Criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Dezembro Laranja é o mês de conscientização sobre o câncer de pele. Em um país tropical como o Brasil e uma cidade como Cachoeiro de Itapemirim, onde o sol é escaldante o ano inteiro, o assunto merece ainda mais atenção.


Com a proximidade do verão, não dá para pensar em outra coisa a não ser em mar, piscina, esportes e diversão. Mas é preciso estar atento a alguns cuidados para evitar que o seu momento de lazer se torne uma dor de cabeça no futuro.

A dermatologista Roberta Goltara, que atende pacientes de todo Sul do Espírito Santo, destaca que o primeiro passo é ter o hábito de utilizar o protetor solar. Segundo a médica, essa é uma prática que deve ser adotada já para crianças a partir dos seis meses de vida. “As pessoas que aplicam protetor solar nos primeiros 18 anos de vida têm 78% menos chance de desenvolver câncer de pele na fase adulta. É um hábito simples que faz toda a diferença”, comentou Roberta Goltara.


A médica explica ainda que “a radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo, penetrando profundamente na pele, podendo causar o surgimento de sardas e manchas, envelhecimento precoce, ou os chamados tumores benignos, que são os não cancerosos, ou malignos. Por isso é importante prevenir”.


Para quem já está com a cabeça lá na praia, pensando naquele mar bonito e super agradável, um frescobol na areia com os amigos, a médica dá dicas que ajudam bastante: usar chapéu ou boné; aplicar filtro solar no rosto e no corpo com fator igual ou superior a 30; e se possível utilizar camisas com proteção UV e óculos escuros apropriados.


E alguns cuidados devem ser observados durante todo o ano, alerta Roberta Goltara: quando for necessário ir à rua, procure espaços que tenham sombra, principalmente entre 10h e 16h; usar sempre o protetor solar; tentar manter as partes do corpo que ficam mais expostas ao sol sempre cobertas de forma apropriada; e, é claro, procurar um médico para saber se está tudo bem com a sua pele, mesmo que não apresente nenhum tipo de sintoma.