Casagrande anunciou o nome do vice eleito nesta quinta-feira, confirmando cotações do mercado político

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou nesta quinta-feira (1º) que o vice governador eleito, Ricardo Ferraço (PSDB), assumirá a Secretaria de Desenvolvimento do Estado, a partir de janeiro de 2023, quando começa a nova gestão, devendo coordenar, também, projetos na área de Agricultura e Meio Ambiente. Ele ganhará uma secretaria com estrutura reforçada e também fará parte de um comitê econômico que será criado pelo governo.

Ao falar depois de Casagrande, Ricardo Ferraço disse que conversas sobre o tema vêm desde o processo eleitoral, e por ser uma secretaria “transversal”, vai aprofundar o quanto já foi feito. “Os desafios vão se renovando, como vão se renovando, também, a competição entre os estados, que estabelecem em torno de si, para que possam ser uma plataforma de atração de investimentos que possam fazer a diferença no dia a dia das pessoas”.

A indicação do vice-governador para alguma pasta de destaque já era cotada no mercado político. O anúncio é o primeiro feito pelo governador eleito sobre a futura gestão: “Ricardo vai atuar numa área estratégica do governo e eu não poderia anunciar nenhum outro nome sem definir com clareza a sua função”, destacou.

“Algumas pessoas poderão trocar de lugar, outras novas poderão compor o Governo. Neste mês vamos aprofundar as composições do que a gente deseja para os próximos quatros anos”, destacou.

O governador afirmou que Ferraço terá um papel estratégico na secretaria, que é uma pasta em que é preciso ter um titular que tenha conhecimento e acesso entre os poderes. “Ricardo será um secretário que vai fazer essa articulação estadual, nacional e fora do Brasil. Vai me ajudar também na coordenação dos trabalhos na Agricultura e Meio Ambiente. Ele vai colaborar com o Governo para dar mais agilidade na área do desenvolvimento”, enfatizou.

Acrescentou que, com o anúncio, ele confirma a formação do secretariado neste mês de dezembro. “Nosso governo tem continuidade, inovação, aperfeiçoamento e uma parte da base, da equipe do governo, permanecerá a mesma e algumas pessoas poderão trocar de lugar e teremos algumas pessoas novas”.

O governador também lembrou que é com esse “conceito que nós estamos trabalhando desde o resultado eleitoral e agora vamos aprofundar essa reflexão”. Para isso, o governo encaminhou à Assembleia Legislativa projeto alterando a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento, a fim de envolver entre suas atividades programas de inovação e qualificação profissional.

“Ricardo vai cuidar da secretaria porque é uma secretaria que precisa de estatura, não só aqui, mas no Brasil todo, e Ricardo, pelo seu currículo, seu histórico, pelas funções que já exerceu e exerce, tem muito conhecimento, trânsito aqui e no Brasil todo, e será um secretário que se dará bem, além do seu papel na vice-governadoria, que vai fazer essa articulação nacional e também fora do Brasil”, destacou Casagrande.