As obras para construção da sede própria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Anchieta estão bem avançadas. O investimento de cerca de R$ 1 milhão foi realizado por meio de uma parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Anchieta.

A sede do Creas vem sendo construída ao lado do Campo Bom de Bola, no bairro Nova Esperança. A área de construção será de 216m2. Hoje o Creas de Anchieta funciona num imóvel alugado situado na rua Aldomario Brilhante, no bairro Justiça II.

E para atender a população de rua, o Creas também ganhou um espaço anexo. “Esse novo espaço será um local para melhor assistir esse público. Lá eles terão espaço adequado para refeições, banho e higiene pessoa, bem como para lavar suas roupas e outros cuidados e orientações”, explicou o secretário de Assistência Social, Flávio Sant’Anna.

Conforme informações da Secretaria de Infraestrutura, as obras seguem adiantadas e a previsão é que sejam concluídas em março. “O município contará com um espaço amplo e moderno para atender a população”, disse.

Quais os serviços oferecidos pelo Creas?

O primeiro é o serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Nesse serviço, adolescentes e jovens em conflito com a lei, cumprindo medida socioeducativa, são acompanhados pela equipe técnica do Creas, a fim de construir e reconstruir seus projetos de vida, rompendo com a prática do ato infracional.

O outro serviço é o Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI). O PAEFI é um serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. A equipe do Creas acompanha as famílias, buscando auxiliá-las no rompimento do ciclo de violação dos direitos em seu interior, prevenindo reincidências, fortalecendo seu papel de proteção e restabelecendo a autonomia de seus membros.