federal Gleisi Hoffmann), fez um apelo ao companheiro Contarato, que ele deixasse de ser candidato ao governo do Espírito Santo, para que a gente pudesse apoiar o governador, o nosso companheiro Casagrande”, diz o petista.
Lula também destaca que muitas pessoas podem ter achado que o senador capixaba ficou chateado com a decisão da cúpula petista. Entretanto, de acordo com o ex-presidente, Contarato demonstrou competência e total entendimento da situação em que o partido se encontrava.