Essas obras já estavam previstas e têm como objetivo dar mais trafegabilidade e mais segurança no trecho
A Eco101 inicia, nesta terça-feira (09), obras noturnas em trechos da BR-101. Serão realizadas intervenções em pontos que compreendem do quilômetro 358, em Anchieta, ao quilômetro 461, em Mimoso do Sul. As obras de restauração e manutenção da malha viária são de extrema importância e têm como objetivo aumentar o conforto, a trafegabilidade e a segurança dos usuários da rodovia.
As intervenções serão realizadas por etapas. Na terça-feira (09) a frente de obra iniciará pelo quilômetro 404, em Itapemirim, e ao longo da semana estão previstas atividades entre os quilômetros 404 ao 390. Durante a obra, o tráfego ficará em Pare e Siga até que todo o reparo seja finalizado.
“Após estudos técnicos e aval da Polícia Rodoviária Federal, estamos realizando reparos profundos na rodovia que necessitarão de equipes 24 horas no local. Por se tratar de obras mais complexas, este recurso se fez necessário para dar mais celeridade aos trabalhos e com isso gerar o mínimo de transtorno aos usuários.”, explica o gerente de Engenharia, Maurício Cavalli.
Essas obras já estavam previstas e têm como objetivo dar mais trafegabilidade e mais segurança no trecho. Somente em 2022, a Eco101 diz que está investindo R$ 121 milhões em revitalização do pavimento existente.
A fim de auxiliar os motoristas, a concessionária elaborou um cronograma de frentes de obras que será divulgado pelo Twitter @_eco101, no Telegram e também pelo site da concessionária, na aba Condições do Tráfego.
Lembramos que os usuários devem redobrar a atenção e respeitar a sinalização no trecho, para a segurança de todos.
Etapas do trabalho de recuperação asfáltica com reparos profundos:
1. Implantação da sinalização de pare e siga (placas, cones e homens-bandeiras);
2. Fresagem (corte do pavimento antigo);
3. Demolição das camadas de base e sub-base danificadas com o auxílio de uma escavadeira hidráulica (profundidade de 60 cm);
4. Espalhamento e compactação das novas camadas de base e sub-base com auxílio de motoniveladoras e rolos compactadores;
5. Banho de pintura de ligação com emulsão asfáltica (material asfáltico líquido utilizado como camada de aderência entre o pavimento remanescente e o pavimento novo a ser aplicado);
6. Aplicação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), em duas camadas de 5 cm, utilizando para aplicação uma vibroacabadora;
7. Compactação do CBUQ com rolos do tipo pneumático ainda em altas temperaturas (acima de 150ºC);
8. Execução de sinalização horizontal (o pavimento recebe nova pintura de faixas);
9. Liberação ao tráfego e interdição de novo segmento para continuidade dos trabalhos.