‘Dahmer: um canibal americano’, da Netflix, tem feito muito sucesso nas últimas semanas, mas não é a primeira produção que transforma crimes reais em ficção. Apesar do enorme acervo de documentários do gênero true crime, existem séries de grande sucesso no catálogo da plataforma de streaming.

Mindhunter

Se a mente insana é imprevisível, como é possível ficar um passo à frente dela? Em Mindhunter, dois agentes do FBI embarcam em uma odisseia investigativa para descobrir as respostas.

A história é baseada em um dos primeiros criadores de perfis criminais de assassinos seriais, John E. Douglas, acompanhando a rotina e o trabalho dos agentes do FBI Holden Ford, Bill Tench e a psicóloga Wendy Carr ao longo das décadas de 1970 e 1980.

Manhunt: Unabomber

A produção é um retrato sobre o dia a dia de agentes do FBI em suas missões para desvendar célebres casos criminais. A primeira investigação é sobre uma caçada de aproximadamente 20 anos para capturar Ted Kaczynski, mais conhecido como o terrorista “Unabomber”. Ele foi condenado à prisão perpétua por participar de uma série de atentados nos Estados Unidos.

Inacreditável

Esta produção conta a história de uma jovem de 18 anos que contou à polícia ter sido estuprada dentro de seu próprio apartamento, e depois voltou atrás em sua versão. O caso só pôde avançar, de fato, quando duas detetives do sexo feminino assumiram a liderança e compreenderam melhor o contexto da ocasião.

O enredo da minissérie foi inspirado em um acontecimento real, relatado por uma reportagem do jornal investigativo ProPublica em conjunto com o The Marshall Project.

Olhos que condenam

A minissérie Olhos que condenam, criada, dirigida, escrita e pensada por Ava DuVernay fala sobre um dos casos mais emblemáticos da história norte-americana que envolve a condenação e a prisão de cinco jovens negros do bairro do Harlem sob a falsa acusação de estupro de uma mulher no Central Park em 1989.

Eles só foram inocentados em 2014, depois que evidências de DNA comprovaram que o grupo não estava conectado ao brutal crime contra Trisha Meili.

Inventando Anna

Inventando Anna é uma minissérie original que acompanha a jornalista Vivian enquanto ela investiga a vida da glamourosa e misteriosa Anna Delvey, uma jovem que aproveita uma vida de luxos e festas como uma herdeira alemã milionária, mas, na verdade, utiliza essa fachada para dar inúmeros golpes em bancos e jovens ricos.

O paraíso e a serpente

Os oito episódios de “O Paraíso e a Serpente” são chocantes e eletrizantes, mas ainda não dão conta de explorar todos os detalhes da trajetória criminosa de Charles Sobhraj, golpista e assassino que aterrorizou turistas na Ásia na década de 1970. 

Ao lado de sua namorada, ele se passava por um negociante de pedras preciosas em países como Tailândia, Nepal e Índia.

Mistério sem Solução

Mistérios Sem Solução é uma série que conta casos reais que não foram esclarecidos. Dentre os temas, estão desaparecimentos misteriosos, mortes chocantes e até supostos encontros paranormais.

A cada novo episódio conta um caso que estava arquivado, ou desaparecimentos repentinos a assassinatos inexplicáveis, incentivando os telespectadores a ajudar a resolver os casos.

O Caso Gabriel Fernandez

Desta vez, a Netflix apresenta um relato completo e documentado sobre o que aconteceu com um menino de 8 anos que foi torturado e morto pela mãe e seu namorado em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A série de documentários de seis episódios não se limita a contemplar apenas os abusos sofridos pela criança, destacando as falhas de um sistema que não pôde evitar o pior resultado.

Clark

Segundo a Netflix, a série é “baseada em verdades e mentiras”. A produção original conta a história de Clark Olofsson, um famoso ladrão de bancos sueco que deu origem a síndrome de Estocolmo.

Clark tem um enredo dinâmico, uma edição ousada, um humor peculiar e um jogo de verdades e mentiras que brinca com o psicológico dos personagens e do público, a minissérie seduz ainda nas primeiras cenas.

The Staircase

Apesar de não ser uma série, The Staircase é um documentário viciante que nos faz questionar se existe justiça no sistema judiciário. A produção conta a história de Michael Peterson, um romancista norte-americano de 58 anos acusado de ter assassinado sua mulher jogando-a da escada. 

O advogado de Peterson argumenta que ela estava sozinha quando levou um tombo e caiu, tratando-se o caso de um acidente.