Uma grande Operação em rodovias do Espírito Santo (BRs 101 e 262), considerada a maior até hoje no Estado, está sendo montada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-ES). Serão usados drones para coibir direção perigosa, entre elas por excesso de velocidade, e fiscalizar ultrapassagens proibidas em 160 pontos.
O objetivo da PRF-ES, junto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a ECO 101 é reduzir os acidentes graves.
Somente em janeiro deste ano, foram registrados 182 acidentes e 23 óbitos nas BRs capixabas, uma média de uma morte a cada oito acidentes. Em 2022, foram nove mortes em 188 acidentes, com média de um óbito a cada 21 acidentes.
De acordo com a PRF-ES, analisando as principais causas destes acidentes graves, mais de 50% aconteceram por falta de atenção, excesso de velocidade e ultrapassagem proibida.
Sendo assim, a Operação terá campanhas educativas, ações de educação para o trânsito, ampliação dos pontos de controle de velocidade, monitoramento, uso dos drones e outras ações.
Na próxima segunda-feira (13), a PRF-ES receberá três especialistas em fiscalização de velocidade, para nivelamento e capacitação de servidores.