Duas delas vão ser já na primeira quinzena de agosto. A segunda tem maior potencial para provocar chuva no período aproximado entre os dias 9 e 16 de agosto

Diferentemente do ocorrido no mês de julho, agosto deve ser marcado pela presença de mais frentes frias no Espírito Santo. A previsão é que passem pelo estado quatro frente frias, provocando um pouco de chuva e queda de temperatura.

Duas delas vão ser já na primeira quinzena de agosto. A segunda tem maior potencial para provocar chuva no período aproximado entre os dias 9 e 16 de agosto. O ar frio será mais sentido também neste período.

Segundo a meteorologista do Climatempo Josélia Pegorim, a diferença do mês de julho é que não teremos o forte bloqueio atmosférico que predominou durante todo o mês de julho. Assim, as frentes frias devem avançar normalmente e várias terão força para chegar ao Espírito Santo. Mas a primeira semana do mês ainda será relativamente quente.

“Agosto também deve ser de chuva acima da média para todo o litoral do Espírito Santo e também para a região serrana. Já a temperatura deve ficar um pouco abaixo da média climatológica”, diz.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva em agosto no ES varia de 30mm a 60 mm. E em agosto de 2021, o Espírito Santo teve menos chuva do que a média e a temperatura máxima ficou abaixo do normal em muitas áreas do centro-sul do estado, o que deve ser diferente neste mês que começa.