Renato Casagrande (PSB) foi o primeiro candidato ao governo do Estado a assinar o Pacto pelas Juventudes, um documento elaborado pelo Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) em discussão coletiva com a juventude capixaba, com propostas para diversas áreas. Os candidatos Audifax Barcelos (Rede) e Capitão Sousa (PSTU) também foram convidados para assinar. Manato (PL), Aridelmo Teixeira (Novo), Guerino Zanon (PSD) e Claudio Paiva (PRTB) ainda serão procurados.O presidente do Cejuve, Ramon Matheus, informa que Audifax ainda não respondeu se vai assinar. Já Capitão Sousa disse que vai aderir ao pacto nas próximas semanas.
Entre os pontos do documento, estão um programa de enfrentamento ao extermínio da juventude, sobretudo negra e periférica, garantias de não aumento das tarifas de transporte público, até o final do mandato, e acesso ao emprego e à profissionalização.
Durante a assinatura, nesse sábado (17), em um encontro com a juventude, Casagrande afirmou que quando está em meio aos jovens ganha “mais disposição para renovar as minhas ideias” e que “por acreditar nessa energia dos jovens, que investimos em programas, planos e fundos para a juventude”, destacando ações como os 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs).