Na última terça-feira (18), a Unidade de Saúde Estratégia de Saúde da Família – ESF Marataízes 1 – realizou mais um encontro do grupo de gestantes “Gerando Vidas”. O encontro é mensal e é destinado as gestantes acompanhadas pela equipe.

Nesse encontro o tema abordado foi a depressão pós-parto e contou com a participação da psicóloga da unidade de Saúde Mental, Charlene Cardoso. Ela destaca que “a depressão pós-parto é um transtorno de humor que pode afetar as mulheres após o parto. Não tem uma causa única, mas provavelmente resulta de uma combinação de fatores físicos e emocionais”.

Segundo a enfermeira da unidade, Emanuelle Cevidanes, “o grupo tem objetivo de fortalecer o vínculo com as gestantes e levar informações necessárias quanto aos cuidados com os bebês e os cuidados com elas mesmas” finalizou.

A Depressão pós-parto é um transtorno que acomete mulheres após o parto, sendo caracterizada por uma tristeza profunda. Pode promover falta de interesse por atividades diárias, insônia, cansaço extremo, ansiedade, sentimento de culpa, falta de conexão com o bebê, entre outros sintomas. Com isso, as redes de apoio se tornam instrumentos essenciais para a passagem saudável da mãe.

Saiba mais em marataizes.es.gov.br