Anchieta, além de praias, lagoas, cachoeiras e outras belezas naturais, conta com vários espaços culturais e de lazer que podem ser visitados gratuitamente neste período de férias escolares e verão, quando o Estado está repleto de visitantes. Separamos três dicas, confira!

Santuário Nacional de São José de Anchieta.

O Santuário Nacional de São José de Anchieta é um dos roteiros que sugerimos. Ícone de fé e história no Espírito Santo, ele fica aberto diariamente. Foram feitas novas mudanças do local, incluindo lojinha, museu, igreja e café. No pátio virou tradição fazer pedidos ao santo e amarrar fitinhas nas grades do muro que ficam de frente para o mar.

É composto por um conjunto arquitetônico – Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Museu e Cela (quarto do “Apóstolo do Brasil”). Construída no século XVI. No Museu podem ser vistos móveis antigos, peças arqueológicas, roupas e outros grandes objetos de valor religioso e histórico dos século XVI até os dias atuais. Na Cela do santo se encontra a relíquia de um de seus ossos. O museu é aberto diariamente para visitação, das 8h às 18h. Todas as noites na igreja matriz ocorrem missas às 19h.

Parque RDS Papagaio. 

Um outro local, ainda na sede do município, é o Parque RDS Papagaio. O espaço funciona todos os dias para visitação. Com 14.000 m² o local possui um viveiro de mudas, circuito para caminhada, academia popular, playground, mirante e diversas esculturas gigantes de espécies da região.

O horário de funcionamento é das 07h às 18h. O parque possui ainda estacionamento, banheiros, auditório, sinalização temática e videomonitoramento. O nome é em homenagem ao papagaio do mangue, uma das espécies que habita a região.

Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar). 

A seis quilômetros da sede de Anchieta e bem próximo ao balneário de Castelhanos, podemos encontrar a sede do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar), ONG que monitora as espécies de tartarugas que desovam na região. A visita é gratuita.

Lá as pessoas podem conferir uma exposição com materiais biológicos, réplicas em tamanho original de ninhos e tartarugas marinhas, animais taxidermizados. Ainda é possível conhecer filhotes de tartarugas marinhas em tanques especiais.