Em nove meses de 2022, número de casos é 90% maior que o registrado ao longo de todo ano de 2021

O número de casos de meningite no Espírito Santo este ano acende um alerta para a importância da imunização. De janeiro até agora foram registradas 41 mortes e 158 casos pela doença, segundo a secretaria de Estado da Saúde. 

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro, chamadas meninges. A doença é causada por bactérias ou vírus, porém, nem todas são contagiosas ou transmissíveis. Apesar de pessoas de qualquer idade estarem suscetíveis a contrair meningite, crianças menores de 5 anos são as mais atingidas.

O subsecretário disse ainda que há dez anos o número de casos era significativamente maior, mas na época novas vacinas foram disponibilizadas, o que contribuiu para a redução significativa de registros da doença. “Porém, em 2019, antes mesmo da pandemia provocada pela covid-19, contabilizamos 159 casos de meningite. Depois disso, chegou a covid e o isolamento social. Em 2021, foram registrados 83 casos e 19 mortes. Em 2020, 63 casos e 23 mortes”.

Esse ano, com a retomada e a liberação de todas as atividades, ainda com a cobertura vacinal não adequada, os casos voltaram a subir. Em nove meses de 2022, o número já é 90% maior do que o registrado ao longo de todo o ano de 2021.