Governo do Estado participou, nesta quarta-feira (09), da 4ª edição do evento EducarES, realizado no Vitória Grand Hall, em Vitória. As Secretarias de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e da Educação (Sedu) apresentaram as ações para a educação promovidas pelas pastas.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, foi um dos palestrantes do Encontro Entre Pais e Mestres, que teve como tema Conexões Humanas em Tempos Digitais. Após a fala da atriz e palestrante Denise Fraga, que também fez parte do encontro, o secretário fez uma breve reflexão.
“O que mais faz sentido para mim é que toda a sociedade, em todo tempo histórico, foi inquieta. Arrisco a dizer que em todo tempo teve uma Denise Fraga. E isso me fez pensar na escola, porque a escola é um espaço de crítica e reflexão social. A gente reflete ensinando. A nossa sociedade tem muitos problemas, mas quando penso na escola, é ela que tem muitas respostas para nossas inquietudes”, disse Vitor de Angelo.
“As ações do Governo do Estado no campo da educação profissional e da oferta de formação aos cidadãos capixabas estão pautadas nas perspectivas das profissões do futuro, nas áreas de tecnologia, engenharia, ciência de dados e logística. O programa Qualificar ES já atua com essa premissa. Temos a ampliação da nossa rede de escolas técnicas estaduais, com cursos que estão sendo definidos em conformidade com as vocações e arranjos produtivos de cada microrregião capixaba, além do nosso sistema UniversidadES, que também tem foco em cursos dessas áreas”, explicou a subsecretária Solange Batista.
Ela ressaltou ainda que o Espírito Santo tem se destacado nacionalmente como importante atrator de investimentos. “Ter a garantia de uma mão de obra qualificada para atender às necessidades desses novos negócios é fundamental para o desenvolvimento do Estado”, acrescentou.
No estande destinado ao Governo do Estado, os visitantes tiveram a oportunidade de se cadastrarem para receber informações sobre programas do Governo do Estado na área de educação em todos os níveis, como o Qualificar ES e o Sistema Universidade do Espírito Santo, a UniversidadES.
O Qualificar ES oferta cursos de qualificação profissional gratuitos aos capixabas, nas modalidades presencial, semipresencial e on-line e já beneficiou mais de 360 mil pessoas de todos os municípios do Estado. Já a UniversidadES é um sistema Estadual que reúne e organiza as políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis técnico e superior, além da pesquisa, extensão e inovação.
O Sistema UniversidadES oferta ainda novas vagas de graduação e pós-graduação, por meio da Universidade Aberta Capixaba (UnAC), que funciona em formato híbrido, por meio do Ensino a Distância (EaD), e utiliza os polos de apoio presenciais já existentes da Universidade Aberta Brasil (UAB), num regime de colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O EducarES é um projeto da Rede Gazeta para o debate sobre o processo de construção do conhecimento, da Educação Básica ao Ensino Superior, e que visa à ampliação de ações voltadas para a educação no Espírito Santo.
O evento contou ainda com um grande Encontro de Pais e Mestres, com o tema “Conexões humanas em tempos digitais”, momento de reflexões e apresentação de soluções para instituições de ensino e responsáveis, apresentado pela atriz Denise Fraga.
Saiba mais sobre o Qualificar ES: www.qualificar.es.gov.br
Acompanhe as oportunidades da UniversidadES: www.universidades.es.gov.br