Prazo para obter o documento eletrônico vai até 23h59; a identificação substitui o título de eleitor impresso
Os eleitores que desejam usar a versão digital do Título de Eleitor para votar no segundo turno têm até às 23h59 deste sábado (29) para baixar e atualizar o aplicativo e-Título. Ele pode ser apresentado na hora da votação para substituir a versão impressa. O segundo turno das eleições ocorre no domingo (30).
Como não é permitida a entrada de equipamentos eletrônicos na cabine de votação, o eleitor deve apresentar o e-Título aos voluntários na mesa de identificação, onde o celular ficará retido.
Para substituir qualquer documento de identificação, o e-Título precisa estar atualizado com foto. Além de servir como comprovante de identidade, a plataforma informa o local de votação e possibilita que o eleitor justifique a ausência às urnas sem a necessidade de comparecer a uma zona eleitoral presencialmente.
No caso de viagem, por exemplo, o aplicativo consegue confirmar o motivo da ausência usando a localização do dispositivo.
Outros serviços disponíveis na plataforma, que podem ser necessários mesmo fora do período eleitoral, são a emissão da certidão de quitação eleitoral e do nada consta criminal.
Apesar de ser possível baixar o aplicativo às vésperas da eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda aos eleitores fazer o procedimento com antecedência “para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora”, diz o tribunal.
O aplicativo está no ar desde 2018 e tem 30 milhões de ativações. Segundo o TSE, somente neste ano, foram registrados mais de 13 milhões de usuários. O download é de graça e pode ser feito em celulares e tablets, nos sistemas Android e iOS.