André Garcia retorna ao cargo de secretário de Estado de Justiça, na nova gestão do governador Renato Casagrande (PSB), com novidades: ele anuncia um concurso público com 600 vagas para policiais penais, a inauguração de uma unidade prisional no Complexo Penitenciário do Xuri, em Vila Velha, e a implantação, na pasta, de uma subsecretaria comandada por um policial federal a fim de tratar assuntos estratégicos de inteligência para coibir fugas no sistema e eventuais denúncias de maus-tratos a internos cometidos por servidores.

O concurso público servirá para substituir gradativamente os profissionais em designação temporária, ainda muito utilizados nas penitenciárias. O último concurso feito na Sejus foi em 2012.


“Nós temos um concurso que vai ser lançado edital até maio de 2023 previsto com 600 vagas para o cargo de inspetor penitenciário e formação de cadastro de reserva. Essa providência já foi autorizada pelo governador Renato Casagrande desde o ano passado e cabe a mim agilizar os processos para que a gente possa fazer a publicação do edital rapidamente. Já foi feito o contrato da empresa responsável e as etapas estão correndo com muita celeridade para isso”
, destacou.

A solução, na sua análise, passa por um caminho que inclui melhorias nas estruturas  das penitenciárias, além de promoção de projetos de ressocialização.

“Acredito que possamos investir em projetos de ressocialização, na manutenção e reforma das unidades. Até mais propriamente do que criar vagas somente. Porque a gente precisa garantir que existam condições de trabalho para os policiais penais e condições de abrigamento melhor, seguro, para os apenados.