A terça-feira (30) do capixaba começou com muito frio, ventos e chuva em grande parte do Espírito Santo. Apesar da sensação térmica gelada, essa não foi a madrugada mais fria em nenhum ponto do Estado. No entanto, as mínimas chegaram a atingir 10º.
De acordo com a coordenação de Meteorologia do Incaper, a menor temperatura da madrugada desta terça foi registrada em Aracê, Domingos Martins, onde os termômetros marcaram 10,2ºC.
As temperaturas mínimas de diversas localidades também foram baixas. No entanto, em nenhum local foi registrado recorde de temperatura para o ano. Em Aracê, por exemplo, no dia 19 de maio, houve frio de 1,5ºC, dia e local mais frio do ano.
Veja as temperaturas registradas nesta terça:
Vila Velha (Inmet): 15,2 °C
Vitória (Inmet): 15,6 °C
Venda Nova do Imigrante (Inmet): 12,0 °C
São Mateus (Inmet): 17,4 °C
Pres. Kennedy (Inmet): 15,4 °C
Nova Venécia (Inmet): 16,9 °C
Marilândia (Inmet): 15,7 °C
Ecoporanga (Inmet): 17,9 °C
Alfredo Chaves (Inmet): 16,4 °C
Afonso Claudio (Inmet): 14,3 °C
Aracê, Domingos Martins (Incaper): 10,2 °C
Iúna (Incaper): 11,3 °C
De acordo com o Incaper, as temperaturas amenas observadas recentemente são devido à presença do ar frio associado ao deslocamento de uma frente fria que passou pelo Espírito Santo nessa segunda-feira (29).
Além disso, a sensação de frio intenso se dá pelo aumento da intensidade dos ventos, normalmente procedentes dos quadrantes sul/sudeste.
Para os próximos dias, a tendência é que, com o afastamento a frente fria e a consequente diminuição das nuvens, haverá um aumento da amplitude térmica diária, que ´´e a diferença diária entre as temperaturas mínimas e máximas.
No entanto, isso não significa que haverá expectativa de extremos de temperatura mínima nos próximos dias. As temperaturas voltam a se elevar gradativamente no Estado a partir de quinta-feira (01), primeiro dia de setembro.