Presidente da Assembleia Legislativa tem reunião decisiva nesta quinta-feira (28) e dificilmente permanecerá na eleição ao Palácio Anchieta

O presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), deve desistir da candidatura ao governo do Espírito Santo. Ele terá uma reunião decisiva nesta quinta-feira (28) com o presidente estadual do seu partido, Roberto Carneiro, e outros aliados. Minha apuração indica que Erick dificilmente permanecerá na corrida ao Palácio Anchieta. Ainda nesta quinta-feira, ele mesmo ou a direção estadual do Republicanos pode fazer um anúncio relacionado ao seu destino eleitoral

De acordo com fontes envolvidas nas negociações, existe a forte possibilidade de Erick, incrivelmente, retirar a candidatura a governador para concorrer a senador pelo Republicanos, no lugar do ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli, filiado à mesma sigla. Em se confirmando essa hipótese, Meneguelli será definitivamente rifado da disputa majoritária pelo próprio partido, controlado no Espírito Santo por Erick e Roberto Carneiro.

Nesta quarta-feira (27), quem desistiu oficialmente de disputar o governo do Estado foi o deputado federal Felipe Rigoni, presidente estadual do União Brasil, que agora tende a não apoiar nenhum candidato a governador. Rigoni decidiu disputar a reeleição na Câmara dos Deputados.

Erick e Rigoni mantêm proximidade política. O presidente da Assembleia pode ser candidato ao Senado numa coligação entre seu Republicanos e o União Brasil de Rigoni, que seria válida exclusivamente na eleição para senador. Nesse caso, Erick somaria o tempo de propaganda de TV e rádio do União Brasil ao do Republicanos. Em troca, pediria votos para Rigoni na eleição a deputado federal.

Em fevereiro, Erick completou 35 anos, idade mínima exigida pela Constituição Federal (art. 14, § 3º, VI) para um cidadão brasileiro concorrer ao Senado. Rigoni fez 31 anos em junho e só poderá pleitear esse cargo na eleição de 2026, quando terá exatos 35 anos.