O Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (INOVES 2022) divulgou o resultado da segunda etapa e Vila Velha é semifinalista em todos os 5 projetos inscritos, ficando com nota final acima de 70%. 

O Inoves 2022 reconhece e incentiva projetos inovadores e benéficos para a população capixaba. Concorrem as equipes da administração pública do Espírito Santo em nível estadual e municipal e a premiação chega até R$ 30 mil em investimentos no programa de aceleração, certificado e selo de vencedor. 

São três categorias no Prêmio: Projeto de Ideia (ainda não implementado), Projeto em Desenvolvimento (em execução) e Projeto de Resultados (com resultados comprovados). Dos cinco projetos participantes, Vila Velha tem 4 em desenvolvimento e 1 com resultados já comprovados.

O Entre Versos e Rimas, concurso literário que mobiliza alunos e servidores da Educação, concorreu na categoria Projeto de Resultados. Em sua 7ª edição, este ano foram mais de 2.600 inscrições, estimulando a criatividade, a leitura e a escrita dos alunos. 

Na categoria Projeto em Desenvolvimento, Vila Velha classificou com o “Bolsa de Estudos – Bolsa Aluno”, onde já foram investidos mais de R$ 52 milhões desde a criação em 2021 e ajudou os alunos, famílias e comerciantes locais. Outro projeto foi o Tutoria pedagógica, com aulas de reforço em português e matemática no contraturno, no qual foram atendidos mais de 34 mil alunos.

Estão na lista de semifinalistas também o Ensina ON, projeto de videoaulas para os estudantes e produzidos por professores da rede, o “Projeto Integrador” e a Modernização da Gestão Pública na Prefeitura de Vila Velha.

Brenda Scota