O sistema de Aquaviário da Grande Vitória deve ser entregue até o final deste ano. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, durante entrevista em uma rádio de Vitória nesta segunda-feira (19). O investimento nas obras é de R$ 5,9 milhões na construção das quatro estações.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) confirmou que as obras de construção das estações de embarque e desembarque estão em andamento. A Estação de Porto de Santana é a que está com as obras mais adiantadas. A primeira etapa, que corresponde a parte de terra e a edificação, está praticamente concluída e agora começa a ser preparada para receber as obras da segunda fase, que é a montagem do píer.
Na Prainha, a edificação está em fase de acabamento e na Praça do Papa, a fundação foi concluída e já foi iniciada a construção da edificação. Já a estação da Rodoviária está em fase final de aprovação de projetos devido a mudança de local. Em paralelo, a Semobi está contratando a operação dos barcos e a previsão é que o sistema comece a operar ainda este ano.
Já as plataformas flutuantes já estão sendo finalizadas no canteiro central para depois serem transportadas e instaladas nas estações.
Em relação a licitação de operação dos barcos, a Semobi informa ainda que está respondendo os questionamentos do Tribunal de Contas, sem prejuízo ao processo licitatório.
HISTÓRICO
O Sistema Aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 1990, quando foi desativado. Inicialmente, está prevista a operação com quatro estações para embarque e desembarque: Prainha (em Vila Velha), Enseada do Suá e Rodoviária (em Vitória) e Porto de Santana (em Cariacica).
Os pontos de embarque e desembarque vão contar com estrutura onde os passageiros vão aguardar a embarcação. Para o acesso aos barcos, haverá uma interligação, tipo ponte, que será coberta para o conforto de quem usar o novo aquaviário.