Os casos de covid-19 no Espírito Santo, assim como a positividade para a doença, seguem crescendo. A informação foi divulgada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em uma publicação no Twitter feita no início da madrugada desta sexta-feira (18).

“Mesmo tendo tido nesta semana dois dias de funcionamento parcial dos pontos de testagem públicos por conta do feriado, o número total de casos de #covid-19 e a positividade dos testes mantiveram crescimento contínuo no Espírito Santo”, escreveu.

Entre os dias 30 de outubro e 17 de novembro, o número  total de casos  saltou de 328 na semana epidemiológica 44, para 2.661 na semana epidemiológica 46. Médicos e especialistas da área da saúde acreditam que esse aumento aumento está relacionado ao aparecimento de novas subvariantes da Ômicron.

De acordo com estudos iniciais, acredita-se que elas podem ser mais transmissíveis e resistentes às barreiras vacinais, conforme mostraram os primeiros estudos realizados.

Maioria dos casos são leves

Apesar de as novas cepas apresentarem um escape maior contra as vacinas disponíveis (Pfizer, Astrazeneca, Coronavac e Janssen), de maneira geral, não levam a quadros graves. 

“A maioria dos casos são leves, com dor de garganta, coriza e tosse. E os casos graves, os casos de hospitalização, 80% a 90% são de pessoas não vacinadas ou sem a dose de reforço. então, o mais importante é colocar o esquema vacinal em dia”, alerta o infectologista Lauro Ferreira Pinto.

Ufes volta a recomendar uso de máscaras em ambientes fechados

A Ufes voltou a recomendar o uso de máscaras nos espaços fechados com aglomeração de pessoas nos espaços da Universidade. Segundo portaria assinada nesta quinta-feira pelo reitor, Paulo Vargas, trata-se de uma medida “de prevenção e controle da covid-19”.

A portaria também tornou obrigatório o uso do equipamento de proteção individual por pessoas que apresentarem sintomas de resfriado ou síndrome gripal, pessoas imunossuprimidas, idosos, gestantes e com comorbidades, além daquelas que tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados da doença.

Dicas para evitar a contaminação

Algumas ações, bastante conhecidas da população, são fundamentais para evitar uma nova onda da covid-19. Veja:

1. Mantenha as mãos limpas: use água e sabão ou álcool gel;

2. Tome a vacina. Caso esteja com o esquema vacinal incompleto, atualize;

3. Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço de papel;

4. Em caso de sintomas gripais, use máscara e mantenha-se afastado de outras pessoas. Principalmente das que fazem parte do grupo de risco;