O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.
O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos (Ambulâncias e Motolâncias) tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU realiza os atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros e condutores socorristas.
Nesta semana, com a implantação do serviço no município de Itarana, o Espírito Santo passa a ter todos os 78 municípios cobertos pelo atendimento do SAMU 192.
“O único estado brasileiro com essa marca. Em 2019, eram só 17. Mais um resultado do nosso trabalho para melhorar cada vez mais o acesso dos capixabas à saúde de qualidade.” disse o governador Renato Casagrande