O Programa de Controle do Tabagismo, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Direção dos Programas de Saúde, foi completamente reestruturado para melhor atender aos munícipes. De acordo com a psicóloga e coordenadora do programa, Júlia Assis, 38 pessoas já se inscreveram.

“O tabagismo é um dos mais sérios problemas de saúde pública no mundo e tem relação direta com desenvolvimento e/ou agravamento de várias doenças e agravos à saúde. Por isso, a importância de sempre difundirmos informações que levem conscientização dos malefícios do tabagismo e que direcionem os fumantes a pararem de fumar”, destacou a coordenadora.

A inscrição é feita na própria sede do programa, localizado na Secretaria de Saúde, na Rua Voluntários da Pátria, 175, Centro, onde o paciente passa pela primeira consulta individual e, caso seja necessário, é direcionado para assistir às palestras informativas (quatro no total). “É o médico quem avalia se o paciente fará uso de medicamentos ou usará adesivos anti-tabagismo”.

A diretora dos Programas de Saúde, Francielle de Oliveira Lima, disse

vem trabalhando na reestruturação dos programas da SMS para melhor atender a população. “A gente vem atuando seguindo a determinação do prefeito Wladimir Garotinho, que é cuidar bem das pessoas”.

O Programa, que conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que seguem as diretrizes do Ministério da Saúde para o tratamento dos fumantes, tem por objetivo reduzir a prevalência de tabagistas no município e os elevados índices de adoecimento e mortes relacionadas ao consumo do cigarro e demais derivados do tabaco.

Fumante desde os 15 anos, a professora Darina Teresa Faria dos Santos Ferreira, 69, decidiu pela terceira vez abandonar o tabagismo. “Iniciei o tratamento há sete anos aqui no programa, com o uso do adesivo. Fiquei um ano sem fumar, mas voltei. Anos depois, retornei ao programa e fiquei mais um ano sem o cigarro. Agora, decidi novamente largar o vício, porque sei dos malefícios que o cigarro faz à saúde”.