O verão chegou, e, com ele muita chuva, altas temperaturas e vontade de se refrescar. Porém, cuidados são necessários. Em Cachoeiro de Itapemirim, a Defesa Civil alerta moradores e turistas para os perigos de entrar nas águas do Rio Itapemirim pelo risco real de afogamento. No último sábado (31), uma criança foi vítima fatal ao se banhar no local.

Segundo o coordenador do órgão, Francisco Inácio Daroz, mesmo quando o Itapemirim está em nível normal, já não é recomendado o mergulho. “Com o nível mais elevado, devido às últimas chuvas, a correnteza fica mais forte e estamos reforçando o apelo para que se evite essa prática. Mesmo nos locais que aparentam mansidão, é perigoso”, advertiu.

Francisco também informou que existem várias rochas no Rio Itapemirim, e muitas delas são submersas, fazendo com que haja o risco de banhistas se chocarem ou também ficarem presos nelas.

Caso aconteçam acidentes em rios, os banhistas precisam entrar em contato pelo telefone 193. O socorro é prestado pelo Corpo de Bombeiros.

Diversão e segurança

Cachoeiro possui outros lugares seguros para quem quer se refrescar, como por exemplo, piscinas e cachoeiras. Porém, é sempre importante ter cautela e buscar informações sobre os locais antes de os visitar.

Dicas essenciais:

  • Escolher locais que tenham a presença de salva-vidas;
  • Não exagerar na ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Utilizar boias;
  • Evitar áreas profundas e correntezas.